O mundo cripto vai além do BTC, do ETH, dos NFTs e das memecoins. Para entender todas as possibilidades, descubra o que é RWA e como isso está transformando as negociações em blockchain.
Os real world assets (RWA) são ativos que existem fora do mundo digital. Eles incluem imóveis, títulos financeiros, commodities (ouro e petróleo), obras de arte e até ações de empresas.
União entre mundo digital e real
Para entender o que é RWA, pense em uma ponte entre as negociações feitas em bolsas de valores e aquelas transacionadas em blockchains. Algumas pessoas acreditam que os real world assets sejam a nova fronteira do mercado financeiro. Afinal, eles unem dois mundos que não conversavam entre si.
As transações tradicionais, com os ativos do mundo real, acontecem em horários e dias pré-estabelecidos. Já as feitas por blockchain não têm períodos definidos. Elas estão disponíveis para pessoas em todo o mundo, a qualquer hora.
Para migrar ativos físicos para o mundo virtual, é necessário o processo conhecido como tokenização. Basicamente, ele divide os ativos em tokens, que são registrados na chain com os smart contracts e podem ser vendidos individualmente.
Vantagens dos RWAs
As vantagens dos ativos do mundo real complementam o que é RWA. A primeira delas é a acessibilidade a bens que ficavam fora do alcance da maior parte da população por conta do alto custo, já que eles são divididos em frações.
Em vez de comprar a obra de arte de forma integral, com a adoção do RWA, dá para adquirir partes dela e acompanhar a valorização ao longo do tempo. Também é possível negociar essas partes com outras pessoas via criptomoedas ou moedas fiduciárias.
A tecnologia blockchain permite o registro público e imutável das transações feitas com ativos do mundo real, aumentando a segurança. Outro detalhe é o custo bem menor por transação, que não precisa de bancos e dispensa processos burocráticos físicos, como documentos em papel.
Tokens RWA
O mercado cripto já conta com token RWA de propósitos diferentes para atender às necessidades dos investidores. Veja alguns exemplos abaixo.
Ondo Finance (ONDO)
ONDO está entre os principais tokens RWA por possibilitar a compra de títulos do Tesouro norte-americano via blockchain. Ele é nativo da plataforma Ondo Finance e serve tanto como token de governança quanto pagamento das taxas de transação.
Maple (MPL)
Ao pesquisar o que é RWA, você vai se deparar com o MPL. Ele faz parte da plataforma que atua para empréstimos em finanças descentralizadas (DeFi), desenvolve protocolos para títulos do Tesouro dos EUA e financiamento de recebíveis (mais voltado para empresas).
Opulous (OPUL)
Entre as criptomoedas RWA, a OPUL é particularmente interessante por fazer parte da plataforma que lida com a tokenização de ativos musicais, especialmente direitos de música, royalties e receitas vindas de streaming. Artistas podem ser financiados pela compra de tokens para impulsionar a carreira.
Maker (MKR)
A plataforma Maker é conhecida por ser descentralizada (dApp) e focada em empréstimo de criptomoedas. Os usuários podem usar ativos do mundo real como garantia. Isso abre portas para quem precisa de crédito em criptos, mas não tem coins como lastro.
Avalanche (AVAX)
A plataforma Avalanche não funciona diretamente com RWAs, mas por oferecer interoperabilidade e alta escalabilidade, é bastante utilizada para a criação de dApps que podem ser usados para transacionar ativos do mundo real.
Desafios dos RWAs
Ao pesquisar o que é RWA, não ignore os desafios que os ativos do mundo real enfrentam na atualidade. Embora eles sejam inovadores, as regras de tokenização mudam de país para país. As empresas que pretendem negociar os tokens devem respeitar a legislação local.
Outro detalhe é contar com instituições confiáveis para negociar RWAs. Verifique se elas têm registro no Brasil. Se forem internacionais, confira o histórico de negociações e a avaliação em fóruns de discussão cripto.
Também vale acompanhar a tendência de valorização do token RWA, da mesma forma que as criptomoedas e os ativos tradicionais. Como parte da renda variável, ele tem potencial de crescimento que deve ser analisado para ser considerado promissor ou não.
Saiba mais sobre criptomoedas
Agora que você sabe o que é RWA, continue no blog da NovaDAX para acompanhar os lançamentos de criptomoedas e receber dicas de investimentos. Fique por dentro das novidades do mundo cripto!