Investidor olhando a plataforma de criptomoedas no celular e apontando para um gráfico no computador.

Plataforma de criptomoedas: confira como escolher a melhor

A escolha da plataforma de criptomoedas é uma das mais importantes para o investidor. Afinal, dependendo das práticas de segurança e das ferramentas disponíveis, criar uma estratégia de investimento é mais prático e assertivo, principalmente, considerando a volatilidade do mercado das moedas digitais.

Encontrar qual é a melhor plataforma para criptomoedas demanda tempo e conhecimento do investidor para analisar as qualidades de cada exchange e o ambiente virtual ideal para receber oportunidades interessantes.

Os gráficos de acompanhamento dos criptoativos, por exemplo, são boas ferramentas para entender e prever o comportamento de cada moeda. A NovaDAX é uma plataforma que oferece essa informação. A seguir, veja outras opções que valem a pena conferir antes da escolha.

1 – Práticas de cadastro (KYC e AML)

Com a expansão do mercado no território nacional, existe variedade de corretora de criptomoedas no Brasil. Por isso, é importante encontrar aquela que mais atende às suas necessidades. Entre os quesitos que podem ser levados em consideração, estão as práticas de cadastro KYC e AML.

Know Your Customer (KYC) é uma expressão que remete à apresentação de informações cadastrais durante a etapa de abertura da conta, enquanto Anti Money Laundering (AML) é a investigação que uma exchange realiza para aceitar um cliente, pondo esforços na análise de idoneidade. Essas duas práticas refletem a segurança de uma corretora.

Isso porque, quando há esse cuidado para conhecer os clientes e até aceitá-los, evitam-se problemas de vazamento de informações e inovações nos sistemas. Afinal, quem está integrado à plataforma é de confiança.

“Para garantir a segurança, tanto dos usuários da plataforma quanto da empresa, possuímos três níveis diferentes de KYC, do básico ao avançado”, comenta Renata Mancini, Head of Compliance da NovaDAX, sobre os processos cadastrais da NovaDAX.

Mancini ainda complementa: “para estar apto a realizar operações na plataforma, o cliente precisa completar pelo menos o KYC básico. Sem ele, o usuário não consegue fazer nenhum tipo de transação. Essa é uma prática comum do mercado. Quando se trata da segurança dos clientes, todo o cuidado é pouco”.

2 – Reputação da exchange entre investidores

Mesmo a maior plataforma de criptomoedas possui feedbacks negativos. Por isso, ficar atento ao que os clientes já experimentaram é um passo importante para encontrar aquela em que você pretende realizar o seu cadastro.

Em sites de reclamações ou até fóruns, existem diversos meios para extrair essas informações. A NovaDAX, por exemplo, possui um chat on-line para os investidores exporem as dúvidas e lerem os feedbacks sobre a plataforma de criptomoedas, coletando dados para aprimorar a experiência.

3 – Normas de segurança de dados

Determinar se a plataforma de criptomoedas é segura é outro ponto importante para começar a negociar moedas digitais. Isso porque, como o processo é digital, a exchange precisa garantir que possui padrões de segurança atualizados e prontos para lidar com possíveis vazamentos de informações.

Existem diversas formas de identificar qual é a melhor plataforma para investimentos de criptomoedas em termos de segurança. O Certificado SSL e o sistema operacional anti-DDoS são práticas de confiança, por exemplo. Enquanto o primeiro autentica a identidade do site e possibilita uma linguagem criptografada, o segundo ajuda a evitar ataques que sobrecarregam a rede.

A NovaDAX possui ambos certificados, mas também oferece a licença VQF (Normas de Serviços Financeiros), eficiente no combate à lavagem de dinheiro, tornando-se uma exchange mais confiável.

4 – Existência de um fundo de seguro

Também é possível encontrar uma plataforma de investimento de criptomoedas com um fundo de seguro. Mesmo que essa modalidade de aplicação seja arriscada, é possível torná-la mais segura. Afinal, o investidor possui garantias de rentabilidade em situações específicas.

5 – Funções de operações com criptomoedas

Agora que você já sabe o que é exchange de criptomoeda, vale considerar que as funções fornecidas pelas plataformas também são pontos importantes e que devem ser levados em conta na hora de fazer o cadastro para diversificar as estratégias de investimentos.

Há vários tipos de corretoras de criptomoedas com ferramentas que otimizam as operações no mercado. A NovaDAX é uma exchange que possui a função completa de stop limit, oferecendo os recursos necessários para negociar mesmo que não esteja 24 horas na conta, já que é possível programar ações específicas, por exemplo.

Inclusive, você sabia que é possível utilizar criptomoedas como se fossem moedas tradicionais no mercado? Essa é uma experiência que o Cartão NovaDAX propicia. Com esse cartão pré-pago integrado com a exchange, você não precisa converter o criptoativo em real ou dólar: é só utilizá-lo nos estabelecimentos.

6 – Portfólio de criptomoedas

Conferir as criptomoedas disponíveis para a compra e a venda é um requisito importante. Afinal, além do Bitcoin (BTC), existem mais de oito mil moedas virtuais para começar a negociar no mercado.

Quanto mais criptomoedas estiverem prontas para a negociação, maiores serão as chances de diversificar a sua carteira, contando com criptos novos e que estão em estágio de lançamento.

NovaDAX: exchange que atende às suas necessidades

Pronto para começar a negociar em plataformas de criptomoedas? Então, venha conhecer a NovaDAX e integrar um seleto grupo de investidores em busca de segurança, diversificação e plataforma intuitiva. Confira!

Compartilhe