Tomar decisões assertivas nas finanças é muito bom para aumentar os lucros dos investimentos. No mundo dos investimentos, trabalha-se com previsão. Mas como é possível ter mais chances de acertos nos investimentos?
Você já ouviu falar da teoria dos jogos? Investir não é um jogo, mas entender sobre a teoria dos jogos ajudará muito.
O que é a Teoria dos Jogos?
A Teoria dos Jogos é uma parte da matemática aplicada que estuda as tomadas de decisões em diversas situações pelas quais os indivíduos passam em busca de melhores resultados.
Primeiramente, ela foi desenvolvida para compreender o comportamento econômico. Mais tarde, ela foi usada para definir estratégias na corrida por armas nucleares e, hoje em dia, é usada em diversos campos acadêmicos.
A teoria dos jogos procura encontrar estratégias racionais em situações nas quais os resultados não dependem da estratégia de uma pessoa, mas sim, das condições do mercado, bem como das estratégias de outras pessoas com diferentes objetivos.
De forma resumida, a teoria dos jogos estuda as decisões de um coletivo, isto é, uma pessoa toma uma decisão considerando a decisão do outro, ciente de que sua decisão de alguma forma afetará o jogo e as decisões dos outros jogadores. Dessa forma, a ação de cada jogador impactará nas decisões dos outros que estão no jogo. Vejamos um exemplo clássico, o “Dilema do Prisioneiro”, com a aplicação da teoria dos jogos.
Dilema do Prisioneiro
Imagine que duas pessoas são acusadas de cometer um crime. Essas duas pessoas são mantidas em celas individuais para depois serem interrogadas e, por estarem separadas, não podem combinar nenhuma estratégia entre si para escaparem da polícia.
Imagine que você é um desses prisioneiros. Podem ocorrer as seguintes situações:
- Se você acusar o seu companheiro mas ele não te acusar, você fica livre; mas ele ficará 10 anos na prisão.
- Se ele te acusar e você não o acusar, ele fica livre mas você ficará 10 anos na prisão.
- Se você acusá-lo e ele, por sua vez, também te acusar, vocês dois ficarão 5 anos na prisão.
- Se os dois ficarem em silêncio, cada um ficará só 6 meses na prisão.
Se você estivesse nessa situação: o que faria?
A resposta teórica, nesse exemplo, seria: você deve ficar em silêncio, torcendo para que seu companheiro chegue à mesma conclusão racional que você e também fique em silêncio. Matematicamente, essa é a melhor decisão, pois ela tende a maximizar o seu resultado. Diante dos incentivos, a que apresenta o melhor resultado teórico é essa.
Porém, seria impossível que vocês dois combinassem essa estratégia. E o risco de você ficar em silêncio seria muito alto, pois se seu companheiro te delatasse, você ficaria 10 anos na prisão, o que seria o maior “prejuízo” que você poderia obter. Assim sendo, o melhor resultado possível que a teoria dos jogos nos mostra seria se você delatasse o seu companheiro. Pois ao fazer isso, você poderia: ou sair livre (e ele pegaria 10 anos de prisão) ou pegar no máximo 5 anos na prisão (e ele também, caso te delatasse igual você). Logo, o objetivo da teoria dos jogos é limitar a perda, considerando todas as opções disponíveis da situação.
Como aplicar a Teoria dos Jogos nas finanças?
Como você já deve ter percebido, a Teoria dos Jogos está relacionada com a tomada de decisão. Ela pode ser utilizada no ramo empresarial, no qual existem disputas por expansão, preços e concorrência. Ao usá-la, é necessário pensar em como a concorrência reagirá às suas mudanças.
Pode-se usar a teoria dos jogos nas finanças também. Porém, é necessário analisar os cenários possíveis e as variáveis que poderão afetar a rentabilidade dos seus investimentos. Mas, antes disso, é essencial conhecer o seu perfil de investidor.
Quais vantagens de utilizar a Teoria dos Jogos nos investimentos?
- Investimento ideal: com a teoria, é possível conhecer o melhor tipo de investimento para você.
- Ganhos e perdas: com a teoria dos jogos, é possível ter uma previsão de ganhos e perdas que um ativo pode dar.
- Ajuda a manter a calma: a teoria ajuda a não se desesperar com as oscilações do mercado.
- Estabelecimento de estratégias: a teoria ajuda a traçar uma estratégia de acordo com o comportamento do investidor.
Como melhorar o desempenho nos investimentos com a Teoria dos Jogos?
Com a teoria dos jogos, você pode ser beneficiado no mundo dos investimentos, porque é possível analisar diversos cenários considerando as variáveis e a rentabilidade do ativo. Seguem algumas dicas para aumentar o seu retorno com a teoria dos jogos:
- Saiba qual o seu perfil de investidor: antes de definir qualquer estratégia, é necessário conhecer o seu perfil de investidor, pois só assim você saberá se está disposto a correr mais riscos ou não. Conhecendo o seu perfil, será mais fácil escolher os investimentos.
- Tenha objetivos claros: defina suas metas. Por exemplo, você deve entender que tem investimentos para curto, médio e longo prazo e você precisa definir em qual deles os seus objetivos se enquadram. Com isso, será mais fácil escolher o tipo de investimento.
- Estude: como qualquer outra área, quem quer investir precisa estudar. Esse estudo vai proporcionar conhecimento sobre os diversos produtos que o mercado oferece, bem como sobre os riscos e oportunidades.
- Acompanhe o mercado: além de todas essas dicas, você também precisa acompanhar o mercado. Portanto, dedique um tempo para acompanhar as notícias diárias e avaliar como estão os ganhos e perdas da sua carteira.
Após conhecer a teoria dos jogos, que tal conhecer a NovaDAX? A NovaDAX é uma corretora de criptomoedas, entre elas o Bitcoin e o Ethereum, ideal, inclusive, para quem deseja negociar Bitcoin com taxa zero. Aproveite!