O universo das criptomoedas adere a termos que já existem no mercado financeiro constantemente, evoluindo a forma de atuar. Um exemplo disso é o trading P2P, sigla para negociações peer-to-peer. Você sabe o que isso quer dizer?
No mercado financeiro, as negociações peer-to-peer são feitas entre os próprios interessados, sem intermediação de uma empresa ou terceiros, reduzindo custos e processos. Por isso, muitos vêem o P2P com bons olhos.
Porém, será que o trading P2P de criptomoedas possui o mesmo processo e as mesmas vantagens? Para entender isso, primeiro é preciso conhecer o significado e o funcionamento, como exemplificamos no conteúdo a seguir. Acompanhe!
O que é trading P2P?
O P2P cripto é a negociação direta de compradores e vendedores sem o envolvimentos de terceiros. Exchanges de criptomoedas viabilizam a conexão entre os traders para eles controlarem as negociações, permitindo que definam as ordens.
Na prática, isso inclui desde a decisão das taxas da transação da criptomoeda até o modo de pagamento e com quem irão negociar. O modelo representa uma maneira de ter mais liberdade e controle ao negociar.
Ao contrário de uma exchange tradicional, por exemplo, ao optar por realizar o trading P2P de cripto, você decide o melhor momento para negociar. Nesse caso, a exchange é somente um observador.
Como as exchanges de criptomoedas P2P funcionam?
À primeira vista, o P2P de criptomoedas pode parecer um pouco confuso, mas vamos esclarecer: uma exchange de cripto peer-to-peer funciona como o Facebook Marketplace, já que somente conecta os compradores e os vendedores.
De maneira mais prática, você pode navegar por vários anúncios de vendedores e compradores ou até criar os seus próprios, definindo a sua estratégia de investimento.
Por outro lado, essas exchanges se diferenciam de marketplaces pelo nível de segurança. Isso porque o sistema de feedback e histórico disponibilizado pela plataforma ajuda os traders a entenderem a reputação dos investidores com os quais vão negociar.
É possível vender criptomoedas por dinheiro em exchanges P2P?
O mais comum é que a plataformadeP2P trading seja usada para trocar criptomoedas, porém, é possível conseguir dinheiro. Grande parte das corretoras permitem que os usuários comprem ou vendam criptos por moeda fiat.
Porém, antes de começar a montar a sua estratégia de investimento com moedas fiat, lembre-se de observar que diferentes países possuem opções de compra que se diferem e estão sujeitas ao parceiro fiduciário.
Exchanges P2P valem a pena?
O P2P trade crypto ainda é um assunto que divide opiniões. Enquanto alguns acreditam que esse é um modo de simplificar a maneira com que as negociações de criptomoedas são feitas, outros ainda encontram desvantagens:
- há poucos tipos de criptomoedas listadas nas exchanges P2P, tornando essa falta de liquidez desafiadora para encontrar tanto vendedores como compradores;
- negociações tendem a ser mais lentas, já que não possuem mediadores para agilizar os processos;
- há problemas de suporte ao cliente, já que, em grande parte, as plataformas são descentralizadas, ou seja, sem uma autoridade central.
Porém, em contrapartida, o trading P2P possui vantagens que chamam a atenção. Abaixo, confira alguns exemplos.
Taxas mínimas
Um dos principais benefícios do trading P2P é a economia das taxas de negociação. Isso porque não há um intermediário para pagar pelos serviços. Inclusive, algumas exchanges P2P oferecem negociações com taxa zero, dando ainda mais vantagens para o investidor se cadastrar na plataforma.
Mais controle
Fazer trading P2P quer dizer que você “dá as ordens”, ou seja, os traders têm mais controle sobre os termos de transação, o que vai desde as taxas até com quem vão negociar. Essa é uma forma de personalizar ainda mais a estratégia de investimento.
Ao contrário das corretoras de criptomoedas tradicionais, que utilizam book de ordens, as exchanges P2P possibilitam que os usuários criem as ordens, como anúncios, ficando à disposição de cada um escolher o que mais agrada.
Métodos mais flexíveis
As moedas fiat são somente um dos modos de fazer o pagamento nas exchanges P2P, já que várias corretoras aceitam outras formas, como transferência bancária, cartões de débito e crédito, criptomoedas e até PayPal.
As corretoras evoluem a cada momento para se adaptarem às necessidades dos usuários. Por isso, é comum encontrar exchanges com diferentes métodos de pagamento, flexibilizando e mantendo-se acessíveis aos clientes. Interessante, não é mesmo?
Depois de conhecer mais sobre o trading P2P, você acha que o investimento vale a pena? Existem benefícios e pontos de atenção. Então, lembre-se de considerar o que mais se adequa às suas necessidades e ao seu perfil de investidor.
Aprenda mais sobre criptos na NovaDAX
O que acha de aprender mais sobre o mundo das criptomoedas? No blog da NovaDAX, existem vários conteúdos exclusivos! Acesse e veja como podemos ajudá-lo a se tornar um investidor experiente.