A rede Ethereum costuma ser uma das principais escolhas para a criação de dApps (apps descentralizados) em blockchain e outras aplicações disruptivas. Porém, ela não é a única. Você sabe o que é Tron? O projeto desponta como uma alternativa interessante.
Este artigo explica o que é Tron, quais são os diferenciais, por que essa é uma excelente alternativa no mercado de blockchain, qual é o token nativo e as vantagens de investir nele.
O que é Tron?
Tron é uma rede descentralizada que permite desenvolver vários projetos inovadores da Web3, como aplicativos, jogos e muito mais, baseados na tecnologia blockchain.
A rede tem suporte para armazenar contratos inteligentes e alto volume de transações, assim como a Ethereum. Por isso, desperta a atenção dos desenvolvedores.
Além de fomentar projetos disruptivos, Tron tem a missão de revolucionar o mercado de conteúdo digital, adquirindo o BitTorrent (pioneiro em redes p2p) e desenvolvendo uma plataforma diferenciada para os criadores de conteúdo. Eles são recompensados de forma direta com TRX pelo trabalho na plataforma, sem a necessidade de intermediários, como as mídias sociais tradicionais.
Graças à descentralização, os dados são totalmente acessíveis e livres. Os criadores de conteúdo podem até lançar os próprios ativos ou serem remunerados pelo público com o token Tron.
Diferenciais da rede Tron
Tron tem funcionalidades similares às da concorrência, mas se destaca pela interoperabilidade. Ao contrário de outras blockchains, a plataforma permite que os conteúdos sejam acessados por qualquer um e em qualquer dispositivo conectado à internet.
Dessa forma, mesmo que o acesso a determinados sites ou plataformas seja limitado e censurado, os usuários conseguem navegar pela rede. Essa é uma forma de democratizar a informação.
Como Tron surgiu?
Tron Foundation tem como fundador o empreendedor Justin Sun, um conhecido entusiasta do mercado cripto. A rede foi criada em 2017 e precisou arrecadar fundos via ICO (oferta pública inicial).
No início, o token nativo TRX foi comercializado na plataforma Ethereum. A partir de meados de 2018, Tron passou a operar de maneira independente. Hoje, ela é uma ótima alternativa, graças à escalabilidade e à capacidade de suportar contratos inteligentes. Por isso, é uma das principais opções de desenvolvedores que querem criar dApps.
Token TRX
Agora que você já sabe o que é Tron, é hora de conhecer o token do projeto: Tronix (TRX). Ele foi lançado em 2017 e já causou uma grande sensação no mercado pouco depois.
TRX pode ser usado para acessar diversos recursos e funcionalidades na plataforma Tron, sendo um elemento fundamental para os desenvolvedores e os criadores de conteúdo que almejam lançar projetos nesse ecossistema.
O ativo também pode ser usado para remunerar os criadores pelo conteúdo produzido e incentivar o trabalho na rede, sem depender de plataformas centralizadas como mediadoras.
Além disso, TRX pode ser usado como reserva de valor, meio de investimento e forma de negociar outras criptomoedas no mercado. Isso significa que ele é versátil e promissor.
Vale a pena investir no projeto?
O token TRX pode ser um ótimo investimento pela rede Tron não ter taxas de transação e ser capaz de suportar até 2.000 transações por segundo, algo notável em comparação à concorrência, como Ethereum e Bitcoin.
Outro benefício de investir no token TRX é a possibilidade de usá-lo na plataforma Tron, capaz de implantar vários aplicativos e hospedar milhões de usuários com um desempenho estável.
A segurança da plataforma também é um ponto de destaque. O mecanismo de consenso Proof-Of-Stake delegado permite congelar tokens e eleger representantes para a produção de blocos na rede.
A bem-sucedida estratégia da rede Tron de transformar conteúdo digital pode fazer com que, no futuro, o token nativo valorize bastante, afinal, esse mercado está em franco crescimento. A plataforma tem potencial de se tornar líder na adoção de tecnologia blockchain no setor.
Devido a todas essas vantagens, o token TRX destaca-se no mercado. Milhões de investidores já incluíram Tronix nas carteiras, visando lucrar com a possível valorização num futuro próximo. É um investimento que pode valer a pena, dependendo da estratégia adotada.
Invista em TRX na NovaDAX
Agora que você já sabe o que é Tron e o Tronix (TRX), que tal investir no ativo e em outras centenas de criptomoedas? Para isso, é muito simples: crie uma conta gratuita na NovaDAX para negociar com liberdade, praticidade e segurança!