Você sabe o que é criptomoeda? Os investimentos em criptoativos estão em ascensão, mas o que isso significa na prática? Este artigo explica o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é criptomoeda?
Antes de mais nada, o que significa criptomoeda? Ao contrário de uma moeda fiduciária, como o real, ela existe apenas no ambiente virtual, sem ser um ativo palpável, que você consegue colocar no bolso.
Entre as principais características das moedas digitais, está o fato de serem descentralizadas, sem passar por regulamento de nenhum governo ou entidade. Elas operam em redes blockchains, blocos de dados que permitem o compartilhamento de informações entre usuários.
Agora, para que as criptomoedas servem? Elas podem ter as mesmas funções das moedas fiduciárias, atuando como meio de troca, pagamento, reserva de valor, investimento, entre outros.
Bitcoin: a primeira criptomoeda
Não dá para falar sobre criptomoeda sem citar o Bitcoin, a primeira de que se tem notícia. O ativo foi criado por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo. Logo, gerou um grande impacto no mercado financeiro, com milhões de pessoas vendo o projeto como ótimo investimento a longo prazo.
Com o tempo, outras criptomoedas foram criadas, chamadas altcoins (criptomoedas alternativas). Hoje, existem centenas de opções disponíveis no mercado.
Como uma criptomoeda funciona?
As criptomoedas funcionam com base na tecnologia blockchain. Trata-se de um grande banco de dados que registra e valida as transações envolvendo os ativos digitais, armazenando-os de forma descentralizada. Os dados são criptografados para garantir a privacidade das transações e dos usuários.
Então, como as criptomoedas são criadas? As criptomoedas são criadas a partir do processo de mineração. Os mineradores são usuários que realizam cálculos matemáticos complexos para inscrever uma nova moeda em um bloco da blockchain e validar a operação, sendo recompensados por isso.
Tipos de criptomoedas
Existem diferenças entre os criptoativos. As moedas digitais podem ser usadas como moedas tradicionais, ou seja, para realizar pagamentos e fazer investimentos, com o intuito de lucrar com a valorização no futuro. Já os tokens são tipos específicos de ativos digitais, que podem ser fungíveis ou não fungíveis (NFTs).
Como comprar e armazenar criptomoedas?
Você pode aprender como comprar criptomoedas em corretoras específicas, chamadas exchanges, como a NovaDAX. Elas representam uma forma prática e segura de adquirir os ativos.
O armazenamento é feito em uma carteira digital. Existem dois tipos: quentes (conectadas à internet) e frias (não conectadas à internet).
Segurança e riscos das criptomoedas
Como todo investimento de renda variável, negociar criptomoedas requer alguns cuidados. Afinal, trata-se de ativos voláteis, cujo preço apresenta muita variação.
O ideal é sempre diversificar a carteira o máximo possível, investindo não somente em um ativo, mas em vários ao mesmo tempo. Com uma estratégia de diversificação de investimentos, você consegue proteger seu patrimônio e obter melhores resultados.
Também é importante tomar cuidado com vulnerabilidades, falhas, golpes e fraudes. A melhor dica é sempre investir por meio de uma exchange segura e de confiança, como a NovaDAX.
Regulamentação das criptomoedas
A regulamentação das criptomoedas foi aprovada há alguns anos no Brasil. Com o chamado Marco Legal das criptomoedas, várias regras foram criadas em relação às transações, com o intuito de combater fraudes e crimes, como lavagem de dinheiro, trazendo mais segurança aos usuários.
Com isso, existem algumas implicações fiscais, uma vez que tanto as exchanges de criptomoedas quanto os usuários precisam pagar impostos relativos às operações e aos lucros.
Tendências e inovações no mundo das criptomoedas
Hoje, existem algumas tendências emergentes e inovações em curso no universo dos criptoativos, como as finanças descentralizadas (DeFi) e os tokens não fungíveis (NFTs), que estão em alta e devem crescer ainda mais.
Para o futuro, espera-se que a adoção das criptomoedas se expanda e se integre mais à economia global. Com mais pessoas adeptas, a tendência é que esse mercado se consolide e ganhe ainda mais força.
Agora que você já sabe o que é criptomoeda, considere investir nesse ativo. Crie a sua conta gratuita na NovaDAX e faça parte do mercado de moedas digitais!