Há pessoas que, apesar do interesse no mercado financeiro, preferem não fazer investimentos por medo de tomar as decisões erradas. Entretanto, com apenas alguns conhecimentos básicos é possível compreender como funciona o sistema e evitar o prejuízo. Uma das formas de se proteger é conhecer os conceitos de stop loss.
Veja só o que estas técnicas podem fazer por você para que gere mais renda ao investir!
O que é stop loss?
O stop loss — termo em inglês para “parar a perda” — é um comando automático que tem como objetivo fazer um melhor gerenciamento das perdas e produzir mais ganhos.
Ou seja, é uma ótima forma de garantir certa segurança para aqueles que têm receio de ingressar no mercado por conta das variações.
Essa ordem é responsável por gerar a venda de seu ativo quando for identificado que há uma queda brusca no mercado. Isso porque ele consegue fazer análises, descobrir se a situação é bull ou bear, fazer projeções para os próximos dias e entender se esta é uma flutuação momentânea ou se os prejuízos são progressivos.
Como configurar esse comando?
Apesar de ser automático, ele precisa ser previamente configurado pelo investidor. Afinal, o sistema não tem liberdade ou autonomia para fazer essa atividade sozinho. Assim, ao fazer as definições do stop loss, é preciso seguir os seguintes passos:
- Inserir o valor de disparo (Valor que “acionará” a criação da ordem de venda)
- Inserir o valor de venda (Valor que você deseja que o ativo seja efetivamente vendido)
- Inserir a quantidade do ativo a ser vendida
Recomenda-se que o valor de disparo tenha uma certa distância do valor de venda para evitar que sua ordem seja pulada e acabe não sendo realizada.
Ex: Valor de disparo = 1.200
Valor de venda = 1.050
Limite mínimo
Com base na quantia que você pagou por aquele ativo, faça a configuração do stop loss com um limite mínimo — ou seja, o quanto considera que seja o início de um sinal de queda. Desta forma, esse valor de disparo, quando acionado acionará as vendas automáticas.
Para ter uma real noção, é importante entender qual o valor médio daquele ativo e calcular uma porcentagem de perda que considera aceitável em cima dessa quantia. Para isso, esteja atento a gráficos que mostram um panorama geral do mercado.
Tempo de duração
Outro ponto de atenção é o quanto irá durar esse comando automático. Afinal, não é sempre que esse ativo estará em risco de queda, não é mesmo? A plataforma permite você defina um prazo, que não tem nenhum limite específico, mas deve estar em atividade por pelo menos um dia inteiro.
Gostou de saber o que é stop loss? Então leia mais artigos aqui no blog da NovaDAX!