metamask

Entenda como a carteira MetaMask funciona

Sendo uma das principais carteiras não custodial de criptomoedas do mundo, a MetaMask possui mais de 10 milhões de usuários ativos mensais. A informação foi divulgada pela empresa fundadora, a Consensys. No artigo a seguir, entenda como essa tecnologia funciona e quais são as principais vantagens dela.

 

O que é MetaMask?

MetaMask wallet é uma carteira de criptos desenvolvida para armazenar tokens da moeda Ether. Ela pode funcionar como uma extensão de navegadores de internet e já se tornou uma das mais populares disponíveis no mercado digital.

Com a carteira MetaMask, o investidor pode armazenar, enviar e receber pagamentos com Ether, além de controlar as criptomoedas. O recurso também suporta outros ativos, desde que sejam compatíveis com a rede Ethereum, como Polygon, Arbitrum e Optimism, por exemplo.

Apenas o proprietário da carteira possui uma private key MetaMask, ou seja, uma chave privada de acesso para controlar as criptomoedas armazenadas. Por isso, é bastante seguro guardar as moedas digitais e realizar pagamentos.

 

Como a carteira MetaMask funciona?

O principal objetivo da MetaMask é ser uma carteira que armazene Ether e interaja com DApps, aplicativos descentralizados. Para isso, a tecnologia cria um canal de comunicação entre a extensão e os apps. 

Uma vez que um DApp reconhece a carteira, acontece a ativação e a liberação da utilização pelo usuário. Com isso, é possível executar ações ou eventos disponíveis pelo aplicativo, como compra e venda de moedas digitais, por exemplo. Porém, são cobradas taxas por cada atitude tomada, pagas em Ethereum ou no token apontado.

Portanto, a MetaMask não é somente uma carteira de armazenamento de moedas digitais, mas também tem controle sobre as interações dos usuários com aplicativos descentralizados. É possível instalar MetaMask no Chrome e demais navegadores populares.

 

Quais são as vantagens desse tipo de carteira?

Além de ser uma carteira segura de criptomoedas, a MetaMask tem como diferencial a possibilidade de interação com DApps. É possível acessá-la tanto pelo aplicativo, quanto pela extensão no navegador, facilitando a integração com variados sites e plataformas da internet.

A utilização por extensão é útil em protocolos DeFi (Decentralized Finance), além de marketplaces voltados para compra e venda de NFTs. Por isso, caso o investidor tenha interesse nesses setores, essa carteira é uma boa escolha. Devido a essas integrações, em julho de 2020, a adesão a essa carteira cresceu mais de 1.800%.

A MetaMask definiu uma tendência para que a carteira de criptomoedas seja mais interativa e ofereça mais funcionalidades para os usuários. Além disso, é bastante segura, já que apenas o proprietário tem acesso à chave, contando com proteções internas para bloquear casos de phishing.

Outra vantagem é a possibilidade de criar wallets por meio de HD, facilitando o backup das contas. O recurso também possui integração com sites como o Coinbase e o ShapeShift para recarregar a carteira de criptomoedas.

 

Como utilizar a carteira MetaMask

Primeiro, é preciso instalar a MetaMask por meio de um processo simples: basta baixar a extensão na loja do seu navegador. Depois, crie a sua carteira e a sua chave privada. Toda vez que você acessar sua wallet com a private key, a transação será registrada no livro-razão digital da MetaMask.

Para fazer o backup da sua carteira, crie uma frase com 12 palavras. Ela poderá ser utilizada para recuperar sua carteira caso o dispositivo utilizado seja perdido. 

É fundamental guardar essa frase em local seguro, onde ninguém mais tenha acesso além de você. Em seguida, basta clicar em “concluído” para ser direcionado para a página principal da carteira de criptos.

 

A importância de ter uma carteira de criptomoedas

Armazenar suas criptomoedas em uma carteira é essencial para a segurança dos seus ativos. Com esse recurso, é possível garantir que apenas você tenha acesso às moedas digitais. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso outro artigo sobre carteira de criptomoedas!

 

Compartilhe

Leia mais

ICP LISTADO NA NOVADAX

Estamos muito felizes em anunciar a listagem do Internet Computer (ICP) na NovaDAX! Agora, você pode aproveitar negociações dessa moeda na nossa plataforma! Continue lendo