Presente tanto no universo de ações como no de criptomoedas, o bullish é um termo que indica quando o mercado está com condições interessantes, ou seja, favoráveis ao investidor. Afinal, ele é um indicador de que as criptos estão sendo negociadas em alta.
Em outras palavras, para compreender o que é bullish, uma dica é fazer uma associação a tradução: bull é touro em inglês e, quando ocorre essa oscilação do mercado, os gráficos lembram o movimento de uma chifrada, indo de baixo para cima.
Para entender esse termo e outros relacionados ao mercado de compra e venda de criptomoedas, continue lendo o conteúdo abaixo e veja como se planejar para aproveitar as oportunidades. Confira.
Na prática, como funciona o bullish?
O bullish é considerado um ciclo, tanto de curta como longa duração, que põe em evidência a valorização de uma ou mais criptomoedas. Porém, há um mínimo de 20% quando falamos de alta, principalmente nas moedas virtuais mais populares.
Desta forma, mesmo que seja uma pequena alteração nos valores das criptos, quando esse clima otimista se tornar evidente, a tendência é que as negociações aumentem. Isso cria um cenário de altos rendimentos para quem já havia comprado as criptomoedas.
Esse é somente um dos fatores que fazem o bullish market tomar forma. Isso porque atualizações e mudanças de desenvolvedores podem ser fatores que chamam a atenção dos investidores para as criptos, mas o otimismo de quem as negocia também impacta na alta.
Bull market e bear market: qual é a diferença entre os termos?
Para entender o bullish, a tradução já diz muito, porém existem outros termos que estão envolvidos, como o bull market e bear market. Enquanto esse primeiro termo é utilizado para indicar o mercado em alta, o segundo é o oposto, usado somente quando os valores das criptomoedas estão em queda.
Por conta da popularidade dessas expressões, tanto no mercado de ativos como no de moedas digitais, foram criados adjetivos. Ou seja, bullish para os otimistas com o mercado e bearish para aqueles que estão pessimistas.
Assim, quando há expressões como “bullish vs bearish”, significa que existem comparações entre os valores de criptoativos. Isso ajuda o investidor a encontrar as moedas em que vale a pena investir o patrimônio dele.
Como identificar o início e fim do bullish?
O mercado bullish acontece depois de uma queda dos valores das moedas, ou seja, quando há pessimismo, um momento de alto potencial de valorização. Dessa forma, é um hábito que já indica a chegada de crescimento de certas criptos.
Além disso, há como identificar o momento em que o bullish termina devido ao grande número de negociações. Assim, quando ele atinge um pico, é quase certa a queda nos números.
Segundo César Trevisan, Head of Business development: “A plataforma da NovaDAX conta com gráficos completos onde os usuários podem monitorar o desempenho das moedas em diferentes períodos, e ainda pode-se adicionar diversos indicadores nos gráficos do site”.
Trevisan ainda complementa que todas essas soluções permitem que os usuários identifiquem com mais facilidade momentos como o bullish e com isso consigam tomar decisões mais assertivas em relação a seus investimentos.
Fases do bull marketing
De maneira geral, podemos resumir o bull marketing em três fases: acumulação, participação pública e excedente. A primeira etapa consiste na alta dos valores depois do pessimismo, enquanto a participação pública é quando acontece realmente a alta, em que os investidores passam a aplicar capital.
Por fim, existe a fase do excedente, quando há muita procura pela criptomoeda. Isso faz o mercado passar à queda, o que não é atrativo para o investidor, principalmente para a venda de criptos.
É neste último estágio que os investidores antecipam a movimentação do mercado e vendem parte da carteira de ativos, partindo para a busca de novas oportunidades lucrativas.
Quanto tempo dura o bullish?
Assim como não é possível prever o comportamento do mercado, o bullish é imprevisível, seja o momento de começar, seja o de terminar. Afinal, os acontecimentos políticos, empresariais e sociais são fatores que impactam a valorização e a desvalorização de criptoativos.
Porém, é válido destacar que o bullish não é um acontecimento que ocorre de ano em ano. Por isso, se estiver pensando em aproveitar essa fase do mercado, fique atento às movimentações das moedas digitais.
Afinal, acompanhando os gráficos, como aqueles da NovaDAX para o monitoramento em tempo real, é possível identificar alguns padrões que ajudam a tornar as negociações mais assertivas e lucrativas.
Aprenda mais sobre o mercado de criptos com a NovaDAX
A NovaDAX é uma exchange de criptomoedas com atuação nacional e internacional considerada uma das maiores no mercado. Prova disso é que você consegue encontrar em nosso portfólio mais de 40 moedas digitais para já começar a investir o seu patrimônio.
Além disso, aqui o investidor encontra uma plataforma e um aplicativo intuitivo, com todas as ferramentas necessárias para acompanhar as oscilações do mercado e planejar os investimentos, principalmente porque somos a única exchange que oferece o stop limit completo. Faça o seu cadastro e aproveite.