Diversificação de investimentos: como melhorar a saúde financeira

Se você já investe, sabe da importância da diversificação para melhorar a rentabilidade. Caso ainda não tenha adotado essa estratégia, chegou o momento de entender tudo sobre ela. 

A importância da diversificação

Ver mais

Ver mais

A diversificação consiste na distribuição do capital em diferentes investimentos, tanto de renda fixa quanto de variável. Assim, você não concentra todo o dinheiro em apenas uma aplicação.

O que é diversificação? 

Saiba tudo sobre investimentos

Acompanhe as dicas e informações do blog para diversificar seus ativos.

A estratégia favorece a saúde financeira, já que existem momentos de alta e baixa no mercado. Enquanto uma aplicação desvaloriza, outras podem valorizar. Então, você nunca perde por completo. 

Por que diversificar?

Ver mais

Com uma carteira de investimento diversificada, é possível diluir os riscos e aumentar o potencial de retorno financeiro. Para isso, é preciso ajustar os ativos segundo as movimentações do mercado. 

Função da diversificação 

Ver mais

Ao optar pela estratégia de investimento diversificado, você protege o patrimônio acumulado e melhora o retorno a médio/longo prazo. Além disso, pode arriscar mais nas negociações.

Vantagens da estratégia 

Ver mais

O primeiro passo para adotar a diversificação é analisar o seu estado financeiro. Entenda quanto você pode investir mensalmente e tenha sempre um objetivo a cada negociação. 

1. Analise sua vida financeira  

Ver mais

O perfil de investidor depende se você prefere ativos mais seguros, de renda fixa (conservador), renda variável, sem abrir mão da renda fixa (moderado), ou altos riscos pela rentabilidade (arrojado). 

2. Saiba qual é o seu perfil de investidor 

Ver mais

Você precisa saber em quais tipos de ativos pode aplicar, como renda fixa ou variável, fundos imobiliários, cambiais e outros. Conheça-os para ampliar as variações da sua carteira. 

3. Entenda os tipos de ativos 

Ver mais

Sabendo quais tipos de ativos são ideais para sua carteira, pense em quanto capital investir em cada um. É essencial considerar as taxas de juros, as expectativas econômicas e a inflação. 

4. Distribua os ativos  

Ver mais

É essencial reavaliar a carteira frequentemente, mesmo que ela já esteja equilibrada. Com as mudanças do mercado, você precisa se adaptar para aumentar o retorno financeiro.

5. Reavalie a carteira

Ver mais

Conheça o mundo dos investimentos

Gostou de aprender sobre diversificação de investimento e quer continuar lendo sobre estratégias que podem ajudar? Continue na NovaDAX!

Veja também

O que é BID no mercado financeiro? 

Confira 9 dicas sobre planejamento financeiro 

Carteira virtual: diferença entre hot e cold wallet