Você sabe o que é gwei? Trata-se de uma fração de ETH, geralmente utilizada para pagar as taxas de negociação na blockchain Ethereum, revertida para os validadores ou para a própria comunidade.
A atuação é semelhante ao satoshi de BTC, em que uma unidade da criptomoeda é dividida em múltiplos de 10. Gwei e satoshi também podem ser comparados com os centavos das moedas fiduciárias, quando uma unidade é dividida em 100 partes.
O que significa gwei?
O gwei vem de “giga wei”, que equivale a 0,000000001 ETH. Assim, 1 ETH é o mesmo que 1.000.000.000 de gwei. A grande quantidade de zeros após a vírgula é justificada pela cotação de ETH hoje, segunda criptomoeda com o maior valor após o BTC.
Você pode usar gwei no dia a dia para pagar as taxas de gás em negociações na Ethereum. Se elas estiverem em 20 gwei, e a negociação custar 21 mil unidades de gás, calcule 20 gwei x 21.000, chegando a 420 mil gwei ou 0,00042 ETH.
Ainda sobre o que é gwei, é importante notar que, nas transações rotineiras na blockchain, o valor das taxas de gás não são mostrados em ETH, mas em gwei. Dessa forma, ao ver que uma transferência de ETH custa 200 gwei, saiba que o valor em ETH é 0,00000002.
Custos de transação
A taxa de gás é o custo da transação feita na blockchain. No caso da Ethereum, ela é paga em gwei. A tarifa é cobrada por um motivo: mantém todo o ecossistema funcionando.
Os validadores de blocos recebem em taxas de gás, assim como os pagamentos dos rendimentos do staking. Essa pequena unidade de ETH é cobrada quando um smart contract é executado, há interações com aplicativos descentralizados (dApps) e NFTs são gerados, por exemplo.
O que está incluso nos custos de transação?
Ao pesquisar sobre o que é Gwe, vale observar basicamente três componentes do custo de transação. Um deles é a taxa em si, paga para inserir uma transação em um bloco e ter certeza de que ele será registrado.
Outra parte do custo é o gás, que mede a capacidade de processamento para realizar as operações na blockchain. Por fim, existe a taxa de rede, usada para manter toda a estrutura.
Como a taxa de transação é calculada?
A taxa de transação da Ethereum é calculada multiplicando as unidades de gás usadas com a soma da taxa-base e a taxa de prioridade (também chamada de gorjeta). Seria assim: taxa de gás total = (taxa base + gorjeta) × unidades de gás.
Hoje, o limite de gás na Ethereum é de 21 mil unidades, que valem para praticamente qualquer negociação feita na blockchain. A taxa-base é cobrada de forma dinâmica, dependendo do congestionamento da rede. Já a gorjeta é adicional, dando mais ou menos prioridade para a transação.
Quanto maior for o valor da gorjeta, mais rápida a transação será feita. Por consequência, o valor correspondente em gwei também será maior. Lembre-se de que a gorjeta é opcional, ou seja, o pagamento não é obrigatório.
Como evitar pagar altas taxas de gás em gwei?
Na pesquisa sobre o que é gwei, é importante saber como evitar pagar altas taxas por transação, usando essa unidade do ETH. Uma das dicas é usar a ferramenta EtherScan, que faz uma varredura dos valores médios cobrados em vários períodos do dia, para fazer as negociações em horários menos movimentados.
Outra forma é usar dApps ou soluções de segunda camada para fazer as transações. Eles redirecionam as negociações para outra layer da Ethereum, em que a movimentação é menor.
Nas soluções de segunda camada, os rollups funcionam como compactadores de arquivos. Eles levam as transações para a layer 2, onde são realizadas, e apenas o resultado é registrado na camada principal. Isso evita usar muitas unidades de giga wei no negócio.
Saiba mais sobre criptomoedas
Saber o que é gwei ajuda na hora de fazer as transações na blockchain. Continue lendo os artigos do blog da NovaDAX para acompanhar as novidades do mundo cripto e descobrir dicas de investimentos. Fique por dentro!