Mini blocos de madeira com a palavra NFT escrito e sacos de dinheiro desenhados,

O que diferencia o NFT DAO de outros tokens não fungíveis?

A adoção de DeFi, NFT e GameFi tornou-se ainda mais ampla no mundo digital com a popularização da tecnologia blockchain. Junto disso, surge uma forma de organização autônoma descentralizada. Entenda o que é o NFT DAO e qual é a diferença entre outros tokens não fungíveis.

O que é o NFT DAO?

Em português, DAO significa Organização Autônoma Descentralizada. Em outras palavras, podemos dizer que  esse tipo de NFT não é controlado por uma única autoridade central, como o governo. 

O NFT DAO está no centro dos blockchains. Diferente de outros tipos de NFTs, ele traz uma possibilidade vantajosa para organizações e empresas. Isso porque possibilita que os ativos sejam gerenciados e negociados de modo descentralizado, sem hierarquia típica e regras próprias.

Portanto, as decisões são tomadas com base em contratos inteligentes em um blockchain. Além disso, todas as regras e transações são registradas na rede, eliminando a necessidade de qualquer entidade central. 

Qual é a diferença do NFT DAO para outros tokens? 

A principal diferença do NFT DAO para outros tokens é a transparência. Isso porque as ações ficam registradas no blockchain e podem ser vistas por qualquer pessoa. Além disso, a criação das organizações é programada na rede, o que poupa tempo e dinheiro.

Plataforma Inspire IP

Ao compará-la com a plataforma Inspire IP, por exemplo, percebe-se que nem todo artista pode anunciar a obra ali. Apenas os participantes com cadastros aprovados podem expor os ativos. Eles devem preencher um formulário e enviar o perfil para avaliação.

Caso o interessado em vender o NFT seja selecionado para fazer parte da plataforma, a empresa entra em contato para prosseguir com o cadastro. Porém, diferente do NFT DAO, a Inspire Ip possui um gerenciamento centralizado.

Quais são os exemplos de DAOs em funcionamento?

As DAOs estão se tornando os principais meios de governança dos NFT DeFi em criptomoedas. Por isso, é importante conhecer os tipos em funcionamento para a compra de tokens não fungíveis.

1 – Dash 

A Dash é uma das DAOs mais conhecidas e bem-sucedidas. Trata-se de uma criptomoeda de código aberto, peer-to-peer. Ela oferece pagamentos instantâneos e transações privadas.

2 – Digix Global 

A Digix Global pode ser entendida como o ouro de ativos digitais peer-to-peer. Esta DAO token representa uma grama de ouro padrão LMBA protegido em cofres safehouse.

3 – BitShares 

As BitShares funcionam como DAOs descentralizadas. Elas estão no mercado como plataformas de negociação rápida e fluida. Além disso, fornecem a liberdade de criptomoedas em conjunto com a estabilidade do dólar americano

Quais são os benefícios do NFT DAO?

Os benefícios do NFT DAO podem aumentar gradualmente ao longo do tempo em alguns casos específicos. Como a tecnologia blockchain melhora em termos de facilidade de uso, os usuários buscam participação ativa nas DAOs. A seguir, conheça as principais vantagens. 

Descentralização

O primeiro e mais evidente benefício é a capacidade de descentralização que os NFTs possuem. No caso de uma empresa tradicional de capital aberto, o CEO e o conselho de administração têm a palavra final na tomada de decisões e outras iniciativas. 

Consequentemente, funcionários, usuários e clientes não entram em cena na direção da organização. Por isso, muitos clientes podem ter problemas com um novo produto de uma empresa. 

Nesse caso, os fabricantes podem apresentar uma perspectiva, enquanto os funcionários podem oferecer outra, sem que nenhum deles esteja nem perto das opiniões dos clientes. Na DAO, os usuários podem votar nas características ideais que desejam nos produtos.

Participação ativa no jogo  

Os mecanismos do NFT DAO concentram-se principalmente na ideia de permitir que os membros participem da organização. Em primeiro lugar, os tokens da DAO são usados para obter direitos de voto. 

Em outras palavras, o NFT DAO introduz a capacidade de todos os usuários influenciarem o futuro do projeto. Além disso, cada voto no blockchain é completamente público, garantindo que os usuários sejam responsáveis.Uma DAO pode identificar os clientes que desejam mudanças em um produto. Ao mesmo tempo, o design garante um sistema infalível. Logo, a DAO pode impedir o spam da comunidade com ideias que não sejam tão legais.

Invista em criptomoedas com a NovaDAX

Depois de entender o que é e qual é a diferença entre o NFT DAO dos demais tokens não fungíveis DeFi, vale a pena conferir o portal da NovaDAX para organizar dezenas de criptomoedas e NFTs de forma segura, fácil e rápida. 

Além disso, no site da NovaDAX, há conteúdos sobre  negociação de Bitcoin com taxa zero e informações avançadas do mundo de criptomoedas. Aproveite e acompanhe a cotação das moedas digitais.

Compartilhe

Leia mais