stock market graph financial data on an electronic board on a laptop screen scaled

Rig de mineração: entenda o que é e se vale a pena ter um

Você, que é do mundo cripto, ou até se não é, mas está começando a entrar nele, já teve curiosidade de saber como funciona e o que é preciso para realizar o processo de mineração? Se essa é uma curiosidade sua, saiba que você não é o único. Muitos investidores têm curiosidade de saber como é possível minerar uma criptomoeda como o Bitcoin ou o Ethereum

Se você não sabe o que é preciso, então acompanhe este artigo que nós vamos lhe contar! 

O que é rig de mineração?

Você já ouviu falar de rig de mineração? O rig de mineração são sistemas de computadores, geralmente placas de vídeo, montados em gabinetes especializados em minerar criptomoedas. Essas placas de vídeo trabalham todas em conjunto para decodificar criptomoedas e suas camadas. Atualmente as criptomoedas mineradas mais comuns são Bitcoin, Ethereum e Dogecoin. O principal objetivo dessas máquinas é fornecer alto desempenho no processamento de dados para minerar criptomoedas. 

Equipamentos para minerar

Os equipamentos para minerar são classificados por tipo de hardware de mineração. Vejamos quais são os existentes: 

  • CPU: a plataforma consiste em vários computadores instalados para extrair uma criptomoeda. Para ter um ótimo desempenho, os mineradores usavam processadores multi-core ou placas-mãe multi CPU. Porém, elas foram substituídas por plataformas melhores, como GPU, FPGA e ASIC. Entretanto, em criptomoedas como Monero (XMR), ainda é possível obter lucros com a mineração via CPU. 
  • GPU: atualmente, as plataformas GPU são as mais populares, porque com elas é possível minerar criptomoedas como o Ethereum (ETH), Ethereum Classic (ETC), Zcash (ZEC) e outras. Na plataforma GPU de mineração, são conectadas várias GPUs ou placas gráficas. Esses equipamentos servem para acelerar o processo de mineração. Em cada GPU atua um nó de mineração. Esse nó oferece enorme poder e esse poder aumenta ainda mais, pois é multiplicado pelas GPUs instaladas na plataforma. GPUs são itens favoritos de pequenos mineradores de criptomoedas, isto porque a plataforma é de fácil montagem, baixa manutenção e altamente versátil. Essa versatilidade proporciona ao minerador alterar o programa de mineração. Por exemplo, se o minerador está minerando Ethereum e a plataforma não é mais viável, é possível usar a plataforma para extrair outro tipo de criptomoeda. Basta alterar o programa, direcionando-o para outra moeda. 
  • FPGA: antigamente os FPGA eram muito utilizados para mineração devido a sua capacidade de minerar diferentes tipos de criptomoedas. Porém, a otimização da mineração GPU e a chegada dos ASICs tomou o lugar dos FPGA. 
  • ASIC: atualmente os ASICs ou circuitos integrados para aplicações específicas, são as ferramentas mais usadas pelos mineradores. Essas ferramentas são dispositivos de hardware projetados para realizar uma tarefa bem específica. Por isso, um minerador ASIC é muito poderoso. 

O que levar em consideração ao montar uma rig de mineração?

Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração. Por exemplo: 

  • Taxa Hash: é isso que determina o quanto uma placa consegue calcular e processar a cada segundo. Quanto maior for a taxa Hash, melhor será o seu desempenho. 
  • Gasto de energia: se a taxa Hash for muito pequena e o gasto energético for alto, o retorno com a mineração pode não compensar, pois a conta de luz pode vir muito alta. Por isso, o ideal é calcular o quanto o hardware gasta para resolver os problemas matemáticos enquanto fica ligado e qual o retorno, para ver se vale a pena. 
  • Refrigeração: qualquer equipamento esquenta e com os equipamentos dos mineradores não é diferente. Aliás, eles esquentam muito, logo o resfriamento permite que o seu aparelho funcione corretamente, evitando o superaquecimento. 
  • Rig de mineração usado: não é aconselhável comprar um rig de mineração usado, pois a tendência é que apresente problemas no futuro, já que muitas vezes eles são vendidos porque já não têm o mesmo desempenho. Portanto, o indicado é sempre comprar placas de vídeo novas, além de ter certeza sobre a origem do produto. 
  • Local de instalação: escolher o melhor local é muito importante para o equipamento aproveitar a ventilação ou o ar-condicionado. Além disso, o local deve ter algum tipo de isolamento acústico para isolar o ruído. 

Vale a pena montar um rig de mineração?

Depende! O primeiro passo é estudar muito sobre mineração. Após, você precisa estudar as moedas e ver qual você irá minerar, pois existem moedas mais fáceis de minerar e outras mais difíceis. Essas moedas mais difíceis podem levar anos para o minerador ter de volta o seu investimento. 

Outro fator é pesquisar muito os preços, pois montar um rig de mineração não é algo barato. Logo, você precisa levar em consideração o que você gastou e verificar quanto vai gastar em energia para saber se vale a pena o investimento. 

Agora, se saber informações sobre rig de mineração era só uma curiosidade e você prefere apenas investir em criptomoedas, saiba que, na NovaDAX, existem diversas moedas para compra e venda. É possível, inclusive, negociar o Bitcoin com taxa zero! 

 

Compartilhe