Tecla em azul no teclado com a palavra NFT escrita.

Domínio NFT

Os domínios .com foram revolucionários na época da criação. O mundo virtual ainda estava nos primórdios e, para marcar um lugar, o registro do domínio era fundamental. Isso não mudou com a adoção dos blockchains, mas trouxe uma novidade mais revolucionária ainda, o domínio NFT.

Os registros de domínios no blockchain abrem um leque de possibilidades infinitas para o futuro. Como as atividades no blockchain são muito seguras e controladas pelo usuário, isso não seria diferente com o registro de um domínio nesse ambiente. Veja como isso funciona.

O que é domínio NFT?

Quando se fala em domínio NFT, cita-se, principalmente, um endereço de carteira de criptomoedas conectado a um token não fungível. Em vez de uma sequência aleatória de letras e números, o domínio é bem mais parecido com os endereços de hoje, como exemplo.com.

Além disso, o domínio NFT é hospedado no blockchain e é de total responsabilidade do usuário. Ou seja: alguém é dono daquele domínio, e não há entidades externas que possam interferir nisso. Só o proprietário pode fazer alterações no domínio, que é um registro único e intransferível.

Isso é bem diferente dos domínios registrados no Icann (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, conforme a sigla em inglês). Embora gerencie os endereços de internet de todo o mundo, o órgão responde às regras do governo dos Estados Unidos.

Domínio descentralizado

O fato do domínio NFT ser descentralizado impede que ele e o que mais estiver nele seja alterado, controlado ou excluído por outras entidades. É o que fazem plataformas como Facebook, Twitter e até provedores de sites com acesso aos dados lá registrados.

Assim, o domínio NFT traz de volta o controle ao usuário, a característica mais importante do blockchain. Você pode receber ou vender usando o domínio, com a vantagem de ele ser muito mais fácil de ser encontrado do que o endereço localizado nas wallets.

Como comprar um domínio NFT?

Procure por um mercado de domínio no blockchain na internet, da mesma forma que é feita a compra de endereços tradicionais. Dá até para selecionar a extensão que quiser, como .nft, .crypto, .defi, entre muitas outras.

Em seguida, faça o pagamento para ter acesso ao domínio NFT. Outra vantagem desse sistema é que o pagamento é feito somente na ocasião da inscrição. Ou seja: não se paga anuidades ou mensalidades para mantê-lo. Uma vez comprado, ele é seu indefinidamente.

O potencial do domínio NFT é enorme. Especialistas já o veem como a web 3.0, na qual será possível fazer milhares de transações de forma segura, com sistemas descentralizados, sem depender de corporações para os manter ativos. Conheça alguns usos dessa nova tecnologia.

Criar conteúdo

Quem já cria conteúdo hoje e depende das plataformas de mídias sociais para publicar, pode continuar com o trabalho na tecnologia blockchain. Por ser o único responsável pelo domínio, somente o proprietário tem poder para modificar o conteúdo, sem interferências externas.

Hospedagem de sites

Em vez de hospedar seu site em um provedor de internet, o próprio blockchain servirá de host. Ter a propriedade de domínio é outra vantagem, já que ele não pode ser reivindicado por empresas ou entidades. Como já falamos, o pagamento pelo domínio é feito somente na ocasião do registro.

Hospedagem de músicas

Esta foi uma das grandes dores de cabeça dos produtores musicais no começo da internet: os arquivos eram hospedados de forma ilegal em diversos sites. Com o domínio NFT, os músicos podem vender NFTs de áudio, com endereços exclusivos e únicos, ganhando por isso sem a interferência de terceiros.

Exibição de obras de arte

Embora os NFTs de arte já sejam mais comuns, ter um endereço NFT para exibi-los torna o acesso ainda mais facilitado. Os artistas podem vender os NFTs da arte no blockchain, do mesmo jeito que os tokens não fungíveis de música.

Invista em criptomoedas com a NovaDAX!

Agora que você sabe o que é domínio NFT, continue lendo o blog da NovaDAX. Aqui, você tem acesso a conteúdos gratuitos sobre criptomoedas, NFTs, blockchains e tudo o que envolve esse novo mundo. Acompanhe a cotação das dezenas de tokens e invista!

Compartilhe

Leia mais