o que e block trade

O que é block trade? Entenda aqui!

O mercado de criptomoedas ainda gera muitas dúvidas aos usuários, mesmo os experientes. Afinal, a primeira moeda digital só foi lançada em 2008. Porém, alguns termos do mercado financeiro e da Bolsa de Valores servem para esse universo, como o block trade.

Essa é uma forma de “lançar” as criptomoedas ou as ações já existentes no mercado. Apesar da prática ser muito utilizada por diversos investidores de criptomoedas, é preciso ter cuidado, afinal há riscos de operação.

Se você ficou interessado em saber o que é block trade e como essa operação é importante para o mundo das criptomoedas, continue lendo o artigo. Abaixo, explicamos em detalhes a definição desse termo e se realmente vale a pena lançar moedas digitais por meio dessa transação. Confira!

Afinal, o que é um block trade?

Em tradução para o português, o significado de block trade é “ordem de bloco”, porém essa não é a definição no mundo financeiro. Trata-se de uma operação aberta, em que uma grande quantidade de ativos é negociada de uma só vez e ao mesmo tempo.

Em outras palavras, o block trade na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) ocorre quando uma mesma oferta coloca à venda um grande número de ações de uma vez. Essa atitude difere do comum, afinal, o normal é fazer isso em pequenas quantidades.

Para descobrir o que é block trade, considere que tudo se resume à quantidade de ações posta no mercado para negociações entre os investidores.

Para entender melhor o block trade, lembre-se que essa classificação pode sofrer algumas modificações, principalmente se estiver falando de mercados diferentes. No caso do mercado financeiro brasileiro, essa situação ocorre somente nos seguintes momentos:

  • quando a oferta de ações é maior que 0,9% do free-float do mercado, ou seja, as ações abertas em circulação;
  • Quando a transação é 3,5% maior que a média diária do papel nos últimos 20 dias.

Assim, se não se encaixar em nenhum desses casos, você não está lidando com esse tipo de operação. Ficou mais fácil entender o que é block trade, não é mesmo?

Gráfico com barras vermelhas e verdes.

Como iniciar um block trade?

Como essa operação ocorre pela grande quantidade de ações, normalmente, um block trade acontece por meio de leilão. Se estiver pensando em realizá-lo, saiba que é preciso ter um certo planejamento.

Isso porque, para essa transação acontecer, o mercado exige uma certa antecedência. O investidor precisa demonstrar a intenção previamente, antes de fazer a oferta.

Essa é uma medida de segurança para reduzir a volatilidade das cotações das criptomoedas, além de preservar a estabilidade do mercado. Inclusive, sabia que, dependendo da quantidade, o block trade crypto pode ser realizado por um intermediário?

É o caso do block trade em exchange. Por intermediarem, as corretoras ficam responsáveis por divulgar o evento e tratar de todos os processos legais e operacionais, além de estudar a melhor maneira de oferecer as moedas digitais no mercado.

Quem são os block traders?

É incomum encontrar investidores dispostos a realizar o block trade. Afinal, essa operação lida com grandes quantidades de ações e criptomoedas. Porém, existem quem as faça: os chamados block traders.

Essa operação é mais “comum” na Bolsa de Valores, então, vamos usá-la como exemplo. Na prática, o block trade ocorre quando grandes acionistas, como fundos de investimentos, decidem desfazer-se da posição em uma empresa, disponibilizando um grande volume de ações.

Em outras palavras, é possível dizer que o block trade funciona como uma oferta subsequente de ações, uma operação que também recebe o nome de follow-on secundário.

Vale a pena fazer um block trade?

Depende porque a negociação de um block trade precisa ser cercada de cuidados. Afinal, é um volume alto de criptomoedas e ações postas no mercado de uma única vez. É como dizem: “basta um movimento em falso para dar algo errado”.

Como envolve uma grande quantidade de ações, pode haver alterações no valor do mercado, já que a oferta será largamente maior que a demanda do criptoativo, levando à diminuição do seu valor.

Além disso, negociações que envolvem criptoativos de block trade expõem os vendedores em maiores riscos, já que o número elevado torna a transação vulnerável a qualquer tipo de mudança no mercado.

Por isso, se você se deparar com esse tipo de operação, é melhor tomar cuidado e analisar a sua estratégia. Depois de entender por completo o momento do mercado e a sua fase como investidor, tome uma decisão e compre as criptomoedas.

Saiba tudo sobre o universo cripto na NovaDAX

Vai começar a investir em criptomoedas? Então, conte com a NovaDAX! Acesse o nosso blog e confira vários outros artigos como este, que trazem informações interessantes sobre o mercado de moedas digitais. Assim, você fica atento a todas as novidades. 

 

 

Compartilhe