Investimento

Entendendo CBDC e funcionamento

Hoje em dia, muito se fala em criptomoedas, negociações com ativos digitais e transações no mundo virtual. Pensando nisso, iremos esclarecer todas as dúvidas sobre o que é CBDC

De acordo com o Relatório Global de Pagamentos 2021 da WorldPay, no ano de 2020, 8% das transações financeiras foram realizadas por carteiras digitais, incluindo CBDC. Dinheiro em espécie correspondeu somente a 35% dos modelos de operações. 

Primeiro, é primordial que toda negociação seja realizada em uma plataforma segura, principalmente com compras envolvendo criptomoedas. Vem com a gente que vamos tirar suas dúvidas sobre criptomoedas e deixar você preparado para as transações.

Afinal, o que é CBDC?

Antes de explicarmos como tudo funciona, vamos esclarecer o que é CBDC. A sigla corresponde a Central Bank Digital Currency, uma moeda digital emitida pelo Banco Central. 

Em suma, CBDC é a versão digital da moeda do país, com a mesma finalidade do dinheiro em espécie, ou seja, realizar compras, pagamentos, reserva financeiras, investimentos e tudo mais. 

A diferença em questão é o tipo de emissão dessa moeda digital. Para lançar dinheiro físico, o Banco Central emite notas e moedas em espécie. Já no caso das moedas digitais, não existe essa emissão, embora a regulação de CBDC seja igual à do dinheiro em espécie, ou seja, feita pelo Banco Central. 

CBDC é uma criptomoeda ou não?

Agora que você entendeu o que é CBDC, vale enfatizarmos que a moeda digital não é considerada uma criptomoeda. Isso porque as criptos são criadas e negociadas de forma descentralizada. Como visto acima, isso não ocorre com CBDC, regulado por uma autoridade monetária. 

As criptomoedas são criadas por instituições privadas, enquanto CBDC é público, criado pelos governos dos países. Isso também significa que o blockchain dessa moeda digital tende a oferecer maior restrição. No caso das criptos, os registros são abertos ao público. 

Outra diferença entre as duas é a questão da cotação. As criptomoedas são ativos digitais instáveis, podendo apresentar maior ou menor valor ao longo de um mesmo dia, por exemplo. 

Até o momento, os países não pretendem criar nenhuma moeda digital que assuma as mesmas características de uma criptomoeda, mas que seja apenas uma versão da moeda lastreada de origem.  

Existem dois tipos de moeda digital

Existem dois tipos de CBDC: varejo e atacado. Cada uma foi elaborada pensando no consumidor final. Com isso, apresentam características distintas, como você confere a seguir.

CBDC de atacado

CBDC de atacado funciona somente para bancos comerciais e câmaras de compensação para transações entre instituições financeiras, ou seja, tem objetivo de tornar as operações entre bancos nacionais e internacionais mais eficientes. 

CBDC de varejo

CBDC de varejo é direcionado exclusivamente para o consumidor final. Tem o objetivo de funcionar como alternativa ao dinheiro em espécie, influenciando a inclusão de pessoas nas operações financeiras. Isso porque, dependendo da regra, pode permitir que pessoas sem conta realizem as transações. 

Relação entre CBDC e real digital

Compreendendo a mecânica de CBDC e ambientando-se com as particularidades da moeda digital de cada país, não ficam dúvidas sobre a finalidade como representação digital da moeda física. Porém, muitos ainda perguntam como o real digital vai funcionar

Esclarecendo de uma vez por todas, a intenção é que o real digital seja uma forma de realizar todas as operações de hoje em dia com dinheiro em espécie. Em agosto de 2020, o Bacen iniciou estudos sobre esse formato e os impactos na implementação. 

Sobre as características que a CBDC brasileira deve apresentar, estão incluídas a ligação com os sistemas de operação financeira atualmente e a projeção de fomentar a linha econômica do país. Os atributos retirados do posicionamento do Bacen sobre a moeda digital são:

  • integração com os sistemas de pagamentos atuais, de forma a permitir operações financeiras — mesmo sem conexão com a internet;
  • distribuição intermediada por participantes do sistema de pagamentos, como bancos e fintechs. Isso significa que a moeda digital emitida pelo Banco Central está em uma cartela virtual;
  • conexão com outros bancos centrais, sendo possível efetuar transações bancárias digitais com outros países;
  • uso de tecnologia que permita impulsionar modelos inovadores de negócio que tragam mais eficiência à economia do país.

Futuro do dinheiro em espécie com a criação da moeda digital

Embora o Brasil ainda esteja na fase de mapeamento para implementar o real digital, existe a intenção de desenvolver CBDC do Brasil nos próximos dois ou três anos. 

O caminho natural é que o dinheiro em espécie caia em desuso e seja extinto, porém essa realidade não é desenhada para acontecer tão cedo. O país que se encontra mais a frente nessa questão é a China atualmente, com projeção de lançamento de CBDC em menos de um ano. 

Fique por dentro das negociações com criptomoedas

Agora que você aprendeu o que é CBDC, que tal investir em ativos digitais com total segurança e ampliar seu fundo? Para isso, indicamos o melhor caminho para o sucesso. Não perca tempo! 

 

vitoria.gear

Share
Published by
vitoria.gear

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

2 semanas ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

3 semanas ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

3 semanas ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

4 semanas ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

1 mês ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

1 mês ago