Conceitos Cripto

Investimentos: conheça os principais tipos

 Todo mundo gosta de guardar nem que seja um pouco de dinheiro, seja para ir a um bom restaurante, fazer aquela viagem, cursar uma faculdade ou até para ter uma estabilidade financeira quando se aposentar. 

O problema é que muitos ainda acham que guardar dinheiro na poupança é um bom negócio. Se você não sabe, a poupança é um dos piores investimentos, seu dinheiro sequer acompanha a inflação, isto é, o que rende na poupança não acompanha os preços dos produtos e serviços. Logo, deixar qualquer quantia na poupança é perder dinheiro, pois ele acaba se desvalorizando.

A poupança nem pode ser considerada um dos tipos de investimento, e sim, uma conta para poupar e fazer com que você não gaste o seu dinheiro, porque o rendimento é muito baixo.  

E como é possível ter investimentos que valorizem o meu dinheiro?

Caso você não saiba, existem tipos de investimentos muito melhores que a poupança, investimentos que realmente valorizam o seu dinheiro, e nós vamos te ensinar: 

Tesouro Direto

Esse tipo de investimento é criado pelo Governo. Nele é possível negociar títulos públicos via internet. Quando você investe no Tesouro Direto, isto é, compra uma cota, é como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo Federal. Tal qual um empréstimo, na data do vencimento o Governo paga o valor dos títulos mais os juros determinados na hora em que você comprou o título.  

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

É um título muito parecido com o Tesouro Direto, porém os títulos são emitidos por bancos para captar recursos. É como se você estivesse emprestando dinheiro para um banco por um determinado período e, ao final desse período, o banco devolve o valor que você emprestou mais os juros. O CDB é assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Isso quer dizer que, se a instituição não conseguir pagar por algum tipo de problema, o FGC cobre o investimento. 

LCI e LCA

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos e instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para o agronegócio e o setor imobiliário. Esse investimento também tem a garantia do FGC, caso aconteça algum problema com a entidade.  

Fundos de Investimentos

Esse tipo de investimento reúne o capital de várias pessoas para ser aplicado em um investimento. Essa modalidade é muito boa para quem não tem tempo de ficar pesquisando e operando no mercado financeiro. Isso porque, ao fazer uma aplicação em fundos de investimentos, o fundo ficará sob a responsabilidade de um gestor, o qual será responsável por fazer as aplicações. 

Fundos Imobiliários

São investimentos destinados à aplicação no setor imobiliário, isto é, vários investidores se reúnem com recursos para investir em empreendimentos imobiliários. Os empreendimentos ou ativos imobiliários são escolhidos pelo gestor do fundo e é ele que fica responsável pelo investimento. Para quem tem o sonho de investir em imóveis, porém não tem capital para adquirir um, os fundos imobiliários são a solução, pois não há a necessidade de comprar um imóvel para investir nele, basta ter o valor da cota que você já pode investir em FIIs. Quando você investe em fundos imobiliários, você se torna dono de uma pequena parte dos imóveis do fundo. 

Ações

Quando você compra uma ação, você se torna sócio da organização e, com isso, tem direito aos lucros compartilhados entre os acionistas ou até a vender suas ações quando elas se valorizem. Porém, as ações são investimentos considerados de renda variável, porque o mercado é bastante volátil. Logo, uma ação que você compra pode tanto se valorizar quanto se desvalorizar. Portanto, comprar ações é um investimento de risco. 

Criptomoedas

São moedas digitais que não dependem de bancos ou de uma unidade central para realizar transações. A primeira moeda a ser criada foi o Bitcoin e hoje existem várias outras no mercado. Essas moedas possuem, cada uma, um determinado valor e podem ser convertidas em dólar ou real. Por isso, elas podem ser usadas para compras de produtos. Têm grande potencial de retorno, porém, como são muito voláteis, o investidor pode ter prejuízo ou lucro. Ainda assim, é um dos investimentos que mais tem dado retorno nos últimos anos. O investidor que compra criptomoedas precisa ter consciência de que, para ter retorno, é preciso ter paciência e saber correr riscos, mas com grandes chances de elevação do patrimônio. As criptomoedas podem servir tanto para serem guardadas e, no longo prazo, o investidor ganhar com a valorização delas, quanto para comprar quando o valor estiver baixo e vender quando estiver alto. 

Comece a investir

Se você tem um perfil mais arrojado para investimentos e quer comprar criptomoedas, que tal conhecer a NovaDAX? Na nossa plataforma de negociação, é possível encontrar diversas moedas, como Bitcoin e Ethereum. Você pode, inclusive, negociar seu Bitcoin com taxa zero! 

Muvi SEO

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

2 semanas ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

2 semanas ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

3 semanas ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

3 semanas ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

1 mês ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

1 mês ago