hardwallet

O que é Hardwallet?

Imagine poder guardar dinheiro sem depender de ninguém, isso pode ser bom pois só vai depender de você. Nesse sentido, quem tem criptomoedas tem a opção de guardar seus ativos em um dispositivo físico que só é controlado por seu dono, e essa é uma forma de incrementar a sua segurança. 

Guardar criptomoedas em exchanges é seguro, entretanto existem opções para aumentar ainda mais o nível de segurança. Existem muitos investidores que possuem uma grande quantia de bitcoin ou outros cripto ativos e os deixam armazenados em exchanges. Porém, caso essas exchanges não possuam os mecanismos mais avançados de segurança, isso pode tornar-se arriscado, já que elas podem ser alvo de ataques de hackers. 

Pensando nisso, para garantir uma segurança extra você pode armazenar parte de suas moedas em uma hardwallet! 

Uma carteira hardwallet é um dispositivo físico, parecido com um pendrive, cujo único objetivo é proteger suas moedas. 

Com uma hardwallet, é possível conectar o dispositivo no computador e fazer as transferências dos seus cripto ativos. Após a transferência, a recomendação é você guardar o dispositivo em um local seguro, sem estar conectado à internet e fora do alcance de qualquer pessoa. 

Porém, você fica responsável por guardar todas as senhas e, caso venha a perdê-las, não terá ninguém que possa ajudar você, pois a responsabilidade é somente sua. 

 Chaves públicas e chaves privadas 

As chaves são códigos secretos que você recebe para ter acesso aos seus fundos. Elas são geradas por meio de um software da carteira. As chaves públicas geram um endereço ou código que você pode repassar a outras pessoas para elas fazerem depósitos. 

Fazendo um comparativo, esse endereço ou código é como se fosse os dados da sua conta bancária. Já a chave privada é a sua senha para ter acesso aos seus fundos. Essa você não pode repassar para ninguém, deve ficar com você e ser guardada em local seguro. Numa comparação, essa chave é como se fosse a senha para acessar sua conta bancária. Se você perder essa chave ou esquecê-la, você também perderá os seus fundos para sempre, pois não será possível recuperá-los. 

Vantagens de uma hardwallet

Possuir uma hardwallet possui benefícios, mas também, alguns pontos negativos. Veja abaixo:  

  • Armazenamento para longo prazo: é o tipo de armazenamento ideal para quem quer acumular criptomoedas e guardar por um longo período. 
  • Segurança: se as chaves de acesso forem bem armazenadas, as criptomoedas estarão em segurança e, mesmo que a hardwallet seja roubada ou perdida, ainda assim é possível recuperar suas criptomoedas, já que as chaves são privadas e só você as tem. 
  • Diferentes chaves privadas: é possível guardar outras chaves privadas de várias criptomoedas e utilizar a mesma senha. 
  • Rede: com uma hardwallet, o dispositivo não fica conectado a nenhuma rede e isso faz com que a carteira se torne muito segura. 

 Desvantagens de uma hardwallet

  • Perda das chaves de acesso: quando você tem uma hardwallet, a responsabilidade de guardar as chaves é somente sua. Não funciona como em uma exchange, na qual você pode perder suas chaves, e mesmo assim terá alguém para auxiliar você na hora de acessar sua carteira. Em uma hardwallet, não existe ninguém para ajudar a acessar suas chaves se você não armazená-las com segurança e perdê-las. Nesse caso, você também perderá suas criptomoedas, portanto a responsabilidade de guardar esses códigos é somente sua. 
  • Dia a dia: o bitcoin e tantas outras moedas muitas vezes são utilizadas como forma de pagamento. Logo, se a sua ideia é adquirir uma hardwallet para fazer pagamentos no dia a dia, saiba que ela não é indicada para esse fim, já que são consideradas mais complicadas para essa função.  

Cuidados ao adquirir uma hardwallet

Comprovadamente, uma hardwallet é o meio mais seguro para guardar criptomoedas. Mesmo assim, é essencial tomar alguns cuidados antes de adquirir um dispositivo. Portanto, siga algumas dicas: 

  • Embalagens abertas: recuse o dispositivo se a embalagem estiver aberta. Logo, comprar uma hardwallet usada não é uma boa opção, pois ela pode conter vírus. Também é importante verificar a procedência do dispositivo. 
  • Chave de acesso: guarde muito bem suas chaves de acesso, de preferência em um local diferente de onde está o seu dispositivo. 
  • Guarde o dispositivo em local seguro: não deixe o seu dispositivo perto da visão das pessoas. Em vez disso, coloque-o em um local seguro, ao qual só você tenha acesso. 
  • Antivírus: tenha um antivírus instalado no seu computador para evitar o risco de invasores. 

Vale a pena investir em uma hardwallet?

 Se você deseja segurança para suas criptomoedas, então a resposta é sim! Para ter mais segurança, o seu investimento deverá ser em torno de R$ 700,00, podendo chegar a R$ 1.900,00, já que são esses os valores para adquirir uma hardwallet. As marcas mais conhecidas são Trezor e Ledger. Agora, se você está iniciando e não tem muitas criptomoedas, você pode deixar suas moedas guardadas em uma Wallet. Existem diversas opções bem confiáveis, como Exodus, Trustwallet, Coinomi e Jaxx. 

Além disso, para você comprar criptomoedas, você precisa escolher uma exchange de confiança. Somente na NovaDAX, você negocia bitcoin com taxa zero. Invista com alta liquidez e segurança.

Compartilhe

Leia mais