Imagem de criptomoeda

Protocolo criptomoeda: o que é e para que serve

Um protocolo de criptomoeda é o conjunto de regras que estabelecem a estrutura da rede blockchain, garantindo a segurança e a integridade das transações.

Este artigo explica o que é protocolo cripto, qual é a importância, quais são as aplicações e quais são os principais tipos e para que serve. Acompanhe!

O que é um protocolo de criptomoeda?

Um protocolo de criptomoeda atua na regulamentação do comportamento dos usuários das redes descentralizadas que utilizam criptografia para proteger as transações. Ele é essencial para o funcionamento das redes descentralizadas por garantir que todas as partes envolvidas concordem sobre o estado atual do sistema.

Em geral, o protocolo tem código aberto e permite que qualquer um o verifique. Ele também é descentralizado, ou seja, independente de qualquer entidade. Os usuários validam as transações e estabelecem o consenso da rede, sem a necessidade de um intermediário confiável, já que a criptografia garante a autenticidade das transações.

O protocolo regula o funcionamento da rede blockchain e as ações dos usuários nela, com segurança. Em geral, ele inclui um mecanismo de consenso, que determina como as transações são processadas e autenticadas.

Qual é a importância do protocolo de criptomoeda?

O protocolo de criptomoeda é a razão da inovação da moeda digital. Ele permite que ela seja descentralizada, operando por meio de uma rede de computadores sem o controle de uma autoridade central.

As moedas digitais e os NFTs não existem sem um protocolo que controle a infraestrutura das redes de blockchain. Por isso, ele é tão importante.

Protocolo Bitcoin

Bitcoin é o protocolo de criptomoeda mais relevante. Afinal, ele demonstrou que o dinheiro digital poderia ser enviado de um usuário para outro na internet, de forma segura.

mecanismo de consenso é Proof-of-Work (PoW), Prova de Trabalho. Isso significa que os usuários precisam resolver problemas matemáticos para validar as transações e serem recompensados com criptomoedas.

Moeda bitcoin

Esse não é o único tipo de protocolo de criptomoeda que existe. Outros podem ser projetados sobre redes que dão suporte a contratos inteligentes (smart contracts), em que uma transação é executada automaticamente quando certos requisitos são obedecidos, como Ethereum.

Outros protocolos relevantes

Conforme explicado, o protocolo Bitcoin é o mais proeminente, mas não o único. Além dele, existem outros conjuntos de regras para criptomoedas, cada um com funções específicas. Cada criptomoeda no mercado conta com o próprio protocolo.

Um imenso conjunto é executado na blockchain Ethereum. Isso possibilita o surgimento de um amplo leque de produtos financeiros descentralizados.

No entanto, Ethereum não é o único protocolo de contrato inteligente que existe na atualidade. Um exemplo de protocolos de blockchain é o Polkadot.

Aplicações do protocolo

O protocolo não é exclusivo do universo das criptomoedas. Ele é essencial para a internet funcionar, uma vez que o conjunto de mecanismos controla a transmissão de informações entre computadores.

O e-mail usado diariamente baseia-se em diversos conjuntos de protocolo. A sigla “http” que aparece antes dos URLs dos sites significa “protocolo de transferência de hipertexto”.

O protocolo de criptomoeda tem aplicações diversas, como funcionamento de exchanges descentralizadas, garantia de fundos, rendimento de farming, pontes e opções.

Além disso, pode ser usado para swap de tokens, staking de criptomoedas, trading de margem, empréstimo, fornecimento de liquidez, entre outras aplicações possíveis.

Como o protocolo de criptomoedas é remunerado?

Geralmente, um protocolo de criptomoeda cobra uma taxa de remuneração pelo serviço que fornece. Essa taxa corresponde a uma pequena fração do valor transacionado.

Aprenda tudo sobre criptomoedas no blog da NovaDAX

Agora, você já sabe o que é protocolo de criptomoeda, para que ele serve e qual é a importância.

No blog da NovaDAX, você encontra outros conteúdos informativos sobre o universo das criptomoedas. Fique por dentro desse mercado!

Compartilhe