Carteira com criptomoedas físicas.

Carteira física de criptomoedas: confira como armazenar os ativos de forma segura

Quando se trata de armazenar dinheiro, todo cuidado é essencial. As cédulas utilizadas no dia a dia, geralmente, ficam guardadas em cartões de crédito, junto dos documentos, ou até em e-wallets, como Apple Pay e Google Pay. É preciso manter as moedas digitais, como ETH (Ethereum), BTC (Bitcoin) ou qualquer outro ativo, seguras em uma carteira física de criptomoedas.

Uma carteira de criptomoedas é um local seguro para guardar as moedas digitais e os ativos de cada investidor. Ela pode ser composta por softwares ou dispositivos físicos, que proporcionam acesso protegido. Continue a leitura e tire suas possíveis dúvidas sobre o assunto!

Conheça mais sobre a carteira de criptos

Há diversas opções para guardar o dinheiro utilizado no dia a dia, como cartão de crédito, carteira e mais. Com as criptomoedas, não é diferente. Existe a hot wallet e a cold wallet. Você sabe a diferença entre elas? Confira, a seguir!

Hot wallet

A hot wallet é uma carteira de ativos digitais que precisa estar conectada à internet para realizar as transações das criptomoedas. Ela pode ser utilizada por aplicativos de celular, diretamente do navegador ou por meio de extensões do computador.

Apesar de trazer maior praticidade para o dia a dia, a hot wallet está vulnerável a ataques virtuais. Há diferentes versões para mobile, web e desktop, cada uma com benefícios próprios.

Cold wallet

Traduzido para o português, o termo “cold wallet” significa “carteira fria”, ou seja, que não precisa de conexão com a internet para realizar transações. Por ficar de fora da web, geralmente, é mais segura comparada à hot wallet. Há duas principais versões desse modelo de armazenamento de moedas digitais: hardware (dispositivos físicos) e paper wallet (pedaço de papel impresso com as chaves).

Como a carteira física de criptomoedas funciona?

A carteira física de criptomoedas, também conhecida como carteira hardware, é um pequeno dispositivo, semelhante a um pen drive. Esse tipo mantém as chaves privadas, que dão acesso aos ativos digitais guardados, em um ambiente seguro e off-line.

Essa versão de carteira de criptomoedas é uma excelente opção para investidores que desejam manter a segurança, longe de possíveis ataques virtuais. Contudo, se você precisa gerenciar seus ativos todos os dias, esse modelo pode ser um pouco mais trabalhoso.

A versão hardware é uma ótima escolha para armazenar criptomoedas a longo prazo, sem a necessidade de gerenciar regularmente. As principais marcas dessa carteira física de moedas digitais são: Ledger, Keep Key e Trezor.

Ledger

Ledger é uma excelente opção de carteira física de criptomoedas para os investidores que buscam segurança robusta. Oferece suporte para mais de 1.000 moedas digitais, além de contar com 24 chaves de segurança.

Keep Key

A carteira Keep Key oferece excelente custo-benefício para os investidores que buscam menores preços e alta segurança. Ela permite que os usuários armazenem os ativos digitais de forma off-line e troquem as criptos diretamente no dispositivo.

Trezor

Trezor é outro dispositivo físico muito popular no mercado. Essa carteira física de criptomoedas aceita mais de 1.800 tipos de ativos digitais, proporcionando alta segurança para os investimentos.

Como proteger a carteira de criptomoedas?

Apesar da versão hardware contar com maior segurança que as demais opções de carteira de ativos digitais, ainda é essencial ter alguns cuidados extras para proteger os investimentos. Veja três precauções para colocar em prática ao gerenciar os criptoativos.

Proteja sua senha

As chaves da sua carteira de criptos são extremamente importantes para a segurança das moedas digitais. Opte por guardá-las em um local seguro, sem manter downloads de arquivos no computador ou no celular. Assim, você evita que pessoas mal intencionadas tenham acesso às criptomoedas.

Diversifique a aplicação

Uma excelente opção para manter os ativos seguros é diversificar as carteiras de criptomoedas. Isso significa que, ao transferir as moedas digitais para mais de uma opção de armazenamento, as perdas serão controladas caso aconteça algum problema.

Fique atento às atualizações

As carteiras de criptos sempre recebem atualizações de segurança para corrigir algum erro no sistema ou melhorar a proteção dos ativos. É preciso atentar-se ao upgrade.

Conheça mais sobre a NovaDAX!

Após saber como armazenar seus criptoativos de forma segura, que tal aproveitar para comprar e vender criptomoedas com mais facilidade? A NovaDAX é o local perfeito para realizar negociações básicas e até mais avançadas. Faça seu cadastro no site!

Gostou de ficar por dentro sobre as carteiras físicas de criptomoedas? Aqui, no blog da NovaDAX, você encontra as melhores novidades sobre os ativos digitais, como funcionam e maneiras de investir. Receba ajuda para descobrir investimentos e aproveite para ler mais conteúdos exclusivos agora mesmo!

Compartilhe