Já pensou em pagar com Bitcoin e outras criptomoedas as suas contas, ou fazer compras usando essas moedas digitais? Isso pode parecer de outro mundo, mas é uma tendência real que tende a ficar cada vez mais forte!
Vários países já se aceitam criptomoedas como método de pagamento, tanto em transações on-line como físicas. Veja só como funciona!
Pagar com Bitcoin e outras criptomoedas: uma tendência global
As moedas digitais se tornaram populares por serem ótimas maneiras de diversificar investimentos e garantir a rentabilidade para os que apostam nesse tipo de ativo. Entretanto, muito mais que uma maneira de investir que se limita a uma esfera digital, gráficos e empresas de exchange, as criptomoedas começaram a se tornar importantes para o mercado financeiro.
Muitas empresas, também interessadas em ingressar no circuito de investimentos em moedas digitais, passaram a aceitá-las como método de pagamento. Desta forma, os clientes não precisam converter parte de seus ganhos para o dinheiro físico, enquanto os empreendedores também não necessitam fazer a conversão de volta.
Outra vantagem é que o recebimento é instantâneo e não é preciso passar por agentes mediadores, como no caso de operadoras de cartão de crédito. Assim, pagar com Bitcoin e outras criptomoedas é uma vantagem para ambas as partes.
Muitos países já implementaram esta modalidade de pagamento e, segundo dados da Coinmap — responsável por mapear empresas que usam as criptomoedas —, existem cerca de 14 mil estabelecimentos adeptos a isso.
E como está o cenário do Brasil?
Pagar com Bitcoin e outras criptomoedas ainda não é algo tão fácil no Brasil, mas o mercado se mostra cada vez mais favorável a isso. A tendência é aumentar o número de estabelecimentos considerem as moedas digitais.
Segundo a legislação brasileira, receber pagamentos em moedas digitais é visto como uma permuta. É importante ressaltar que é preciso declarar os ganhos com criptomoedas no Imposto de Renda.
Como funciona o pagamento com criptomoedas
Em estabelecimentos físicos, pagar com Bitcoin e outras criptomoedas acontece por meio de um QR code, que irá autorizar a transação. Este processo é totalmente seguro para ambas as partes.
No meio digital, é possível encontrar sites que oferecem o pagamento de contas e boletos. Em lojas virtuais, basta escolher o campo sinalizado como criptomoedas entre os métodos oferecidos.
Gostou de saber como pagar com Bitcoin e outras criptomoedas? Então não deixe de ler outros artigos no blog da NovaDAX!