parachain

O que é Parachain e porque é importante você saber

Antes de você saber o que é o termo parachain, você precisa entender o que é Polkadot (DOT). A Polkadot é uma plataforma de blockchain que possui código aberto. A sua principal função é proporcionar a comunicação entre diferentes blockchains e aplicações centralizadas, isto é, o principal objetivo é resolver a comunicação entre os diferentes sistemas e as blockchains (interoperabilidade), a quantidade de transações por segundo que a rede suporta e a velocidade do processamento, além de possuir o token DOT.

A rede blockchain é a tecnologia do futuro. Porém, à medida que as pessoas começaram a usar, tornaram-se notórias suas limitações. Uma delas é a incapacidade de comunicação entre diferentes blockchains. Outra, é a dificuldade de transferência entre essas blockchains.

Agora que você já sabe o que é polkadot, fica mais fácil de entender o que é parachain. A parachain é uma estrutura de dados, isto é, um sistema que visa proporcionar a comunicação das redes blockchains.

E o que a polkadot tem a ver com a parachain?

As parachains se baseiam na Polkadot. Elas são soluções usadas para resolver os problemas de comunicação entre as redes blockchains. As parachains se conectam à rede principal para manter a segurança e validam as transações entres as blockchains, ou seja, uma blockchain consegue se comunicar com outras blockchains por meio da Polkadot. Esse processo de comunicação traz mais estabilidade para a Polkadot, que sustenta e possui o sistema de parachains.

Todo esse sistema proporciona a troca de informações por meio de diferentes blockchains. Para se tornar mais rápida e livre de congestionamento, a parachain se conecta e delega os seus cálculos de segurança para a cadeia principal. Isso acontece para que cada parachain possua suas próprias regras de governança.

Além disso, o token da Polkadot tem diferentes funções na rede, incluindo de governança, como permitir o poder de voto para as implementações, atualizações, mudanças ou até remoção das parachains.

Como é o funcionamento de uma Parachain?

A rede Polkadot permite a criação de redes de blockchains personalizadas. As parachains existem como uma forma de ajustar e personalizar o algoritmo de consenso, a velocidade entre outras funções.

Um diferencial da Polkadot em relação às outras blockchains é que ela possui um sistema completamente competitivo. Isso impede que qualquer pessoa possa ter acesso a uma parachain, pois, para ter uma parachain e usar o sistema Polkadot, é necessário ser aceito nesse sistema, isto é, não é qualquer pessoa que pode criar uma parachain.

No sistema Polkadot, existem cerca de 100 parachains, porém elas vão sendo liberadas aos poucos. Após todas as vagas tomadas, não é possível desenvolver um projeto sobre a cadeia.

E como é possível ter acesso a uma parachain?

Como as vagas são limitadas, surgiu a ideia de leilões, a fim de solucionar os projetos que ocuparão as vagas. Para poder ter acesso a uma parachain, é necessário dar lances, isto é, as pessoas participam de um leilão, os lances são dados em DOTs, e quem ganhar tem acesso a uma parachain durante dois anos.

Como é o funcionamento de um leilão de parachain? 

Os leilões de parachains acontecem quando as pessoas querem fazer parte desse sistema. Elas dão lances e, por meio de uma conta única, é possível ter acesso a uma parachain.

Entretanto, ter uma parachain não é para qualquer pessoa. Uma única conta é bastante cara. Logo, quem mais tem condições de participar desse processo são as baleias do mercado, que têm interesse em desenvolver projetos de parachains. No entanto, esse sistema não é somente restrito às baleias. Usuários também podem se unir e financiar os projetos juntos.

Uma característica desses leilões é que eles são finalizados de forma aleatória, isto é, as pessoas são incentivadas a dar os seus lances maiores já no início e não ficar esperando até o fim. Isso faz com que todos possam participar, não só aquele que detém o capital.

Para participar do leilão, é necessário que os participantes possuam o token (DOT) da Polkadot. Além da função de criar parachains e operá-las, esse token tem outras funções, como a governança, a qual permite aos usuários participar das decisões do projeto por meio de votações.

Logo, a moeda DOT é considerada uma criptomoeda altamente promissora para investimentos. Se você não quer investir em uma parachain, você simplesmente pode comprar essa moeda para negociar ou para fazer hodl (guardar por um longo período).

Mas onde comprar uma DOT?

Na plataforma da NovaDAX, você pode comprar esse token. Além deste, é possível ter acesso a outros diversos tokens e criptomoedas. Logo, se você quiser ter uma carteira diversificada de criptomoedas, basta escolher em qual você quer investir.

Agora a NovaDAX tem uma novidade para os investidores: saiba que a exchange está com taxa zero para quem negocia Bitcoin. Então, aproveite e negocie sua criptomoeda com a gente!

Compartilhe

Leia mais