o que é ordem limitada

O que é ordem limitada?

O mercado financeiro tem diversas normas e termos que são inerentes a quem sabe investir. Porém, para começar a fazer parte desse universo, é necessário entender alguns conceitos para fazer o dinheiro trabalhar para você, como o que é ordem limitada, por exemplo.

Como uma ferramenta trade, a ordem limitada visa ajudar a lidar com as oscilações do mercado de ações. Ou seja, esse é um recurso que permite definir um valor-limite para a ordem de compra ou venda ser encaminhada à B3 sem estar administrando a sua conta. Abaixo explicamos melhor.

Entenda o que é ordem limitada

Para entender o que é ordem limitada, o primeiro ponto a ser esclarecido é que essa é uma ferramenta de compra e venda usada na B3 para ações, muito similar à ordem de mercado, à ordem stop e à ordem stop limitado.

Porém, a diferença está na ordem em que a execução das negociações ocorre. Isso porque, na ordem limitada, o investidor escolhe um valor-limite para essa informação chegar até a Bolsa de Valores e esperar a execução ser feita. 

Já no stop, por exemplo, a ordem só é enviada até a Bolsa de Valores quando a cotação do ativo atingiu ou ultrapassou o valor que foi programado na plataforma da exchange.

 

A ordem limitada na prática

Mesmo entendendo o que é ordem limitada, conhecer a prática dessa ferramenta torna mais fácil a compreensão sobre como funciona esse tipo de execução de ações na B3.

De maneira geral, esse é um recurso que permite o controle do preço da execução. Ou seja, você define um valor mínimo para a venda e, na compra, há um máximo para que não perca dinheiro.

Assim, como essa é uma ferramenta usada por quem opera no módulo Swing Trade — e prefere esperar pela compra e venda com valores interessantes —, ela visa encontrar o melhor momento para negociar os seus criptoativos.

Como ocorre a ordem limitada na NovaDAX?

Na NovaDAX, entender como funciona a ordem limitada é simples. Isso porque, na nossa plataforma, você só precisa colocar um valor e a quantidade de criptomoedas que deseja comprar.

Por exemplo, supondo que hoje a Ethereum está valendo R$ 2.000 e você quer comprar apenas se ela atingir. É possível criar uma ordem limitada determinando que o preço de compra seja de R$ 1.900 e colocar na barra de porcentagem quanto planeja adquirir.

Desta forma, a ordem deverá ser executada assim que o valor do mercado, ou seja, a última quantia negociada oscilar próximo — igual ou inferior — ao preço que você havia predefinido.

 

Pontos de atenção da ordem limitada

Mesmo que a execução da ordem limitada seja interessante, existem alguns pontos de atenção que vale a pena entender para planejar a compra e a venda das ações da B3. Entenda melhor a seguir.

  • Não há garantia de que a ordem seja 100% executada, afinal ela depende do volume e dos valores com que os criptoativos estão sendo negociados no mercado;
  • O mercado respeita uma ordem de prioridades, por isso é possível que a compra ou venda da criptomoeda não seja finalizada, já que sempre se prioriza quem configurou essa ferramenta mais cedo;
  • Mesmo que defina o valor de compra ou venda igual a quantia pedida pelo mercado, isso não garante que a sua ordem será totalmente ou parcialmente executada;
  • Organizar uma ordem limitada não é ideal para quem está em busca de agilidade, já que são milhares de comandos ao mesmo tempo. Assim, a recomendação é optar por uma ordem imediata;
  • As taxas de ordens limitadas na NovaDAX são menores, afinal esse tipo de operação traz liquidez para a exchange.

 

Conte com a NovaDAX para encontrar as ferramentas trades 

A NovaDAX é uma exchange experiente com diversas ferramentas traders para você conferir e já começar a desenvolver estratégias de negociação de criptoativos assertivas. 

Inclusive, nós somos a única exchange no Brasil a oferecer o stop limit completo, ou seja, as ferramentas stop-loss e stop-profit em uma única plataforma. Faça o seu cadastro e comece a lucrar nesse mercado.

Compartilhe

Leia mais