notas de dólar cobertas por moedas pratas e douradas.

Chainalysis: conheça essa empresa inovadora

A popularidade das criptomoedas já não é novidade para ninguém. Desde o lançamento do Bitcoin (BTC), em 2008, várias moedas surgiram, aumentando o interesse dos investidores em uma tecnologia descentralizada e que promete evoluir. Por conta disso, a Chainalysis foi desenvolvida.

Como uma empresa que se define como um software de investigação de criptomoedas, ela surge como uma ferramenta importante no combate de crimes, afinal, não é porque a moeda é digital que os criminosos e os fraudadores não a têm em mira.

Segundo um relatório emitido pela Chainalysis Report, em janeiro de 2022, a lavagem de criptomoedas aumentou cerca de 30% em comparação a 2020, cerca de US$ 8,6 bilhões. Inclusive, se pararmos para pensar nos valores que os cibercriminosos levaram desde 2017, a quantia sobre para US$ 33 bilhões.

Já tinha parado para pensar nisso, principalmente levando em consideração a fama e a popularidade das criptos? Não se preocupe porque mecanismos têm sido criados visando a proteção da programação blockchain, como a empresa Chainalysis. Continue lendo que traremos mais detalhes sobre ela.

Quem é a empresa Chainalysis?

A Chainalysis é uma das maiores companhias existentes que oferecem serviços de análises de redes descentralizadas, ou seja, blockchains. Ela oferece serviços como rastreio de transações — tanto para exchanges quanto para governos —, criação de softwares, relatórios e muito mais.

Antes de seguirmos com a explicação, você sabe o que é blockchain? Trata-se de uma tecnologia descentralizada que cada criptomoeda possui. Ou seja, uma rede em que as moedas digitais são armazenadas, mineradas e negociadas, sem haver uma autoridade, como um banco, para definir regras, já que, na maioria, são os próprios usuários que as formulam.

Em resumo, essa empresa visa pela transparência econômica global nesse novo universo financeiro de blockchains. Assim, ela permite que bancos, empresas e governos saibam o que acontece nos blockchains.

Qual é o papel da Chainalysis no universo de criptos?

Essa empresa visa a transparência das transações de criptomoedas, como um modo de evitar crimes, mas atua, principalmente, em três frentes diferentes:

  • primeira vertical: como reguladores, servindo de ajuda para governos e operações policiais;
  • segunda vertical: como desenvolvedores de programas, que rastreiam transações de criptomoedas — da origem até o destino —, atuando na indústria financeira tradicional, como os bancos;
  • terceira vertical: como um elemento importante no universo de criptos, essencial em casas de câmbio virtual, como um elemento de segurança.

Em outras palavras, a Chainalysis atua como um “detetive” no sistema de blockchain, encontrando respostas em uma rede em que era difícil de “navegar” anteriormente.

Atuando em mais de 60 países, a Chainlaysis fornece desde dados e softwares até serviços e pesquisas para Bolsas, instituições financeiras e governamentais em busca de mais segurança cibernética. Afinal, ela é capaz de gerenciar os riscos, assim como analisar todos os processos presentes nos blockchains.

A seguir, explicamos duas ferramentas importantes oferecidas por essa empresa com serviços inovadores nos dois sistemas de blockchain, como aconteceu entre Chainalysis e Bitcoin. Confira.

Explorador de blocos

O primeiro serviço é o Wallet Explorer, ou seja, o explorador de blocos da Chainalysis. Essa ferramenta ajuda a obter mais dados sobre as partes envolvidas na criação dos blocos de criptomoedas.

Na verdade, esse recurso é simples, mas obtém várias respostas interessantes. Isso porque é possível rastrear as movimentações das moedas, tornando mais fácil mapeá-las.

Nodes para identificação

Os nodes também são fontes importantes de informação. Por conta disso, outro serviço oferecido pela empresa é a investigação da identidade do usuário, já que vários dados são enviados ao usar uma carteira digital.

Assim, a Chainalysis tem acesso a informações como a versão da carteira, o endereço de IP e endereços do BTC, por exemplo. Então, se for preciso, os dados estão em mãos para as autoridades.

Lavagem de dinheiro no mercado de NFTs

A prática de lavagem de criptomoeda está se tornando cada vez mais famosa. Por conta disso, empresas como a Chainalysis se destacam. Essa é uma reação da popularidade das criptomoedas, já que esse universo está atraindo a atenção de cibercriminosos. 

Uma prova disso é que a companhia já encontrou mais de 262 traders que venderam NFTs (Tokens Não-Fungíveis) para o mesmo endereço mais de 25 vezes, fazendo parte de uma prática chamada de wash trading. Ou seja, uma operação ilegal, que consiste em comprar e vender os mesmos ativos para um volume alto e artificial, manipulando os preços.

Gigante da tecnologia

Por conta da essencialidade no universo de criptomoedas, desde Chainalysis IPO date — data da oferta inicial na Bolsa de valores —, a empresa já faturou bilhões de dólares. Por isso, não é nenhuma surpresa que ela tenha se juntado a outros 24 gigantes da tecnologia.

Aprenda mais sobre o universo de criptos

Gostou de conhecer a Chainalysis em detalhes? Essa empresa está revolucionando o mercado de criptomoedas, ajudando a torná-lo cada vez mais interessante para o investidor. Continue o seu aprendizado nesse universo acompanhando os nossos posts no blog da NovaDAX!

Compartilhe

Leia mais