Semana da Moeda: KNC LISTADO NA NOVADAX

Estamos muito felizes de declarar que, a Semana da Moeda está no ar novamente! Nesta semana, vamos listar 10 moedas incríveis. Que fantástico, né? Os primeiros duas moedas que listamos hoje são o UMA e o KNC. Agora, você pode negociar essas moedas com BRL e USDT na NovaDAX.

Continue lendo este artigo para conhecer mais a Kyber Network Crystal v2!

 

O que é a Kyber Network Crystal v2 (KNC)?

Projeto entrega uma solução totalmente distribuída para troca de ativos digitais, não só de ativos oriundos de padrões de token, mas também de outras redes. É uma referência, quando se diz de projetos De-Fi. A Kyber Network possibilita que os agentes consigam prover liquidez ao protocolo e conta com um processo de governança bem transparente, pelo qual permite a evolução do protocolo. Toda orquestração é realizada via contrato inteligente, onde se traz muita transparência e facilidade de auditar.

Para facilitar a concepção do projeto, a arquitetura é modularizada e possui uma espécie de bridge (ponte) que atenderá a particularidade do ativo digital a ser incorporado para troca e provimento de liquidez.

As partes envolvidas para que o processo funcione, se dá via os agentes que fazem o famoso market maker, outros projetos de ativos digitais que tenha interesse em usufruir de toda infraestrutura d Kyber Network e ser um mantenedor do módulo compatível com seu protocolo, os ofertadores de liquidez (mais popularmente conhecidos como liquidity pools – pools de liquidez) e agentes da rede Kyber Network que mantém em hold tokens do projeto. A contraparte equivalente, são dapps que oferecem soluções com base na Kyber Network, mantenedores de projetos de carteiras, mantenedores de exchange descentralizadas (DEX), mantenedores de exchange centralizadas (isso também é possível) e o usuário final.

Como dito antes, a orquestração é realizada via contrato inteligente, e o tomador de liquidez (taker) precisa colocar a contraparte do seu ativo para troca com o ativo desejado. Exemplo, o tomador (taker) deseja trocar Ethereum (ETH) por DAI, logo precisa colocar seu saldo em Ethereum para a rede. E o sistema devolverá a liquidez em DAI que é provida pelos agentes de market maker e provedores de liquidez.

Além dos incentivos de manter a rede saudável e com boa liquidez, detentores do ativo KNC participam da governança do projeto. Onde decidem taxas aplicadas, bem como o roadmap de melhorias para o projeto.

 

Quais as vantagens da Kyber Network Crystal v2 (KNC)?

Os desenvolvedores do projeto, trouxeram um conceito interessante para facilitar as integrações de projetos e permitir a interação das redes (o que chamam da possibilidade de trabalhar em cross-chain) via modularização e o mecanismo de bridge (ponte). Tal processo é bem ágil se comparado com o tradicional atomic swap.

Consequentemente, o projeto Kyber Network consegue trazer comodidade para o agente tomador de liquidez, onde a rede apenas oferecerá o encerramento da troca, caso a mesma for totalmente atendida. Isso mitiga o esforço tanto da rede, quanto do agente, no que se diz respeito em atender a demanda de forma parcial (ter uma ordem parcialmente liquidada).

Uma outra facilidade é que o projeto consegue ter dentro da rede um módulo para atender outros projetos que não possuam o suporte a contrato inteligente de forma nativa. Como por exemplo o Bitcoin (ou Monero). Atualmente para esse tipo de rede, existe uma solução como o WBTC (Wrapped Bitcoin). Cujo o ativo consegue representar o Bitcoin (BTC) na rede Kyber Network e facilitar que as trocas ocorram.

 

Como a rede Kyber Network é protegida?

O ativo KNC, por se tratar de um token construído sob a rede Ethereum (ETH) com o padrão ERC-20, segue as características de consenso da Ethereum.

É importante o destaque para a forma que a solução Kyber Network é construída. Para fazer todo processo de prover liquidez, onde a orquestração se dá via contrato inteligente, cada implementação de código seguem os padrões de construção recomendados.

 

Quem são os fundadores do projeto Kyber Network Crystal v2 (KNC)?

Vale o destaque para os pesquisadores Loi Luu, Yaron Velnder e Victor Tran. Ambos possuem histórico de contribuições em projetos de sistemas distribuídos e outras soluções de códio aberto.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Leia mais