Semana da Moeda: HOT LISTADO NA NOVADAX

 

Estamos muito felizes em anunciar a listagem do Holochain (HOT) na NovaDAX! Agora, você pode aproveitar negociações dessa moeda na nossa plataforma!

Ainda não conhece bem o projeto? Continue lendo para saber mais!

 

O que é o Holochain (HOT)?

O projeto tem como missão facilitar o desenvolvimento de aplicações distribuídas, trazer mais agilidade nesse processo de desenvolvimento, bem como diminuir a curva de aprendizado entre os protocolos. Uma das premissas mencionadas no projeto é: não ter a necessidade de aprender um novo consenso de outro protocolo.

Ao fazer um paralelo com a área de desenvolvimento de software, algumas linguagens de programação mais famosas como Python, PHP e Ruby possuem uma espécie de molde para construir aplicações, o que chamam de framework. No projeto Holochain, essa lógica também é seguida, o time tem trabalhado em um framework (molde) especial para construir serviços que rodam as aplicações distribuídas.

A ideia dessa solução vem a público em dezembro de 2017 e desde então, além da equipe principal, diversos entusiastas ao redor do mundo continuam no apoio com envio de melhorias e ideias para o repositório do projeto que tem todo seu código aberto para assim garantir a auditoria total.

O projeto veio com uma visão diferente no que diz respeito a forma de se construir redes distribuídas, tanto que muitos especialistas costumam classificar que o projeto Holochain está contido em uma categoria especial em relação a outros projetos, pois não segue a mesma lógica de arquitetura onde se tem um algorítimo de consenso global. A lógica por trás do projeto se dá pelo que chamam de prova de serviço (proof of service), onde os agentes que participam da rede Holochain realizam algum tipo de serviço para o usuário que solicita demanda. Logo, o agente que realiza tal tarefa, é recompensado com o que chamam de “Holo Fuel”.

A ideia por trás do Holo Fuel é ser um modelo diferente dos atuais no que se diz respeito a unidade de conta e meio circulante, o projeto busca determinar esse valor para a demanda a realizar como algo mais atrelado ao engajamento da rede. Isso permite que não só os contribuidores do projeto, mas também quem usa as aplicações, não se mantenham restritos a uma arquitetura em especial.

A princípio, a ideia parece confusa, mas é bem similar aos conceitos de rede distribuída (p2p) vista via Napster, outros projetos de torrent e um pouco do Gnutella anos atrás. O time conseguiu colocar no Holochain algumas melhorias e avanços nesse campo da criptografia e teoria de redes. Tanto que o protocolo Holochain utiliza-se de DHT (Data Hash Table) em suas implementações com o objetivo de aumentar a disponibilidade para os participantes. Nas redes de blockchain mais comuns, as aplicações descentralizadas são conhecidas como dapps, já na rede Holochain, são batizadas de hApps (Holochain applications).

O projeto segue em constante desenvolvimento, a captação para os primeiros passos do time se deu via ICO e dessa ação nasceu o token ERC-20 HOT. Tal unidade funciona como uma promissória para quando o sistema via Holo Fuel estiver completamente implementado.

 

Quais as vantagens do Holochain (HOT)?

O projeto já possui diversas aplicações em produção e outras surgem em modo beta para disponibilidade de agentes dentro da rede Holochain que também conseguem provisionar para a web comum.

As aplicações de grande destaque são o Elemental Chat, que tem o objetivo de oferecer uma aplicação para troca de mensagens instantâneas de forma segura. O projeto humm.earth também já oferece uma infraestrutura estável para hospedagem de conteúdo e interatividade.

Sob a ótica de negociação, os tokens ERC-20 HOT estão na Uniswap o que também facilita a liquidez.

 

Como a rede Holochain (HOT) é protegida?

No que diz respeito em especial ao token ERC-20 HOT, este segue a lógica de consenso da rede Ethereum. No entanto o projeto Holochain mantém sua integridade através dos provedores na rede conhecidos como HoloPort, são similares aos nodes (nó) que se tem em projetos comuns de blockchain. Porém para este caso da Holochain, a responsabilidade dos provedores HoloPort é aumentar a disponibilidade e assim trazer mais engajamento para a rede.

 

Quem são os fundadores do projeto Holochain (HOT)?

Assinam o whitepaper, como os principais responsáveis pelo projeto Arthur Brock e Eric Harris-Braun.

Vale o destaque para o desenvolvedor e engenheiro elétrico Michael Dougherty que tem grandes contribuições nas implementações do projeto. Em especial naquelas que são feitas em Rust.

 

Compartilhe

Leia mais