Fed (Federal Reserve System) na tradução quer dizer Sistema de Reserva Federal. O Fed é o Banco Central dos Estados Unidos. Ele é responsável pela política monetária do país. A principal função do Fed é adotar medidas para promover a estabilidade da moeda e a economia do país.
Além disso, uma das principais funções do Fed é definir a taxa de juros básica do país, assim como o Banco Central do Brasil.
O Fed tem mandato duplo, isto é, a política monetária norte-americana é voltada para o controle da inflação e para gerar o máximo de empregos. Para alcançar esses objetivos é feita a redução ou alta da taxa de juros e o controle da quantidade da moeda que está em circulação.
A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, sendo assim as reuniões e decisões do Fed podem afetar a economia de diversos países.
Quais as funções do Fed?
- Garantir a estabilidade do sistema financeiro.
- Dirigir a política monetária dos Estados Unidos.
- Imprimir a moeda.
- Favorecer o consumidor e o desenvolvimento sustentável da economia.
- Dar segurança e solidez às instituições financeiras individuais.
- Fiscalizar a atuação dos bancos centrais de cada região americana.
- Gerir o sistema de pagamentos.
- Supervisionar e regular as instituições financeiras.
Como o Fed atua?
Como já foi dito, o Fed é o Banco Central dos Estados Unidos, assim como o Banco Central do Brasil, porém com algumas diferenças em sua atuação. Vejamos como o Fed atua:
- Independência: o Fed é um órgão completamente independente do governo norte-americano ou de qualquer outra instituição política do país. O Fed tem liberdade de aplicar políticas econômicas sem que seja necessária a aprovação do governo. Também é possível o Fed intervir na economia. Um exemplo é como o Fed atuou na crise de 2008.
- Governança: essa é uma das principais características que o difere do Banco Central do Brasil. O Fed possui em sua governança a presença de instituições financeiras privadas, isto é, os bancos privados também participam ativamente nas decisões do Fed.
- Operações com títulos: outra grande diferença entre o Fed e o Banco Central do Brasil é a compra e venda de títulos. A transação acontece em uma outra instituição, a FOMC (Federal Open Market Committee), na tradução, Comitê de Mercado Aberto.
O Fed e a economia
O Fed não pode interferir diretamente em nenhuma outra economia mundial, a não ser a dos Estados Unidos. Porém, uma reunião do Fed pode afetar a economia de diversos países, assim como as bolsas de valores, commodities e outros.
E como a reunião do Fed afeta as criptomoedas, em especial o Bitcoin?
Com o impacto econômico da pandemia do coronavírus e os conflitos entre Rússia e Ucrânia, a economia dos Estados Unidos se viu obrigada a elevar a taxa de juros. Isso impacta diretamente nas ações, que são rendas variáveis, e no Bitcoin, que também é renda variável.
Com os juros maiores, os títulos do Tesouro dos Estados Unidos começaram a ser mais atrativos do que a renda variável, isto é, com uma política de juros altos, os investidores se tornam menos agressivos, ou seja, eles tiram o dinheiro da renda variável e criptomoedas, para colocar na renda fixa, com juros maiores e menos risco.
As reuniões do Fed têm efeitos tanto no curto quanto no médio e no longo prazo. Vejamos quais os seus efeitos:
Efeitos no curto prazo
As criptomoedas, como o Bitcoin, têm relação com o mercado tradicional, isto é, o mercado de cripto ativos é muito interessante quando a taxa de juros está baixa e alto o risco de inflação, pois é nesse momento que os investidores buscam diversificar o portfólio com retornos maiores.
Efeitos no médio prazo
No médio prazo, os investidores começam a organizar o seu portfólio conforme o cenário atual, pois criptomoedas, que são rendas variáveis, começam a não ser tão atrativas e, com isso, o preço pode cair.
Efeitos no longo prazo
Nos últimos anos, as criptomoedas se tornaram muito atrativas devido aos seus rendimentos, porém com uma crise, elas podem perder atratividade. Mas, as pessoas precisam entender que a crise não vai durar para sempre. No meio cripto, a alta é o momento de ter lucros e juntar caixa para comprar em situações como esta, nas quais o valor da moeda cai.
Um dos maiores erros dos investidores é comprar quando o ativo já subiu. Por isso, agora é o momento de compra. Quem ganha dinheiro nesse mercado é aquele investidor que tem calma e sabe esperar, pois só ganham dinheiro com criptomoedas os investidores que compram quando os outros vendem e vendem quando os outros estão comprando.
E, se você quiser aproveitar essa baixa para acumular criptomoedas, saiba que, na plataforma da NovaDAX, você encontra diversos cripto ativos, como Bitcoin e Ethereum. É possível, inclusive, negociar seu Bitcoin com taxa zero! Aproveite.