5 diferenças entre fundos de criptomoedas e ativo

INVESTIMENTOS

Se você é novo no universo dos investimentos, é importante conhecer as diferenças entre fundos de criptomoedas e ativos. Confira quais são elas nos próximos stories! 

Fundo de criptomoeda 

O fundo de criptomoedas é uma opção para quem não quer investir diretamente nos ativos digitais. Ele funciona de forma coletiva, com pessoas físicas e jurídicas, consideradas “cotistas”.  

Ativos digitais 

Os ativos digitais são investimentos financeiros do mundo real que se tornam tokens. Eles são registrados na rede blockchain e negociados por transações digitais, como imagens, vídeos, patentes e criptomoedas.

Segurança e praticidade 

A primeira diferença é a regulamentação dos fundos de criptos, que os tornam mais seguros para os investidores. Como a gestão é feita por profissionais, só é preciso adquirir a opção desejada. Com os ativos, é preciso atenção redobrada para acompanhar a valorização do mercado até depois da aquisição. 

Exposição 

Os fundos são mais limitados em comparação aos ativos digitais, que possuem inúmeras variações para a diversificar a carteira, apesar de exigirem maior exposição durante os investimentos.

Taxas 

Ao investir em criptomoedas e demais ativos digitais, há apenas taxas de depósitos e transferências, que costumam ser mais econômicas que as tarifas cobradas pelos fundos. Nesse caso, é preciso pagar taxas de administração e performance.

Liquidez 

O investimento em ativos digitais têm liquidez mais rápida, enquanto leva um tempo maior para o resgate do dinheiro aplicado em fundos. No caso das criptomoedas, as exchanges fazem as transações em poucos minutos. 

Declaração 

A última diferença é o Imposto de Renda, que possui alíquota fixa de 15% para os ganhos de capital com fundos. No investimento em criptomoedas, há isenção para lucros até R$ 35 mil.

Já sabe quais investimentos quer fazer? Conte com a NovaDAX para fazer transações seguras e diversificar sua carteira!