INVESTIMENTOS
O Bitcoin faz tanto sucesso que é moeda oficial de dois países. Quer saber quais são eles? Acompanhe os próximos stories!
O primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda oficial foi o El Salvador. Foram 62 votos favoráveis do total de 84 deputados que levaram à oficialização em 7 de setembro de 2021. A aprovação foi rápida, durando somente 3 meses no Congresso.
A volatilidade do ativo provocou temor e controvérsias, indicando a possibilidade de riscos para a estabilidade financeira do país. Outra preocupação foi o uso por pessoas de baixa renda, que precisavam de acesso à tecnologia.
O governo desenvolveu uma infraestrutura de suporte para a moeda digital e lançou a Chivo Wallet, uma carteira digital que possibilita as transações do Bitcoin e o recebimento de bônus.
A segunda nação a adotar o Bitcoin foi a República Centro-Africana, um ano após o El Salvador. O resultado da votação da adoção foi unânime e considerado decisivo para abrir novas oportunidades no país.
Apesar da decisão ser positiva, ela foi revogada em março de 2023. Não há motivos exatos para a moeda não ter permanecido como oficial, mas houve pressão da imprensa sobre o país diante da aprovação.
Ainda assim, a moeda continuou sendo referência no país, e a população continuou investindo e usando-a.