Veja a proposta de novas regras do BC para as criptos

Investimentos

Recentemente, o Banco Central do Brasil (BC) colocou em consulta pública uma proposta de regras contábeis para os ativos virtuais e os tokens de utilidade. 

Ver mais

1

O intuito é aumentar a transparência e a qualidade das informações sobre os ativos, assim como padronizar os registros contábeis das operações com criptoativos.

Ver mais

Por que a proposta foi feita? 

2

Segundo o BC, os ativos virtuais são reconhecidos pelo valor pago. Já os recebidos por pagamento de serviços, como mineração ou staking, adotam o valor justo na data da obrigação.

Ver mais

Valores pagos 

3

Os ativos gratuitos, recebidos pelos airdrops dos projetos, também precisam ser declarados pelo valor justo na data de recebimento.

Ver mais

Ativos gratuitos 

Criptomoedas para sua carteira 

Confira a variedade de ativos digitais disponíveis na NovaDAX para diversificar sua carteira conforme sua estratégia de investimento.

4

Ainda que sejam inicialmente reconhecidos por esses valores, os ativos precisam ser reavaliados com uma frequência, pelo menos, mensal.

Ver mais

Reavaliação 

5

Tokens não fungíveis e de utilidade precisam ser registrados pelo custo reduzido de perdas ao valor recuperável.

Ver mais

NFTs e tokens de utilidade 

6

O BC também propôs divulgação das demonstrações contábeis em notas explicativas. As instituições precisam detalhar variações de valores, ganhos, perdas e informações técnicas. 

Ver mais

Demonstração contábil 

Acompanhe as regras 

Como o Banco Central recebeu sugestões para a regulamentação das criptos, mudanças podem ser feitas. Continue acompanhando as novidades pela NovaDAX para investir com segurança.

Veja também

Marco legal das criptos: o que muda com a lei?

Entenda por que a regulamentação é necessária

Lei Bitcoin: saiba o que muda no mercado