Blocos de madeira escrevendo a palavra metaverso.

O que é metaverso e como funciona?

As criptomoedas tornaram-se um dos principais meios de pagamentos e vendas, o que facilita a movimentação de dinheiro dentro e fora de plataformas digitais. Este artigo explica detalhadamente o que é metaverso, como funciona e qual é a relação existente com os criptoativos. Confira todo o conteúdo para entender! 

O que é metaverso?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o verdadeiro significado de metaverso. Em linhas gerais, ele pode ser entendido como uma rede totalmente integrada de mundos virtuais 3D. A intenção é imitar a vida real, chegando o mais próximo possível da realidade do mundo físico.

No metaverso, o objetivo é fazer com que os usuários acessem o ambiente virtual por meio de um headset de realidade virtual. Ou seja, os internautas navegam utilizando movimentos oculares, controladores de feedback ou comandos de voz.

O metaverso utiliza os variados sentidos humanos para gerar uma realidade verossímil do que já existe hoje. Em outras palavras, isso gera a sensação física de estar realmente ali.

Como o metaverso funciona?

Para entender como o metaverso funciona, basta lembrar de alguns jogos populares de RV (realidade virtual), como o Rec Room ou o Horizon Worlds. Neles, os participantes usam avatares para interagir uns com os outros e manipular o ambiente.

As aplicações mais amplas, além dos jogos, são impressionantes. Músicos e gravadoras estão experimentando realizar shows no metaverso. A indústria do esporte está seguindo o exemplo. O Manchester City já está construindo estádios virtuais para os fãs assistirem aos jogos.

O que dificulta o acesso da população ao metaverso?

Embora um headset de RV e RA (realidade aumentada) seja considerado uma ferramenta importante do metaverso, o ambiente não se limita apenas a isso. Ainda existem muitos obstáculos técnicos a serem superados para as pessoas terem acesso ao metaverso futuramente.

O primeiro desafio está relacionado com a falta infraestrutura on-line que sustente milhões (ou mesmo bilhões) de pessoas usando o metaverso ao mesmo tempo. Atualmente, as redes de internet, como o 4G, são incapazes de atender às demandas de uma infraestrutura complexa. 

Ainda há outros problemas relacionados à privacidade e à regulamentação tanto do espaço cibernético quanto do uso de dados feitos pelas empresas. Por isso, existe uma dificuldade em possibilitar acesso da população em geral ao metaverso. 

Existirá criptoativos no metaverso?

É fato que haverá muitos tokens no metaverso. Inclusive, é bastante provável que haja uma supermoeda usada em quase todos os espaços e plataformas virtuais. Algumas empresas já pensam em uma stablecoin atrelada ao dólar no metaverso.

Os tokens serão fundamentais no metaverso. Eles resolverão problemas como taxas de câmbio entre moedas locais e questões políticas, como sanções. Além disso, ainda permitirão que a troca de mercadorias permaneça no metaverso.

Também é importante mencionar que o universo virtual criará complexas economias baseadas em criptomoedas. Portanto, a tecnologia gerará empregos reais, que pagam bem o suficiente para complementar ou até substituir as fontes tradicionais.

Por que o metaverso será importante para os NFTs?

Cerca de 30 milhões de pessoas possuem NFTs, tokens não fungíveis, nas carteiras hoje. Isso será importante para o metaverso, mas não tanto quanto parece atualmente.

Por enquanto, os jogos e o entretenimento são dois pontos cruciais para o mercado de NFTs no metaverso. Isso ocorre porque eles possuem as infraestruturas mais desenvolvidas para serem adotados em um mundo virtual e evoluírem nele.

Um grande fator que contribui para isso tem a ver com as economias virtuais. Nas plataformas Roblox, Axie Infinity e Fornite, os usuários podem comprar, vender ou trocar itens por tokens nativos, como V-Bucks ou AXS.

Esses espaços nativos digitais no metaverso contam com uma economia virtual próspera para criar novos ativos (como NFTs), experiências e atividades, o que ajuda a estabelecer o modelo para a economia do metaverso.

Quais são os benefícios do metaverso para o mercado de criptoativos?

Há muitas inovações que devem ocorrer à medida que o metaverso é aprimorado e aplicado nas plataformas. Mesmo assim, já é possível vislumbrar alguns benefícios que ele trará para o mercado de criptoativos. 

1 – Microtransações financeiras 

O que se vê é um número crescente de jogos baseados em blockchains alternativos. A grande vantagem é que eles oferecem maior velocidade de transação, a custos menores. Um dos exemplos é o jogo Bomb Crypton. Nele, os competidores adquirem a criptomoeda B-coin e podem fazer transações sem pagar taxas altas.  

2 – Segurança

Segurança e descentralização são de extrema importância para produtos comprados por meio de criptomoedas, por exemplo. Os desenvolvedores já estão reduzindo ativamente o risco de violações e ataques hackers ao criar e integrar blockchains confiáveis, de alta validação, realmente descentralizados e distribuídos. 

Invista em criptomoedas com a NovaDAX

Depois de entender o que é metaverso e como funciona, confira o portal da NovaDAX para organizar dezenas de criptomoedas e NFTs de forma segura, fácil e rápida. No site, você encontra conteúdos sobre negociação avançada no mundo de criptomoedas, negociação de Bitcoin com taxa zero, entre outras vantagens.

Aproveite e acompanhe a cotação das moedas digitais no site da NovaDAX. Além disso, acesse mais conteúdos sobre criptomoedas. Assim, você fica por dentro de tudo que acontece no mercado cripto.

 

Compartilhe

Leia mais