Pode ser que você já tenha ouvido falar em transações on-chain e off-chain, mas sabe exatamente o que isso significa? Quando vale fazer transações off-chain? Este artigo explica isso e apresenta exemplos. Acompanhe.
O que é off-chain?
Para entender o que é uma transação off-chain, você precisa saber o que é uma transação on-chain: aquela que acontece diretamente no blockchain. Por um lado, ela é mais transparente e segura. Por outro, costuma ser mais cara e lenta.
Já a transação off-chain é aquela que ocorre fora do blockchain principal, contando normalmente com camada secundária, chamada layer-2, para facilitar a operação.
Ela costuma ter custos menores e ser mais rápida, mas pode apresentar vulnerabilidades no que diz respeito à segurança. Em geral, resolve desafios de escalabilidade, o que a torna ideal para micropagamentos.
A execução instantânea, as taxas menores de transação e a privacidade tornam a transação off-chain uma alternativa viável para driblar os problemas de escalabilidade que a transação off-chain muitas vezes apresenta.
Para que a transação off-chain serve?
Um dos maiores desafios da tecnologia blockchain é a escalabilidade, já que os algoritmos descentralizados de consenso costumam ser mais lentos em comparação ao processamento descentralizado de transações.
Nesse sentido, a transação off-chain serve para melhorar a taxa de transferência da cadeia principal ao processar parte dos dados fora dela, em uma camada secundária. Isso torna o processo mais rápido.
Outra vantagem da transação fora da cadeia é o custo menor. Como a operação é processada imediatamente, sem a necessidade de validação, os custos e as taxas envolvidos são reduzidos.
Além disso, a transparência, o anonimato e a privacidade desse tipo de transação são garantidos, uma vez que as informações não são transmitidas publicamente para a cadeia.
Como a transação off-chain funciona?
A transação off-chain acontece fora da rede principal do blockchain. Ela é facilitada por redes de segunda camada que operam de forma independente. Em geral, ela utiliza canais de pagamentos que permitem a transferência de criptoativos entre os usuários.
Depois, ela é liquidada no blockchain principal. Isso diminui a carga sobre a rede. Por isso, é mais escalável e eficiente, já que processa um volume maior de operações com mais velocidade e menos custo.
Porém, é preciso levar em conta que a transação fora da cadeia principal é mais complexa e oferece mais riscos à segurança, pois depende da integridade da layer-2.
Normalmente, a transação fora da cadeia pode ser validada por meio de um acordo entre os usuários, por um fiador que supervisiona o processo, por exemplo, o PayPal, ou pelo envio de chaves privadas para uma carteira de criptomoedas.
Quais são as diferenças fundamentais entre on-chain e off-chain?
A principal diferença entre os dois tipos de transações está na relação delas com o blockchain principal. Enquanto as operações on-chain são registradas e validadas diretamente na cadeia, as operações off-chain utilizam redes secundárias.
Outra distinção importante é o nível de descentralização e imutabilidade das operações, que é muito maior nas transações on-chain do que nas off-chain. Muitas vezes, as últimas utilizam elementos centralizados.
Quando fazer transação off-chain?
Entre on-chain vs off-chain, o que é melhor? A resposta é que depende. Cada uma tem espaço no ecossistema das criptomoedas, atendendo a determinadas necessidades e usos.
Em geral, as soluções off-chain são adotadas para microtransações e pagamentos instantâneos. Isso porque, para uma transação on-chain acontecer, ela deve ser validada por mineradores ou validadores e adicionada aos blockchain, o que demora alguns minutos.
Assim, para compras menores e operações imediatas, é mais interessante utilizar pagamentos off-chain, uma vez que eles não precisam aguardar pela validação.
A escolha entre transações off-chain e on-chain vai depender de alguns fatores e das condições de uso. As transações on-chain oferecem mais segurança e credibilidade, sendo adequadas para transferências de alto valor e que não exijam validação imediata.
As transações off-chain são mais escaláveis e eficientes, ideais quando é preciso velocidade e negociações de menor valor, como compras pequenas.
DAO e off-chain
Outro uso interessante das soluções off-chain diz respeito às DAOs, organizações autônomas descentralizadas. Elas podem aproveitar esse tipo de transação para melhorar o desempenho.
Por exemplo, é possível utilizar soluções de camada 2 para facilitar a governança, agilizar os processos de votação ou realizar a gestão de tesouraria com mais rapidez por custos menores.
Explore o mercado de criptos com a NovaDAX
Agora que você já sabe o que é transação off-chain, para que ela serve e quando deve ser utilizada, que tal continuar explorando o universo blockchain com a NovaDAX? Acompanhe o blog e confira matérias sobre o mercado de criptomoedas!