Moeda de Bitcoin.

O que é BTC

As criptomoedas são alternativas de investimentos que podem ser deduzidas no Imposto de Renda. Porém, elas não teriam conquistado espaço se não fosse pelo Bitcoin (BTC), pioneiro nas finanças digitais. Por isso, é importante saber o que é BTC.

O dinheiro eletrônico ainda é um mistério para muitas pessoas. Afinal, ele só existe no mundo virtual e pode ser negociado a qualquer hora, de qualquer lugar, sem depender de instituições financeiras. Porém, é inegável que a tecnologia por trás dele mudou o mundo financeiro.

Surgimento do Bitcoin

A história do Bitcoin começou em 31 de outubro de 2008, quando Satoshi Nakamoto enviou um e-mail para estudiosos de criptografia sobre o desenvolvimento de um sistema de pagamentos peer-to-peer (pessoa para pessoa), sem intermediários. Em anexo, estava um whitepaper de 9 páginas sobre o funcionamento.

Isso chamou a atenção por dois motivos: a ideia do pagamento e a identidade de Nakamoto. Até hoje, ninguém descobriu quem ele é. Pode ser um pseudônimo que representa uma pessoa ou um grupo de desenvolvedores.

No whitepaper sobre o que é BTC, ele mostrou os fundamentos da criptomoeda: oferta finita, registro das negociações em um livro (blockchain), ausência de intermediários no envio da moeda e uso do protocolo Proof-of-Work (PoW) para gerar mais moedas.

Contexto financeiro

Na época que o Bitcoin surgiu (a primeira moeda foi minerada em 2009), o mundo estava se recuperando da crise financeira do ano anterior. Vários empréstimos bancários arriscados foram liberados, mas nunca pagos. Quem comprou títulos de dívida ficou sem retorno de dinheiro.

Consequentemente, muitos bancos quebraram. A situação piorou com a falência do conglomerado Lehman Brothers, uma das maiores instituições financeiras. Isso aconteceu no mundo todo. Acredita-se que o Bitcoin e a blockchain surgiram como alternativas ao sistema financeiro tradicional.

Moeda de Bitcoin.

Tecnologia inovadora

Conhecer o contexto histórico é importante para entender o que é BTC. Afinal, a criptomoeda aparece em um período de desconfiança no sistema bancário. A crise econômica levou muitas empresas a realizar demissões em massa e até encerrarem as atividades.

Nessa situação, a blockchain era bastante incomum. Um sistema descentralizado, que funciona sem o intermédio de bancos, gerenciado pelos próprios membros da comunidade, levou algum tempo para ganhar a confiança dos investidores.

A blockchain do Bitcoin torna-se realmente uma rede de blocos que se ligam uns aos outros por meio de cálculos complexos, feitos por supercomputadores. Uma vez que um minerador os resolvia, era recompensado com uma moeda.

Qual é a diferença do Bitcoin para as outras criptomoedas?

Até certo ponto, o Bitcoin é parecido com as outras criptomoedas: todos funcionam em uma blockchain são considerados moedas de troca para compras e investimentos.

O que diferencia o Bitcoin de outras moedas digitais, como Ethereum, Doge e Solana, é o tipo de protocolo de consenso. BTC usa o PoW. No começo, ETH também era minerado via PoW, mas criou um novo sistema: Proof-of-Stake (PoS). Para ganhar moedas no PoS, o usuário deve depositar uma quantidade de criptos e validar novas transações na blockchain.

Mineração do Bitcoin

Um novo bloco é adicionado à blockchain com parte das informações do bloco anterior e, assim, sucessivamente. Quanto maior for o número de blocos, maior será a quantidade de informação fornecida. Por isso, hoje, minerar Bitcoin é uma tarefa para supercomputadores, que podem processar milhões de dados por segundo.

Para entender o que é BTC, é importante saber que é extremamente complexo minerar a moeda, gerando alto gasto de energia. A alternativa é participar de pools de mineração, que une vários computadores, ou comprar frações de Bitcoin.

As frações de BTC são chamadas satoshis, em homenagem ao criador da moeda. Divide-se o valor de um Bitcoin em 100 mil. Assim, 1 satoshi equivale a 0,00000001 BTC. Isso se dá pelo alto valor que a cripto tem hoje, cotada, em média, a US$ 63 mil.

Compra de Bitcoin em exchanges

Não tem como explicar o que é BTC sem mencionar as exchanges, corretoras de criptomoedas, como a NovaDAX. O Bitcoin é uma das criptos disponíveis no portfólio. É possível comprar a quantidade desejada dessa e de outras coins.

Para isso, basta fazer um cadastro na corretora e acompanhar a valorização da moeda. Gráficos em tempo real mostram as tendências de alta e baixa. Os dados dos usuários são protegidos por certificados de segurança. Acesse o blog da NovaDAX para ficar por dentro de o que é BTC e o mundo cripto!

Compartilhe