nft

NFT 2022: O que o futuro reserva?

No mundo das criptomoedas, em algum momento você já deve ter ouvido falar de NFTs. E o que tem a ver os NFTs com criptomoedas? 

A sigla NFT significa Non-Fungible Token, ou seja, token não fungível. Esse ativo foi criado a partir da tecnologia blockchain com a finalidade de ser a identidade digital de um item, ou seja, garante a autenticidade do item. Um exemplo de sua utilidade, é que a tecnologia NFT garante a posse de um determinado bem com exclusividade, ou seja, garante que nenhuma outra pessoa possui esse item. 

Um bom exemplo é imaginar uma obra de arte exclusiva: você pode comprar uma reprodução da obra, porém essa reprodução nunca terá o valor da obra original. O NFT garante a originalidade da obra de arte, pois funciona como um certificado de registro digital da obra, o qual comprova a sua autenticidade. 

Logo, o NFT pode estar vinculado não somente a autenticar obras de arte, mas também para memes, cards de games, ativos do mundo real tokenizados, músicas, trabalhos artísticos, avatares, terrenos virtuais, projetos de designers, documentos, entre outras finalidades, pois pode ser usado em qualquer coisa digital. 

Resumidamente: os NFTs são uma espécie de assinatura digital que transforma qualquer arquivo de mídia digital em um bem não fungível. Os tipos de mídias podem ser fotos, vídeos, arquivos de áudio, mensagens, JPEG, GIF, entre outros.

Comprar um item com NFT é a garantia de que o arquivo é autêntico. 

Relação entre NFT e criptomoedas

A relação dos NFTs com as criptomoedas é que ambos existem dentro da blockchain, isto é, uma rede descentralizada com regras já estabelecidas. Porém, para comprar o ativo NFT, você precisa adquirir uma moeda digital, pois sua compra só acontece por meio de moeda digital.  

O NFT é um token não fungível, isto é,  um ativo que não pode ser substituído por outro, ele é único. Tokens são códigos numéricos que representam um ativo digital, o qual é registrado em uma blockchain. Ele pode ser vendido, comprado ou trocado. E blockchain é a tecnologia na qual é feita a transferência de dados com criptografia altamente segura. É um sistema no qual é possível rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações. Essas transações ficam registradas em um documento oficial e podem ser acessadas por quem interessar. 

Pode-se dizer que um NFT é um item colecionável, ele não pode ser reproduzido, somente transferido, diferentemente das criptomoedas como o bitcoin, que podem ser trocadas por outras. Os NFTs podem ser armazenados em carteiras digitais, contanto que a carteira seja compatível com o ativo. 

Como criar um NFT?

Praticamente qualquer coisa no meio digital pode virar um NFT. Para criar um NFT, é muito fácil, por exemplo, basta escolher um GIF, foto ou JPEG.

Para fazer esse processo, é necessário seguir alguns passos:  

1 – Escolha uma blockchain: escolha uma blockchain para emitir os seus NFTs. O Ethereum é a rede mais utilizada para isso. 

2 – Carteira: escolha uma carteira compatível com a rede que suporte os tokens. 

3 – Descrição: crie sua coleção de NFTs e coloque a descrição, como nome, logo e demais informações.  

4 – Coleção: determine qual coleção de NFT o arquivo será. E pronto! Seu NFT está concluído.

O que esperar do mercado de cripto ativos e NFT para 2022?

Atualmente os NFTs são muito utilizados para jogos, em competições entre jogadores, itens consumíveis, armaduras etc. Porém, o NFT não se resume a só isso.  

Em um passado bem recente, as pessoas dependiam dos bancos para tudo. Com a tecnologia blockchain, não será mais necessário ter uma autoridade centralizada para intermediar as relações. A tecnologia irá permitir que as transações sejam realizadas diretamente entre cidadãos, sem a necessidade de um banco fazer a intermediação. 

Por exemplo, para você pegar um empréstimo, investir dinheiro ou fazer um financiamento imobiliário é necessário recorrer às instituições financeiras para intermediar toda a transação. Com as finanças descentralizadas, isso não será mais necessário. Você poderá fazer qualquer tipo de transação, como negociação de ativos, contratação de empréstimos e seguros, por meio dessa tecnologia, em um sistema interconectado e com código-fonte aberto. 

Logo, o NFT funciona como um cartório virtual, no qual você consegue registrar toda transação. 

O ano de 2022 promete um mercado descentralizado! Cada vez mais pessoas têm buscado informações sobre cripto ativos, conforme mostrou a retrospectiva do Google. Em 2021, as palavras com mais destaque foram NFT e Bitcoin.  

Com certeza, o ano promete cada vez mais investidores nesse mercado e, com todo esse interesse, as empresas vão aderir e oferecer criptomoedas como seu produto. Também veremos mais empresas explorando a tecnologia blockchain, bem como uma pressão dos governos para regular e controlar as corretoras e players. No Brasil, em 2022, o governo pretende iniciar testes do Real Digital, com o intuito de reduzir custos nos contratos. 

Comece a investir em criptomoedas

Gostou desse artigo? Se você quer aprender mais sobre criptomoedas, basta acessar o site da NovaDAX. No nosso blog, temos diversos artigos como esse para você entender mais sobre tecnologia blockchain e moedas digitais. 

Negocie Bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite só na NovaDAX!

Compartilhe

Leia mais