Em algum momento no mundo cripto, você já deve ter ouvido falar sobre DeFi? DeFi é uma sigla que significa Decentralized Finance, em português, Finanças Descentralizadas. Isso representa um novo sistema financeiro, o qual tem o objetivo de oferecer produtos e serviços financeiros de forma descentralizada, ou seja, esses produtos e serviços são independentes, não têm centrais reguladoras, bancos, governos ou instituições financeiras nas quais são regulados.
Para esses serviços funcionarem, precisam de uma plataforma denominada blockchain e também de uma criptomoeda.
A blockchain é um banco de dados sem controle central, isto é, qualquer pessoa pode solicitar a inclusão de novos dados ou validar o registro histórico. Funciona como uma cadeia de blocos que estão em forma cronológica, na qual as informações são armazenadas conforme um código criptográfico.
Logo, a blockchain nada mais é que uma forma transparente, rápida e autônoma, onde é possível realizar transações financeiras sem a necessidade de terceiros para autenticar os dados.
Mas o que é Yield Farming?
Esse termo em inglês significa “produção agrícola”. No universo cripto, esse termo se refere a um grupo de estratégias que os investidores utilizam para ter ganhos com as finanças descentralizadas, isto é, com mineração de liquidez.
Logo, o Yield Farming ou mineração de liquidez possibilita que usuários bloqueiem ou depositem cripto ativos em um sistema no qual existem recompensas enquanto gera liquidez para a rede. Os usuários desse sistema são chamados de Provedores de Liquidez ou LP.
Esse processo é necessário, pois os usuários, ao manterem seus ativos bloqueados na plataforma, aumentam a liquidez do ativo, isto é, garantem que a rede irá suprir sua demanda.
Assim, o objetivo principal dessa rede é aumentar a liquidez, por isso, o processo criou as recompensas, já que a ideia é fazer com que os detentores dos cripto ativos deixem seus ativos bloqueados e sem movimentação e, com isso, ganhem recompensas.
Como funciona o Yield Farming?
Funciona nas corretoras, meio pelo qual as criptomoedas são negociadas. Por exemplo, se você quer vender suas moedas digitais, é necessário que tenha outro investidor que queira comprar. A corretora faz essa função, intermedeia quem quer vender e quem quer comprar para ocorrer o trade. Para que esse processo de compra e venda ocorra, é necessário que haja fundos em reserva de forma a garantir ao comprador que ele terá suas moedas, tanto para negociar quanto para sacar.
O Yield Farming é realizado por corretoras que usam o modelo descentralizado, cuja sigla é DEX. A compra e a venda de criptomoedas acontece pelo pool de liquidez, o chamado staking, que é o método pelo qual os tokens ficam bloqueados.
Para aqueles que deixam os seus cripto ativos no pool de liquidez é dada uma porcentagem nas taxas de trades. Se utilizarem um pool específico do usuário, é possível ganhar também algum token da plataforma.
Para melhor entendimento, podemos comparar esse processo a uma ação muito praticada no mercado: os empréstimos. Uma pessoa procura um banco, faz um empréstimo e, quando ela for pagar esse empréstimo, o banco cobrará juros. Trazendo para o mundo de cripto ativos, quem vai receber os juros do bloqueio dos seus cripto ativos são os Provedores de Liquidez.
Quais as regras do Yield Farming?
O Provedor de Liquidez precisa escolher o pool do qual deseja participar. Após, deve depositar seus tokens no pool em pares de cripto ativos. Os pools de liquidez irão bloquear seus tokens e o investidor se torna um Provedor de Liquidez.
O retorno para quem é um Provedor de Liquidez varia de acordo com o que ele vai investir e as normas referentes ao percentual e às taxas de transação.
Quais as vantagens do Yield Farming?
- Retorno: o Yield Farming permite grandes retornos, maiores até do que outras instituições tradicionais, pois a recompensa vale a pena.
- Tokens: a recompensa pode ser por token da rede. Esses tokens podem ser aplicados em outro pool de liquidez.
- Moedas a longo prazo: para quem deseja manter as moedas por longo prazo, o Yield Farming é a solução, já que você recebe juros sem a necessidade de fazer trade ou esperar a valorização do ativo.
Riscos do Yield Farming
- Regulamentação: o mercado não é regulamentado, sendo assim não há garantia de proteção dos fundos.
- Usuários avançados: o Yield Farming é indicado somente para usuários avançados, pois, se você não tiver certeza do que está fazendo, pode acabar perdendo dinheiro.
Continue conosco
Agora que você já sabe o que é Yield Farming, basta definir qual será a sua estratégia na hora de investir em criptoativos. Se precisar de uma corretora para comprar Bitcoin, você pode comprar conosco. Acesse nossa plataforma!