scam

Tudo sobre Scam no mercado de criptomoedas

Quem investe em criptomoedas tem medo de perder seu dinheiro ou suas criptomoedas. Como esse mercado tem a possibilidade de dar muito lucro em pouco tempo (claro, isso depende do seu conhecimento e timing ao operar uma criptomoeda), acaba abrindo espaço para pessoas mal intencionadas.

Chamamos esses golpes de “SCAM”.

Existem diversas formas de “SCAM” e sem mais delongas, vamos falar de alguns golpes mais comuns no mercado cripto.

Pirâmides financeiras

A pirâmide financeira é um golpe muito comum e foi criada por Charles Ponzi no começo do século passado. O sistema consiste em convencer alguém a investir dinheiro com a promessa de ganhos extraordinários. O que acontece na verdade é que essa “empresa” que está “investindo” seu dinheiro, não o investe e o usa para pagar alguém que entrou antes de você.

Como isso funciona no mercado cripto?

É praticamente da mesma forma, promessas de: ” invista um valor “X” para ter retorno “Y%”. Essas “empresas” vão coletar o seu dinheiro, alegando  investir em criptomoedas ou em uma criptomoeda em específico, alegando que a mesma está prestes a multiplicar seu valor muitas vezes. Na prática, seu dinheiro vai ser usado para pagar alguém que entrou antes de você e ela vai “receber” seu lucro. 

Em alguns casos ela te incentiva a trazer mais pessoas, prometendo comissões por indicações. 

Você deve estar pensando, “mas nesse caso, eu só preciso esperar que chegue minha hora de sacar o dinheiro com meu lucro pago por outro…”. Existem diversos casos onde as “empresas” fecham as portas, tiram seus sites do ar e os sócios somem com todo o dinheiro ou criptomoedas.

Criptomoedas falsas

Todos os dias novas criptomoedas são lançadas no mundo e isso abre possibilidades golpes com falsas criptomoedas. Enquanto você não tiver conhecimento suficiente sobre o mundo cripto, aconselhamos você a operar apenas em projetos sólidos e consolidados como Bitcoin e/ou Ethereum.

Usando um marketing agressivo, essas “empresas” te fazem a promessa de que se você investir “X”, você receberá um valor “Y”, mas na moeda que ela está lançando e que em poucos meses ela valerá muitas vezes mais do que o valor no qual você “investiu” inicialmente. 

Por exemplo: “Invista R$ 250.000,00 e receba 2.500.000 moedas que em 2 meses estarão valendo mais de R$ 2,00 cada”. Ou seja, você vai investir 250 mil reais e receberá em poucos meses 5 milhões de reais. Esse é um discurso muito sedutor e quem não quer um lucro como esse, não é mesmo?

Neste caso, nós aconselhamos ficar de fora, pois seu dinheiro corre um enorme risco.

Rentabilidade fixa

Quem investe em criptomoedas há um certo tempo, está acostumado com a volatilidade do mercado, portanto fica claro que o valor de hoje, não significa o mesmo valor amanhã. Tendo isso em vista, também é impossível garantir uma rentabilidade fixa.

Algumas “empresas” prometem 500% de rentabilidade ao ano. Não estamos querendo dizer que é impossível obter essa rentabilidade, inclusive já houve casos de moedas valorizarem esse valor em um dia, porém não existe NADA, nem uma pessoa, nem uma máquina ou algoritmo que garanta que vá acontecer novamente. O que garante que uma moeda irá se valorizar ou desvalorizar é a quantidade de pessoas vendendo versus a quantidade de pessoas comprando. 

Portanto, colocar seu dinheiro em “empresas” que garantem rentabilidade fixa, vai colocá-lo em risco.

Carteiras falsas

É muito importante saber mais sobre a carteira onde você está armazenando suas criptomoedas, pois infelizmente vemos diversos casos nos quais usuários enviam suas moedas para wallets falsas e acabam perdendo todas suas criptomoedas.

Antes de enviar dinheiro para uma Wallet (carteira), pesquise sobre ela na internet para ter certeza de que se trata de uma empresa confiável.

Grupos de Pump

Muitos grupos são criados em aplicativos de mensagens instantâneas, onde os participantes combinam a compra em massa de uma certa criptomoeda, essa compra faz com que seu valor dispare. Porém, as pessoas que entram por último, acabam vendendo suas moedas em um valor abaixo do comprado, causando prejuízos.

Essa é uma prática ilegal, porém as critpomoedas ainda não são regulamentadas, o que dificulta a fiscalização destes grupos.

Como se proteger dos “SCAMS” em criptomoedas

  • Nunca invista seu dinheiro sem antes fazer uma pesquisa minuciosa do que você está investindo.
  • Nunca invista seu dinheiro em empresas que te prometem uma rentabilidade fixa (10%, 20%, 100% de rendimento).
  • Só compre e venda cripto ativos em exchanges de confiança. 
  • Ative TODOS os fatores de segurança nas exchanges nos quais você opera suas criptomoedas.
  • Não salve as chaves privadas de suas carteiras/exchanges em computadores/celulares e etc.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajudar a não cair em nenhum golpe.

Compartilhe

Leia mais