golden bitcoin mail hands 1 scaled

Psicologia Financeira: A influência em seus resultados com criptomoedas

Lidar com investimentos, principalmente de criptomoedas, exige um controle psicológico muito grande, tendo em vista a volatilidade desse mercado. Por isso, nós da NovaDAX preparamos esse artigo para você não cair em armadilhas psicológicas, evitando perder dinheiro ao investir em criptomoedas.

O que é a psicologia financeira?

É a forma como você lida com seu dinheiro na vida pessoal, mas que automaticamente acaba influenciando na sua performance como investidor. 

Por exemplo: Se você é uma pessoa ansiosa, que gasta compulsivamente, isso automaticamente pode estar influenciando em quais ativos você compra, a quantidade e quando você vende.

Muitos investidores novos no mundo das criptomoedas estão em busca do novo Bitcoin, ou seja, uma moeda que gere MUITA RENTABILIDADE e pouco risco, porém a maioria dessas pessoas não entende que ela foi uma moeda de alto risco durante muitos anos, chegando a valer poucos dólares e que só depois de 2016, começou a aumentar o seu valor de mercado.

Esse sentimento de urgência em enriquecer rapidamente, gera muita ansiedade em novos investidores, sendo um dos maiores causadores de prejuízos. A ansiedade ao investir nos leva a cometer muitos erros, como investir em moedas erradas, cair em golpes, vender antes da melhor lucratividade para aquele período e etc.

Como reconhecer que seu psicológico está abalado ao investir?

Quando você está perdendo muito dinheiro rapidamente através de investimentos ou trades em criptomoedas, pode ser um grande sinal de que você está fazendo algo muito errado. Talvez por ansiedade, talvez por ganância, fato é que quem não controla o psicológico acaba tendo mais prejuízos do que quem o controla.

Caso isso esteja acontecendo com muita frequência com você, o ideal é você parar de investir e operar durante alguns dias e reavaliar o porquê você está errando tanto nos investimentos e trades. Se você constatar muita ansiedade, aconselhamos inclusive que você procure um especialista antes de voltar a investir/operar.

Agora vamos deixar dicas práticas e totalmente aplicáveis para você conseguir minimizar as perdas por ansiedade enquanto investe em criptomoedas.

Essas dicas certamente, vão mudar seu jogo como investidor de criptomoedas.

1. Descubra qual o seu perfil de investidor

Se você não gosta de correr riscos elevados, você deve investir a maioria do seu dinheiro em criptomoedas mais sólidas, como o Bitcoin, Ethereum, ADA e etc. 

Se você é um investidor moderado, você deve investir uma parte razoável do seu dinheiro em criptomoedas mais sólidas, mas deixar dinheiro para aproveitar outros projetos que têm potencial de crescimento ao longo do tempo.

Agora, se você é um investidor que topa correr riscos, neste caso você deve estudar bem novos projetos para investir seu dinheiro enquanto ninguém está olhando para eles. 

Apenas tome cuidado com golpes na internet, pois existem muitas pessoas mal intencionadas te fazendo acreditar que todas moedas darão o mesmo lucro do Bitcoin.

2. Cuidado com a F.O.M.O

Fear Of Missing Out (medo de ficar de fora). Esse é um comportamento (ou síndrome) cotidiano, que gera muita ansiedade nas pessoas em seus investimentos. Essas pessoas têm medo de perder a próxima criptomoeda que pode ter um aumento meteórico de valor. Essa busca pela nova moeda, pode levar essas pessoas a cometer diversos erros de investimento, como comprar moedas que nunca vão se valorizar, cair em golpes ou vender suas moedas antes da hora. 

3. Rendimento passado não significa rendimento futuro

Existem moedas que se valorizaram muito em pouco tempo, porém nada garante que essa rentabilidade vá se concretizar, principalmente na mesma criptomoeda, afinal existem muitos fatores que influenciam na valorização ou desvalorização de um desses ativos digitais.

4. Tenha uma estratégia de investimentos e siga ela à risca

Crie uma estratégia de investimentos que tenha a ver com o seu perfil de investidor e siga à risca. Estratégias de investimentos são formas de você se proteger de você mesmo ou da ansiedade por ganhar mais e lucrar mais. Se você definiu que vai investir “x%”em criptomoedas mais sólidas e “y%” em mais arriscadas, siga à risca e só mude o investimento, fazendo rebalanceamento da carteira.

5. Não tente adivinhar pontos de queda ou subida do mercado

Não existe nada que garanta uma moeda se valorizar ou desvalorizar. Ninguém consegue fazer essa previsão, portanto opere a favor da tendência. Essa é a melhor forma de se manter tendo lucro em um mercado tão volátil quanto o de criptomoedas.

6. Tenha metas

Decida para o que você quer/precisa investir seu dinheiro. 

Para ficar rico? Para comprar um novo apartamento? Para se aposentar? Para multiplicar?

Ter uma meta de investimentos te mantém focado e evita que você fique ansioso, comprando moedas que nunca se valorizarão. Quando não temos uma meta, acabamos fazendo trades e investimentos sem analisar friamente qual o risco versus retorno.

Invista com segurança

Manter o balanceamento entre mente e investimentos é o primeiro passo para evitar erros e consequentemente, minimizar as suas perdas.

Compartilhe