o que é gestão de risco

Entenda o que é gestão de risco e qual é a importância disso

Investir é um passo importante e que deve ser bem-planejado, levando em consideração a saúde financeira e os fatores externos, como a economia global. Nesse ponto, você sabe o que é gestão de risco?

Entender o conceito de gerenciamento de riscos é essencial para ter saúde financeira e controlar os investimentos de maneira estratégica. Esse é o primeiro passo para ter sucesso nos investimentos. Afinal, você se prepara para lidar com possíveis percalços.

Se você não sabe o que é gestão de riscos, mas tem interesse em aprender, está no lugar certo. A seguir, você confere um conteúdo completo sobre esse tema para ter uma vida financeira saudável e estratégica.

O que é gestão de risco nas finanças pessoais?

A gestão de riscos financeiros é usada por empresas, mas também pode ser aplicada nas finanças pessoais para prevenir danos ao patrimônio, evitando prejuízos. O objetivo é preparar-se para lidar com circunstâncias inesperadas. Assim, quando essas situações ocorrerem, as perdas serão mínimas ou nem acontecerão.

Para entender o que é gestão de risco, pense na queda considerável da renda de uma família após a demissão de alguém. A baixa repentina das criptomoedas é outra situação em que ela pode ser aplicada. Além das aplicações em renda variável, fazer um investimento de liquidez diária é uma forma de lidar com essas perdas.

Outro exemplo muito prático é fazer o seguro do carro. Assim, caso alguma coisa aconteça com o veículo, você não terá nenhum tipo de preocupação com gastos adicionais.

Em outras palavras, a gestão de risco implica preparar-se com uma reserva monetária de segurança para lidar com problemas que podem acontecer de maneira inesperada.

Existe um meio de preparar-se e controlar os riscos?

Após compreender o que é gestão de risco, é hora de saber como realizá-la na prática. Os investidores de criptomoedas e renda variável precisam ter uma boa gestão de risco no mercado financeiro. Ao controlar as perdas, é possível lidar com os imprevistos que podem ocorrer.

Para ter controle dos riscos, o primeiro passo é colocar todos os ganhos e despesas na ponta do lápis ou em uma planilha financeira, o que você achar melhor para analisar suas finanças.

Depois, analise os gastos fixos (moradia e energia elétrica) e as despesas variáveis (restaurantes, passeios, gasolinas, entre outros) com cuidado. Tendo esses dados em mãos, considere quanto do patrimônio pode ser investido. Lembre-se de diversificar a sua carteira!

o que é gestão de risco

Seguros são soluções

Entre as formas de gestão de risco, vale incluir seguros na vida financeira. Ganhar dinheiro é essencial, assim como administrá-lo e protegê-lo.

Os seguros de um investimento têm como principal objetivo proteger o patrimônio em fase de acumulação. Eles também podem ser excelentes ferramentas de sucessão. Dê uma olhada nos tipos de seguros que você encontra:

  • seguro tradicional de vida;
  • seguro temporário de vida;
  • seguro de saúde;
  • seguro residencial;
  • seguro de carro;
  • seguro de responsabilidade civil.

Cada um tem uma finalidade e atende a uma necessidade. O seguro de responsabilidade civil garante a indenização por danos morais e corporais de maneira não intencional de outras pessoas, por exemplo.

Qual é a importância da gestão de risco para um investidor?

Entender o que é gestão de risco envolve ter mais controle sobre a vida financeira, não só nos investimentos. Ao fazer essa administração, você preza pela família e pelos conhecidos, protegendo-os de incertezas.

Ninguém gosta de passar por situações inesperadas. A gestão de risco traz justamente esse tipo de ensinamento: entender a importância de fazer um planejamento, pontuando possíveis problemas de segurança que possam impactar o patrimônio futuramente.

Ter ou não um seguro para lidar com esses imprevistos financeiros é uma decisão pessoal. Antes de realizar qualquer operação no mercado de criptomoedas, lembre-se de elaborar uma estratégia de investimento coerente e analisar tanto o mercado quanto as suas economias.

É preciso montar uma carteira bastante diversificada e condizente com o seu perfil de investidor, ou seja, com a sua tolerância aos riscos financeiros. Afinal, há aplicações voltadas para conservadores, moderados ou arrojados, e isso deve ser levado em conta para realizar um investimento saudável e bem-sucedido.

Mesmo que o lucro não seja garantido ou 100% previsível, as chances de ter bons retornos ao patrimônio são maiores. Tudo fica mais seguro ao contar com um bom plano de gerenciamento de riscos.

Aprenda mais sobre finanças no blog da NovaDAX!

Agora que você já sabe o que é gestão de risco e qual é a importância disso para as finanças pessoais, o que acha de continuar aprendendo sobre o universo financeiro? Aos poucos, você fica mais confiante para começar a investir em criptomoedas. Acompanhe o blog da NovaDAX e fique por dentro.

Compartilhe