gráfico candlestick

Conheça os principais padrões do gráfico de Candlestick

Entender o movimento de alta e baixa de um cripto ativo é muito importante para ajudar na tomada de decisão de compra e venda. E, para ajudar você, existe o gráfico de Candlestick.

O que é gráfico de Candlestick

O gráfico de Candlestick é uma forma gráfica de mostrar o que ocorreu com o preço de um determinado cripto ativo durante um período. Ele é representado por um candle que, em inglês, significa vela. O gráfico tem esse nome por sua representação gráfica ser parecida com uma vela.

Muitos traders usam esse gráfico para se preparar para a compra e venda de cripto ativos, principalmente o Bitcoin. E para ajudar a entender o movimento de alta e baixa existem alguns padrões de candlestick que vão ajudar muito você na hora de tomar uma decisão. Os padrões são as variações de preços, isto é, no gráfico é mostrado o preço máximo, mínimo, o valor de abertura e o valor de fechamento. Com essas informações, é possível identificar diferentes tipos de candles capazes de prever preços futuros.

Nós listamos os mais importantes padrões de candlestick:

Martelo

No gráfico, o martelo é o mais fácil de ser identificado, pois seu corpo tem a forma de um martelo. Tem uma longa sombra e um corpo pequeno. Ele é muito encontrado em fundos de tendências de baixa prolongadas, logo é um padrão de reversão para alta, isto é, ele indica que, se o preço de um cripto ativo estava caindo, ele pode voltar a subir e valorizar.

martelo

Martelo invertido

É identificado da mesma maneira que o martelo, porém a diferença é que ele está invertido. Ele tem uma longa sombra e um corpo pequeno, só que invertido. O martelo invertido também representa uma alteração do movimento de baixa para um comportamento de alta.

martelo invertido

 

Nuvem negra

Também conhecida como Dark Cloud Cover. Para identificar esse candle é necessário entender que ele vem depois de um movimento de alta definido. Aparecem dois candles com cores diferentes. O primeiro candle de alta tem um corpo grande, já o segundo candle é de baixa e tem o corpo menor, ou seja, o segundo candle tem que invadir o corpo do primeiro candle. O candle Nuvem Negra é um padrão de baixa que indica a reversão de um movimento de alta, isto é, ele indica um movimento de baixa do preço.

nuvem negra

Estrela Doji da Manhã

É o movimento formado por três candles. O primeiro é de baixa, o segundo é o Doji (um momento de indecisão do mercado, representado por uma linha ou traço horizontal) e o terceiro candle é de alta. É um padrão que indica a reversão de um movimento de alta para baixa.

estrela doji

Estrela da Noite

É identificado com três candles. O primeiro é um candle grande de alta e o segundo é um candle com corpo pequeno, que deve estar fora da região ocupada pelo corpo do primeiro candle. O terceiro candle tem que ser de baixa, isto é, ele invade o corpo do primeiro candle. A formação do candle Estrela da Noite representa um padrão de baixa que sinaliza a reversão para a oportunidade de venda de cripto ativos em tendência de baixa.

estrela da noite

Engolfo de alta

O primeiro candle é de corpo pequeno e o segundo é de corpo grande cobrindo todo o primeiro candle. Ele acontece nos fundos e indica uma possível virada do movimento de baixa para um movimento de alta.

engolfo de alta

Engolfo de baixa

O primeiro candle é pequeno, seguido por um candle grande encobrindo todo seu corpo. Ele acontece no topo e indica uma virada de um movimento de alta para um movimento de baixa.

engolfo de baixa

Estrela Cadente

É formado apenas por um candle, com o corpo pequeno na parte inferior e uma sombra na parte superior. Essa sombra deve ser pelo menos o mínimo do dobro do tamanho do corpo. O candle tanto pode ser de alta como de baixa, e ocorre após um movimento de alta definido. Esse candle significa uma oportunidade de venda, porém o ideal é aguardar o próximo candle para ter a confirmação.

estrela cadente

 

Homem enforcado

É formado apenas por um candle. Na parte superior, o corpo é pequeno com uma sombra comprida na parte inferior. A sombra deve ter, no mínimo, o tamanho do corpo. Esse candle é formado após um movimento de alta bem definido.

hanging man

 

Marubozu

É um candle com corpo longo, com uma sombra pequena ou sem sombra na parte inferior ou superior. Pode ser um candle de baixa depois de um longo período de alta. Também pode ser um candle de alta depois de um longo período de baixa.

marubozu

 

Tome boas decisões

Esses são alguns dos padrões candlesticks mais usados, saiba que é muito importante você conhecer para analisar o mercado e gerar boas decisões para operar no mercado de qualquer cripto ativo, além do Bitcoin. Comece a investir em criptomoedas com a NovaDAX e negocie Bitcoin com taxa zero.

Compartilhe

Leia mais