4 scams para conhecer e manter suas criptomoedas seguras

No universo das criptomoedas, existem muitas pessoas mal-intencionadas. Por isso, golpes são bastante recorrentes. Nesse mercado, esse tipo de movimento fraudulento é conhecido como “scam”.

Sendo assim, para você investir de forma segura, é importante conhecer alguns dos principais golpes com criptomoedas. A seguir, confira quatro scams conhecidos nesse mercado.

1 - Pirâmides de criptomoedas

As pirâmides de criptomoedas consistem em enganar investidores em ativos específicos que, na teoria, vão supervalorizar.

No entanto, o dinheiro arrecadado é utilizado para pagar participantes que entraram no esquema antes. Muitas vezes, esse scam sugere que você convide novos investidores para a pirâmide.

2 - Criptomoedas falsas

A cada dia que passa, novas criptomoedas surgem no mercado. No entanto, muitas delas são cripto scams, ou seja, não são verdadeiras e não têm valor.

É comum que esse tipo de ativo seja acompanhado por discursos sedutores, que oferecem grandes quantias sobre investimentos relativamente pequenos. Por isso, ao se deparar com anúncios desse tipo, desconfie!

3 - Carteiras falsas

Assim como criptomoedas scam, existem carteiras falsas. Há muitos casos em que as pessoas investem em wallets sem fundo e perdem dinheiro.

Por isso, estude bastante antes de depositar seu dinheiro em qualquer carteira de criptomoedas. Pesquise sobre a opção escolhida e a empresa por trás dela.

4 - Grupos de pump

Os grupos de pump são comuns em aplicativos de mensagens instantâneas. Neles, investidores se juntam para comprar criptomoedas específicas, fazendo com que os valores disparem.

Normalmente, apenas os administradores dos grupos se beneficiam da prática. Os últimos participantes não conseguem lucrar como o esperado.

Agora, você já sabe como investir com segurança em criptomoedas. Se ainda quiser aprender como montar suas carteiras, confira mais dicas da NovaDAX!