erros ao investir em criptomoeda

5 erros comuns ao investir em criptomoedas

Nos últimos anos, muito se tem ouvido falar em Bitcoin e a cada dia surgem novas moedas digitais no mercado. Algumas têm disparado o seu valor inicial e muitos brasileiros, atraídos por essa valorização, acabam apostando todas as suas fichas nesse mercado. Por isso, com toda essa valorização esses cripto ativos têm chamado cada vez mais a atenção.

Investir em criptomoeda vale a pena?

Mas será que vale a pena juntar todas suas economias e aplicar em uma moeda digital? Antes de mais nada, você precisa entender que esse mercado é lucrativo, porém isso vai depender da escolha da moeda e do sangue frio que você tiver, porque, em determinado momento, você pode ganhar muito, mas, em outro, pode sofrer com algumas desvalorizações, já que a volatilidade é uma das características das moedas digitais.

Saiba que, como todo investimento de risco, investir em criptomoedas não é garantia de retorno e nem existe um manual para enriquecimento fácil. Por isso, a melhor escolha sempre é estudar e verificar quais as moedas com grandes chances de crescimento, analisar o projeto e ajustar suas expectativas de retorno exponencial no curto prazo.

Veja os 5 erros comuns ao investir em criptomoedas

Então, se você é iniciante, nós vamos ajudá-lo a não cometer alguns erros ao investir em criptomoedas. Vejamos quais são eles:

1 – Não conhecer o seu perfil de investidor

Primeiramente, você precisa entender o seu perfil de investidor. Ele se divide em: conservador, moderado e agressivo.

O conservador é aquele tipo de pessoa que busca preservar o seu capital sem tolerar riscos. Quem tem esse perfil, prefere investir pouco e ganhar pouco do que investir muito com risco de perdas. Ele também prefere investimentos que podem ser resgatados em um curto prazo.

O moderado está disposto a correr algum tipo de risco desde que dê retorno diferenciado no médio prazo, porém ainda tem um pouco de receio e pensa muito na preservação do seu capital. Esse perfil é um meio termo, já que parte do seu capital se encontra em investimentos com menor retorno e sem risco, e outra parte em investimentos com retorno maior, porém com riscos.

O agressivo tolera os riscos e não tem necessidade de resgate no médio prazo, isto é, pensa no longo prazo e aceita as oscilações do mercado. Também é mais tolerante quanto às perdas do seu capital, desde que possa ter retornos maiores no longo prazo.

2 – Investir todo o seu capital e não prestar atenção às taxas

Esse é o mais comum dos erros. Muitos são atraídos pela ideia de que vão ganhar dinheiro fácil com criptomoedas e acabam investindo o seu patrimônio de anos. Saiba que o mercado de moedas digitais é muito volátil, portanto é necessário diversificar sua carteira, pois, assim como você pode ganhar muito dinheiro, também pode perder muito dinheiro, não existe “fórmula mágica” e muito menos ganhar “dinheiro fácil”.

Aplicar dinheiro em criptomoedas requer compra, venda, depósito, saque, corretagem e transferências. Tudo isso demanda taxas e, se você não estiver atento a todas as taxas cobradas, pode acabar fazendo um péssimo negócio.

3 – Esperar retorno rápido

Muitos acham que, investindo em criptomoedas, irão ficar ricos, pois viram na internet ou na TV que alguém vendeu tudo e investiu em criptomoedas. Isso pode acontecer? Pode! Porém, não acontece com a maioria das pessoas. 

Investir em criptomoedas requer estudo, achar que vai ganhar muito dinheiro no curto prazo só vai trazer frustração, pois não é assim que funciona. Comprar cripto ativos requer pesquisa e análise dos fatores que definem se vale a pena comprar ou não determinado ativo. 

Além do mais, é necessário que o investidor tenha em mente que esse investimento anda a “passos de formiguinha”, é necessário pensar no longo prazo, acompanhar as baixas e altas e estudar o mercado.

4 – Não diversificar a carteira

É importante ter investimentos diversificados. De nada adianta não estudar e apostar todas as suas fichas em um único investimento. Imagine se a moeda despenca consideravelmente? O importante é estudar vários cripto ativos e investir parte de seu capital em cada um. 

5 – Não escolher uma exchange de confiança e cair em golpes 

Para investir em cripto ativos, o ideal é escolher uma exchange de confiança na qual você possa ter todo o suporte sempre que precisar. Pesquise na internet, verifique a reputação da exchange em sites como o “Reclame Aqui” e fuja de exchanges que, por algum motivo, trancaram os saques de investidores ou sumiram com as moedas dos clientes. Também não caia em golpes. Existem muitas empresas no mercado prometendo ganhos exorbitantes, mas saiba que essa é só mais uma maneira de tirar dinheiro de você, portanto evite investimentos assim.

Na NovaDAX você pode negociar bitcoin de forma segura com taxa zero, navegue por nosso site e confira mais sobre as suas opções de investimento.

Esses são alguns dos erros mais comuns dos investidores iniciantes. Evite-os. Antes de investir em criptomoedas, tenha noção do seu perfil de investidor, pois só assim você terá ideia de que tipo de risco você está disposto a correr.

Compartilhe

Leia mais