3 consequências para quem não declara criptomoedas no IR em 2023

INVESTIMENTOS

Cada vez mais pessoas olham para o mercado de criptomoedas como uma nova fonte de renda. Afinal, esses ativos oferecem cada vez mais opções e inovações aos investidores. 

No entanto, será que é preciso declarar criptomoedas no Imposto de Renda (IR) em 2023? A resposta é sim. Se você investiu mais de R$ 5.000 em moedas virtuais, é preciso declará-las. 

Quais são as consequências em não contabilizar criptomoedas no IR? Confira os stories a seguir e veja os principais problemas que podem ser enfrentados. 

1 - Multa 

Caso você não declare as moedas e atrase os impostos sobre elas, deve arcar com uma multa de 0,33% por dia, somada de juros de 1% ao mês até o limite de 20%. 

2 - Investigação 

Se a Receita Federal comunicar a omissão da declaração das criptomoedas ao Ministério Público Federal, pode ser iniciada uma investigação pautada no pretexto de sonegação fiscal. 

3 - Prejuízo financeiro 

A consequência mais óbvia é o prejuízo financeiro que você sofrerá caso precise lidar com multas ou investigações fiscais. Sendo assim, não esqueça de declarar criptomoedas no IR! 

Agora, você já sabe por que deve declarar criptomoedas no IR e quais são as principais consequências, caso não o faça. Fique de olho nos conteúdos da NovaDAX para mais informações sobre o tema!