metaverso

Entenda o que é metaverso e como essa tendência funciona

Você já imaginou fazer parte de um universo virtual, em que é possível conversar, jogar, comprar, criar avatares e muitos mais? O metaverso é uma nova camada da realidade que integra o mundo digital e o real.

Na prática, trata-se de ambiente virtual imersivo, construído por meio de diversas tecnologias. Este artigo explica detalhadamente o que é metaverso, como isso funciona e qual é a relação com os criptoativos. Confira todo o conteúdo para entender!

O que é metaverso?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é e como o metaverso funciona. Em linhas gerais, ele pode ser entendido como uma rede totalmente integrada de mundos virtuais em 3D. A intenção é simular a vida real em um ambiente digital, chegando o mais próximo possível da realidade do mundo físico.

O objetivo do metaverso é fazer com que os usuários acessem o ambiente virtual por meio de um headset especial. Os internautas navegam utilizando movimentos oculares, controladores de feedback ou comandos de voz.

O metaverso utiliza vários sentidos humanos para gerar uma realidade verossímil com base no que existe. Em outras palavras, isso cria a sensação física de estar realmente presente no espaço virtual.

Por isso, a ascensão do metaverso caminha em conjunto com o avanço da Web3. A revolução da internet abre possibilidades infinitas para explorar esse universo virtual e proporcionar uma experiência cada vez mais imersiva aos usuários.

Como o metaverso funciona?

Para entender como o metaverso funciona, basta lembrar de alguns jogos populares de RV (realidade virtual), como Rec Room e Horizon Worlds. Neles, os participantes usam avatares para interagir entre si e vivenciar o ambiente.

Além dos jogos no metaverso, as aplicações mais amplas são impressionantes. Músicos e gravadoras estão experimentando realizar shows nesse ecossistema. A indústria do esporte segue essa tendência. O clube Manchester City já está construindo estádios virtuais para os fãs assistirem às partidas.

O que dificulta o acesso da população ao metaverso?

Embora um headset de RV e RA (realidade aumentada) seja uma ferramenta importante do metaverso, o ambiente não se limita apenas a isso. Muitos obstáculos técnicos ainda precisam ser superados para as pessoas terem acesso a esse ecossistema.

O primeiro desafio está relacionado à falta de infraestrutura on-line que sustenta milhões (ou bilhões) de pessoas usando o metaverso ao mesmo tempo. Atualmente, as redes de internet, como o 4G, são incapazes de atender às demandas complexas.

Ainda há outros problemas relacionados à privacidade e à regulamentação, tanto do espaço cibernético quanto do uso de dados feitos pelas empresas. Por isso, existe dificuldade em possibilitar o acesso da população em geral ao metaverso.

metaverso

Existem criptoativos no metaverso?

Há muitos tokens no metaverso, como MANA (Decentraland), SLP (Axie Infinity) e ATLAS (Star Atlas). Eles são fundamentais para realizar operações na realidade virtual.

O universo digital deve criar complexas economias baseadas em criptomoedas. Portanto, a tecnologia pode gerar empregos reais, que pagam bem o suficiente para complementar ou até substituir as fontes tradicionais.

Por que o metaverso será importante para os NFTs?

Cerca de 30 milhões de pessoas têm NFTs (tokens não fungíveis) nas carteiras hoje. Isso será importante para o metaverso, mas não tanto quanto parece atualmente.

Por enquanto, os jogos e o entretenimento são dois pontos cruciais para o mercado de NFT no metaverso. Eles possuem a infraestrutura mais desenvolvida para serem adotados em um mundo virtual e evoluírem nele.

Um grande fator que contribui para isso tem a ver com as economias virtuais. Nas plataformas de Roblox, Axie Infinity e Fornite, os usuários podem comprar, vender ou trocar itens por tokens nativos, como VBUCK ou AXS.

Esses espaços nativos digitais no metaverso contam com uma economia virtual próspera para criar novos ativos (como NFTs), experiências e atividades, o que ajuda a estabelecer o modelo para a economia do metaverso.

Quais são os benefícios do metaverso para o mercado de criptoativos?

Muitas inovações devem ocorrer à medida que o metaverso for aprimorado e aplicado nas plataformas. Mesmo assim, já é possível vislumbrar alguns benefícios para o mercado de criptoativos.

1 – Microtransações financeiras

O que se vê é um número crescente de jogos baseados em blockchains alternativos. A grande vantagem é que eles oferecem maior velocidade de transação por menores custos.

Um dos exemplos é o jogo Bomb Crypton. Nele, os competidores adquirem a criptomoeda BCOIN e podem fazer transações sem pagar taxas altas.

2 – Segurança

Segurança e descentralização são importantes para produtos comprados por meio de criptomoedas, por exemplo.

Os desenvolvedores já estão reduzindo ativamente o risco de violações e ataques de hackers ao criar e integrar blockchains confiáveis, de alta validação, realmente descentralizados e distribuídos.

Navegue pelo blog da NovaDAX para ler mais conteúdos

Após entender o que é metaverso e como ele funciona, que tal continuar se aprofundando no universo digital? No blog da NovaDAX, você encontra conteúdos sobre criptomoedas, investimentos, blockchain, finanças pessoais, NFTs e muito mais. Acesse e confira!

Compartilhe