txid

Entenda como é possível encontrar sua transação TxID

Você acabou de fazer a primeira transação em Bitcoin, Ethereum ou qualquer outra moeda. A pessoa que recebeu suas moedas pede a você a hash da transação. E você fica pensando: mas o que é uma hash?

A hash é um comprovante de pagamento da transação, mais conhecido como Tx Hash ou ID da transação (TxID). O TxID é constituído de caracteres com letras e números e especifica a transação em criptomoedas.

Para cada transação que ocorre na rede, é fornecido esse código. Ele é um identificador único da transação, como se fosse o endereço de destino. Com um TxID também é possível verificar seu histórico de depósitos e saques.

Por que é importante saber encontrar o seu TxID?

Além de ser um recibo de pagamento e mostrar o histórico de saques e depósitos, ter acesso ao seu TxID pode ser a solução de alguns problemas. Por exemplo, com ele você pode ter a confirmação de que a transação foi realizada. Também é possível verificar o status da transação, ou seja, ver como está o andamento da operação.

Outro exemplo de que um TxID é útil é quando a transferência demora muito para acontecer. Isso pode se dar em razão de a taxa de comissão escolhida ser muito baixa. Nesses casos, você pode cancelar a operação e fazer uma nova transação com taxa de comissão maior. Assim a transferência ocorre mais rapidamente.

Com o TxID também é possível descobrir outros detalhes. Vejamos:

  • endereço do destinatário;
  • endereço do remetente;
  • data da transferência;
  • horário da transferência;
  • taxa de transação;
  • altura do bloco;
  • quantidade de criptomoedas enviadas, além de outras confirmações.

Agora você deve estar pensando: mas é muita informação para compartilhar com outra pessoa. Se esse é o seu pensamento, saiba que compartilhar o TxID é muito seguro, pois ele não contém informações pessoais, somente informações sobre a transação e como já foi dito, funciona como um comprovante de pagamento.

 Como encontrar uma transação?

Se você quer encontrar uma transação de Bitcoin, você pode usar a ferramenta Block Explorer. Esse mecanismo ajuda a extrair informações da rede blockchain. Com essa ferramenta, é possível explorar blocos do Bitcoin Core (BTC) e Bitcoin Cash (BCH). Em outros sites é possível explorar outras moedas.

 Como colher informações na ferramenta Block Explorer? 

Para usar a ferramenta Block Explorer, você tem que ter realizado uma operação na rede blockchain. Após é necessário seguir os seguintes passos:

1 – Transação na carteira: vá na sua carteira e selecione a transação sobre a qual você quer obter informações. De modo geral, as carteiras listam as suas últimas transações de uma forma bem simples.

2 – ID da transação: após é necessário encontrar o seu ID de transação de Bitcoin. Lembrando que toda transação tem seu ID único. O ID é uma sequência longa de números e letras.

3 – Copie e cole o ID: depois de achar o ID da transação, basta copiar e colar na ferramenta Block Explorer. Agora você pode ter todas as informações das quais precisa.

 <H2> Vantagens de ter acesso ao TxID </H2>

 Sempre é bom saber sua hash, pois você nunca sabe quando vai precisar. Por isso, listamos algumas vantagens de ter acesso ao seu TxID. Vejamos:

  • Dúvidas na transação: as transações, em alguns casos, podem ser demoradas. Quem é iniciante ou até quem já possui bastante experiência no mercado, tem muito medo de errar ao copiar o endereço para o qual vai enviar as criptomoedas. Muitos já enviaram valores bem altos para endereços desconhecidos por copiar errado e, quando isso acontece, é impossível reverter a situação. Então, quando uma transação está demorando muito para acontecer, você pode verificar se ela foi realmente efetivada na ferramenta Block Explorer e, para verificar, você precisa do TxID.
  • Endereço válido: antes de enviar para alguma pessoa qualquer quantia em criptomoedas com a sua hash, é possível verificar se o endereço de destino é um endereço válido.
  • Operação cancelada: se você tiver sua hash, também pode verificar se uma operação não foi cancelada. Para uma operação ser cancelada, um dos fatores é que o endereço ao qual foi enviado seja inexistente. Se isso acontecer, você pode verificar o status.
  • Prova de pagamento: essa é a maneira mais segura de provar se realizou ou não um pagamento. Se você fez um pagamento, isto é, uma transferência de criptomoedas para alguém, pode ter certeza de que com o TxID você consegue comprovar.
  • Segurança: ter acesso ao seu TxID é ter acesso a qualquer tipo de informação que for solicitada.

Gostou do artigo? Se você quer saber mais sobre criptomoedas, acesse o site da NovaDAX. Nós temos diversos artigos sobre moedas digitais. Saiba, inclusive, que a NovaDAX está com taxa zero para transações em Bitcoin. Então aproveite e faça suas transações conosco!

Compartilhe

Leia mais