O mercado de renda variável tem regras próprias, fiscalizadas de perto pelo Banco Central. Uma dessas normas é sobre o lançamento de novas empresas nesse meio. Afinal, os investimentos são altos e dizem respeito ao funcionamento das empresas. Veja o que é IPO, como funciona e como participar.
Antes de explicarmos o termo, vale lembrar que o mercado de renda variável (no qual as criptomoedas estão inclusas) diz respeito às ações das empresas vendidas na Bolsa de Valores. No Brasil, elas são negociadas na B3. Todo o processo passa por fiscalização e análise de órgãos federais de controle.
O que é IPO?
O que significa IPO? Do inglês “Initial Public Offering”, o IPO é o processo no qual a empresa abre capital para outros investidores. Antes do IPO, a companhia tinha o capital fechado, ou seja, dividido entre poucos sócios, fechado ao público em geral.
Quando a empresa decide abrir o capital para permitir que mais pessoas se tornem sócias, ela faz a Oferta Pública Inicial. Assim, ela abre o capital e tem as ações negociadas na Bolsa. Entenda porque as organizações decidem mudar a forma de funcionamento a seguir.
Da oferta da ação à negociação
Para entender o conceito básico de ação, imagine que uma empresa X tem um capital de R$ 1 milhão entre recursos, ativos, como prédios e equipamentos próprios, bem como investimentos. Até então, esse capital estava na mão de poucas pessoas, “donas” da empresa.
Quando ela abre o capital na Bolsa de Valores, precisa dividi-lo em partes. Nesse caso, considere que ela o divide em 1 milhão de partes, cada uma valendo R$ 1. Cada uma das partes representa uma ação. Para vender, ela precisa fazer o IPO e apresentar-se ao mercado de renda variável.
Assim, o capital que estava na mão de poucas pessoas pode ser adquirido por milhares de investidores. Assim, a empresa passa a ter milhares de “donos”. Isso significa que o poder de decisão sai da mão daqueles primeiros e vai para quem adquire fatias consideráveis da empresa.
Como participar?
Ao saber o que é IPO, outra pergunta que vem à cabeça é se é possível participar desse processo. Para descobrir como participar de um IPO, é necessário ter uma conta registrada em uma corretora reconhecida pela B3. Ela informa sobre as Ofertas Públicas Iniciais.
Antes de investir em IPO, veja como está a saúde da empresa que tem as ações negociadas em Bolsa. Além disso, veja o retrospecto: o que ela fez, se houve algum fato que causou prejuízos para a imagem no passado e quais são os planos para o futuro.
Isso conta muito para decidir se vale a pena investir na empresa. Afinal, é um investimento do qual você espera rendimentos vantajosos, já que faz parte de um mercado no qual o valor das ações varia muito de acordo com as atividades, a situação política do país e até os acontecimentos externos.
Por que uma empresa faz IPO?
Ao entender o que é IPO, veja que, quando a organização decide abrir o capital, ela espera arrecadar recursos com a venda das ações. Com isso, ela pode investir esse valor em aumento de instalações, novos equipamentos, desenvolvimento de novos produtos, pagamento de dívidas, entre outros.
Por outro lado, ao fazer o IPO, ela deve prestar contas aos investidores de tempos em tempos. Isso acontece quatro vezes por ano, quando ela emite o balanço de planos para o futuro e receitas com todas as atividades, apresentando lucros ou prejuízos.
Bolsa em alta X em baixa
Para entender o que é IPO, é importante ver o conceito de altas e baixas da Bolsa. Se a empresa apresentar um bom lucro, os investidores entendem que ela tem um bom valor de mercado. Assim, as ações são mais procuradas, e o valor sobe. Isso também acontece se ela tiver um prejuízo acentuado, e as ações desvalorizam.
Há outros fatores que influenciam esse mercado, como condições econômicas e políticas do país, índices de inflação, dólar mais caro ou mais barato. Essa combinação pode valorizar ou não as ações de determinado setor da economia, que impacta o IBOVESPA, o índice que marca a média das ações da B3.
Esse índice fica positivo quando há uma valorização mais generalizada das ações de determinadas empresas e negativo na situação oposta. É quando se fala que a “Bolsa subiu ou desceu”.
Oferta pública de criptomoedas
No mundo das criptomoedas, há um processo parecido: o ICO (Initial Coin Offering, ou oferta inicial de moedas). Diferentemente do IPO, ele não tem regulamentação externa. Assim, fique de olho nos fóruns do projeto de novas coins e acompanhe as notícias de quando será o ICO.
Saiba mais sobre criptomoedas e investimentos
Agora que você sabe o que é IPO, continue lendo o blog da NovaDAX para ficar por dentro das novidades do mundo das criptomoedas, blockchains e investimentos. Com essas informações, você toma as melhores decisões para planejar sua vida financeira!