Educação

O que é e como calcular ROI?

Sempre que investimos nosso dinheiro em alguma aplicação ou criptomoeda, por exemplo, esperamos ter algum lucro ou rendimento. Um dos critérios para escolha é justamente quanto mais vamos receber de volta, ou o retorno sobre investimento, conhecido como ROI. Vamos ver o que é e como calcular ROI.

Do inglês “return on investment”, o ROI é um método para saber quanto capital se usa para ter um bom lucro. No marketing, é um dos métodos mais eficazes para saber se determinado tipo de divulgação vai atingir os propósitos e quanto vai se gastar nisso.

Conceito de ROI

Em linhas gerais, fazer o cálculo do ROI é saber se determinado investimento vale a pena, mas não se trata de lucro a qualquer custo. Quanto deve ser investido, qual é o grau de risco, quais são as taxas e impostos a pagar, por exemplo, entram nesta conta.

Usando o exemplo da área de marketing, já que a ideia sobre o que é ROI é muito presente nela, imagine que você queira aumentar a visibilidade da sua empresa. Há várias formas de fazer essa divulgação, seja por mídias digitais, seja pelas tradicionais (como jornais, revistas, inserções de rádio ou TV).

Uma regra importante de marketing – que se leva em conta quando se fala como calcular ROI – é saber o perfil do seu público. Ele é mais ligado no mundo online ou prefere ver anúncios em jornais e TV? Quanto cada um desses formatos custa e qual é o retorno que eles apresentam?

Perfil de investidor

Nesse exemplo, podemos comparar o perfil do público de um determinado negócio com o perfil de investidor. Assim, considerar anúncios em formato físico, como papel, TV ou jornal, é menos arriscado se seus clientes forem mais tradicionais, porque são formatos mais conhecidos. 

Já para quem tem um público mais arrojado, que gosta de novidades, as mídias digitais, redes sociais e até fóruns de criptomoedas podem ser bons veículos. O grau de risco é mais variável, principalmente por serem formatos relativamente novos, mas vão ao encontro das preferências de potenciais clientes.

Guardadas as devidas proporções (anunciar em TV é mais caro que em rádio ou jornal), divulgar ações nos meios tradicionais ainda fica mais em conta que nos meios digitais. A desvantagem do primeiro caso é ter um público mais restrito do que no segundo.

O que vale mais a pena?

É aqui que o conceito de retorno sobre investimento faz mais sentido. Uma vez que você conhece seu público-alvo, fica mais fácil escolher a forma de publicidade. O mesmo vale para quem investe no mercado financeiro. Assim, veja qual é o seu perfil de investidor antes de escolher a melhor aplicação.

Dessa forma, vamos ver qual é a fórmula do ROI e entender o que os números significam. Com essas informações em mãos, é possível escolher a aplicação que mais atende suas necessidades. Veja abaixo:

ROI = Ganho recebido – investimento inicial

Investimento inicial

Por exemplo: o ganho recebido no total de um investimento foi de R$ 10 mil. O investimento inicial foi de R$ 1 mil. Assim, R$ 10 mil – R$ 1 mil / R$ 9 mil = 9. Multiplique o resultado por 100 (para saber o percentual de ganho) e terá 900%. 

Taxa de retorno

No exemplo acima, a taxa de retorno ficou em 900%, ou seja: nove vezes mais do que o valor investido. Isso pode ser considerado bom ou ruim dependendo do ROI de outros investimentos que já foram feitos. Geralmente, um retorno de 900% é considerado excelente – mas vale a pena analisar outros casos.

Um exemplo de rendimento bastante expressivo é o Bitcoin, a primeira criptomoeda. O preço dele já chegou a valorizar 1000% em um curto tempo, mas, em épocas de incerteza, o valor cai consideravelmente. Considere isso ao pensar sobre como calcular ROI neste caso.

Perfil de investidor

Pensar em ROI também é considerar seu perfil de investidor. Não há certo ou errado neste conceito, mas sim a aplicação mais adequada. Assim, veja se você prefere receber menos retorno, mas ter mais certeza de recebê-lo, ou arriscar mais para ter um rendimento maior.

Um fator que não conta na hora de decidir como calcular ROI é justamente o risco, bem como o prazo para receber os rendimentos. Assim, geralmente, ROIs mais altos implicam maiores riscos, e não necessariamente um tempo menor. Considere este detalhe antes de bater o martelo.

Se for possível, diversifique seus investimentos. Assim, vale a pena ter uma reserva em aplicações mais conservadoras para ter algo mais seguro. Há investimentos com risco médio, que consideram a inflação do período, por exemplo, e os que lidam com ações e criptomoedas, mais arriscados, mas com retornos mais atrativos.

Conheça mais sobre criptomoedas

Saber mais sobre como calcular ROI é fundamental para escolher o melhor investimento. Continue sua leitura no blog da NovaDAX para se informar sobre mercado financeiro e o mundo das criptomoedas, e fique por dentro das novidades!

vitoria.gear

Share
Published by
vitoria.gear

Recent Posts

  • Conceitos Cripto

Minerar bitcoin: o que é e como fazer

Minerar Bitcoin é uma atividade que atrai muitos adeptos que desejam lucrar com a valorização…

4 semanas ago
  • o que é criptomoedas

HASH11: saiba tudo sobre o ETF de criptomoedas da B3

Você já ouviu falar em HASH11? Esse criptoativo se consolidou como uma opção lucrativa para…

4 semanas ago
  • Educação

O que é memecoin

Você sabe o que DOGE, SHIB e PEPE têm em comum? Todas são moedas memes.…

1 mês ago
  • Educação

O que é ETF

A diversificação é importante para os investidores, pois ajuda a mitigar os riscos e potencializar…

1 mês ago
  • Investimento

Como declarar criptomoedas

As moedas digitais estão cada vez mais populares ao longo dos anos. Por serem ativos…

1 mês ago
  • Conceitos Cripto

O que são dApps?

No mundo das criptomoedas, vários conceitos devem ser compreendidos para fazer bons investimentos. Um deles…

1 mês ago