o que e digital assets

Digital Assets e tokens lastreados

Hoje em dia, investir em ativos digitais é um dos modelos de comercialização mais procurados no mercado financeiro, tanto pela diversidade de aplicação como pelo retorno potencializado. Com isso, muita gente pergunta o que é digital assets e o que tem a ver com esse formato. Vamos explicar!

Primeiro, sempre orientamos você a negociar seus ativos digitais em plataformas seguras, seja um investidor iniciante, seja um mais experiente. A transparência de suas aquisições assim como seu capital de venda precisam estar garantidos. 

Ao longo deste artigo, você vai saber o que é digital assets, quais são os tipos, as características, as particularidades e a importância deles para o universo econômico digital. 

Então, o que é digital assets?

Para você compreender melhor o que é digital assets, vamos partir do ponto de que, para serem comercializados, esses ativos digitais devem estar inseridos em um blockchain. Aqui no blog, você encontra artigos diversos explicando detalhadamente como é o funcionamento desses blockchains.

Ativos digitais são investimentos financeiros do mundo real que passam pelo processo de tokenização, são registrados na tecnologia blockchain e negociados por transações digitais. Os digital assets são ativos digitais, o que permite que o bem tokenizado seja adquirido por uma parcela muito maior de investidores do que ao ser comercializado no formato tradicional. 

Portanto, o investimento em ativos digitais é uma forma encontrada pelas instituições para negociar parte dos patrimônios com pequenos investidores, o que não acontece na negociação tradicional. 

Tipos de ativos digitais e respectivos investimentos

Você já entendeu o que é digital assets, mas o ecossistema de ativos digitais é amplo e oferece diversas formas de investimentos e transações. A partir deste momento, você vai compreender melhor como fazer negócio por meio dessa modalidade.

O mercado de ativos digitais permite que pessoas de qualquer lugar do mundo participem da negociação, não havendo barreiras geográficas ou cronológicas nem mesmo o empecilho das moedas nacionais. Surge aqui um novo formato de transações que marca o mundo financeiro. 

Quando ouvimos alguém dizer que quer investir em ativos digitais, é muito comum relacionar o termo às criptomoedas ou ao NFT, mas a cartela para aplicação é bem maior do que se pensa. Os digital assets nada mais são que a versão tokenizada de ativos financeiros do mundo real. 

Formas de aplicação dos ativos digitais

Agora que ficou claro como funcionam ativos digitais, confira alguns exemplos que ilustram as opções desses investimentos. Vale lembrar que a negociação de digital assets não exige nenhum intermediário, já que as premissas ficam esclarecidas e firmadas pelo smart contract. 

  • Website e loja de e-commerce;
  • Perfis em redes sociais;
  • Imagens e vídeos;
  • Conteúdos na internet (blogs, e-books e outros conteúdos);
  • Patentes e direitos de imagem.

Mão segurando as criptomoedas.

Nessa classificação, também entram os ativos digitais financeiros. Neste caso, os tokens se tornaram uma alternativa pela empresa na captação de recursos. Por exemplo, ao adquirir um NFT, você tem direito a um token que dá acesso a um grupo restrito com benefícios em uma determinada empresa, como:

  • ações de empresas;
  • dividendos e créditos futuros;
  • pontuação em programas de milhagem;
  • pontuações em jogos online;
  • criptomoedas;
  • tokens.

Exemplos de digital assets

Nem todos os ativos digitais podem ser tokenizados e, no caso do digital assets, existem possibilidades de investimentos para garantir seu token e ampliar seus rendimentos, seja a curto prazo, seja a longo prazo. 

Token de consórcio

Assim como o mesmo nome no mundo real, o token de consórcio é voltado para investidores com objetivos de compra em comum. Durante a escolha do consórcio, todas as informações que envolvem o processo devem vir esclarecidas.

Token de precatório

Esse tipo de token representa uma espécie de dívida pública que precisa ser paga pelo governo. Por meio dele, é permitido realizar uma negociação com uma margem mais flexível de pagamento, gerando maior organização. 

Token de recebíveis

Nesta modalidade de investimento, digital assets estão presentes no fluxo econômico da empresa e é possível ter ideia da rentabilidade e do prazo estimado para o retorno desse ativo digital.

Token de esporte

O próprio nome já diz tudo: esse ativo digital é voltado para o mundo dos esportes. Tendo como exemplo o futebol, o investidor aposta em determinado time ou até em um jogador específico e obtém lucro com a dinâmica do futebol: venda ou transferência do jogador, por exemplo. 

Valor de mercado dos ativos digitais

A todo momento, aconselhamos o investidor a conhecer a comunidade em que está investindo os próprios fundos, porque o entendimento é a chave crucial para progredir com os lucros. 

Quanto mais procurado for aquele serviço representado pelo ativo digital, entende-se que maior é o valor dele para sociedade. A precificação dentro da blockchain sofre influência disso, para mais e para menos. 

Invista em digital assets e outros tokens com a gente!

Coloque seu perfil de investidor em prática, adquira digital assets ou outros ativos digitais e veja seus rendimentos se ampliarem de forma significativa. Sempre com total cuidado e segurança, vamos ajudar você a diversificar sua carteira de investimentos e lucrar cada vez mais. 

Compartilhe