Fraudes envolvendo ativos: como se proteger de 5 golpes comuns com criptomoedas 

CRIPTOMOEDA

Os golpes envolvendo criptomoedas são mais comuns do que você imagina. Com a evolução das tecnologias,  novas fraudes digitais são criadas constantemente. 

Mesmo em estruturas seguras, como blockchain, ainda é possível cair em golpes. Veja os cinco mais comuns e saiba como se proteger, a seguir!

1. Phishing 

Golpes por e-mail são chamados de phishing. Para evitar cair neles, fique atento a detalhes que podem diferenciar mensagens verdadeiras e falsas: endereço do remetente, erros de ortografia, etc.

2. Esquema de pirâmide 

A melhor maneira de não se envolver em esquema de pirâmide com criptoativos é evitar acreditar que você multiplicará seu patrimônio em um curto período. Também vale ficar atento às cotações para verificar essa possibilidade.

3. Esquema de investimento 

Sempre pesquise o histórico de criação e flutuações de preço de uma moeda. Assim, você evita cair em um esquema de investimento, quando os golpistas desvalorizam uma coin rapidamente. 

4. Sites falsos 

Uma maneira de evitar gastar dinheiro em sites falsos é buscar por exchanges já consolidadas e regulamentadas. Também desconfie de portais que oferecem dinheiro ou dobram seu investimento no cadastro. 

5. Sorteio

Evite participar de sorteios de criptomoedas feitos em redes sociais, pois essas ferramentas são muito utilizadas por golpistas. Além disso, prêmios em dinheiro por sorteamento são proibidos pelo Ministério da Economia.

Existem vários golpes financeiros aos quais você deve ficar atento! Para evitar cair neles, conte com uma exchange de confiança, como a NovaDAX!