smartphone with stack of gold coins and globe or earth world business 3d rendering element by nasa scaled

Tudo que você precisa saber sobre uma Mobile Wallet para Bitcoin

Quem faz Hodl, isto é, gosta de comprar e guardar Bitcoin para lucrar no longo prazo sabe que é importante ter conhecimento de como guardar suas criptomedas em um local seguro e de confiança.

E como é possível guardar Bitcoin com segurança?

Assim como o dinheiro precisa ser guardado em um local seguro para não ser perdido ou roubado, com as criptomoedas não é diferente.  Por isso, para guardar suas moedas digitais, você precisa ter uma Wallet. 

Wallet são carteiras digitais responsáveis por guardar criptomoedas. Quando você cria uma wallet, é fornecida uma sequência de números chamada de chave pública. Essa chave tem a função de pagar e receber criptomoedas. 

Chaves públicas e chaves privadas

Existem dois tipos de chaves: as públicas e privadas.

  • Chaves públicas: As chaves públicas são usadas para enviar e receber criptomoedas, como se fosse a conta de um banco do qual você passa os dados para depósito e transferência.
  • Chaves privadas:  Já as chaves privadas são como se fossem a senha do seu cartão para retirar dinheiro.

As chaves públicas podem ser repassadas para terceiros fazerem transferências, porém as chaves privadas não devem ser repassadas para ninguém. 

Hard Wallets e Mobile Wallets

Existem dois tipos de carteiras: as Hard Wallets e as Mobile Wallets. 

Hard Wallet

Uma Hard Wallet é um dispositivo físico, semelhante a um pendrive, no qual são guardadas as chaves e os cripto ativos do investidor. 

Mobile Wallet 

Já uma carteira digital ou mobile wallet pode ser baixada no seu computador ou smartphone. De modo geral, elas permitem várias criptomoedas, além do Bitcoin e do Ethereum. Com uma mobile wallet, também é possível fazer um backup para restaurar a carteira.  

Como escolher uma mobile wallet?

A principal vantagem de uma mobile wallet, isto é, uma carteira compatível com celular, é que elas são muito práticas e podem ser acessadas de maneira bem rápida. Elas são indicadas para guardar pequenas quantidades de moedas digitais e para fazer transações a qualquer hora do dia. Para desligá-las, basta desligar a internet do seu celular. Porém, se você precisa do seu celular para uso no dia a dia, ter uma carteira no seu aparelho móvel não é uma boa solução. Nesse caso, o ideal seria ter um celular pessoal e outro somente para operar com criptomoedas. 

Vejamos algumas dicas para você escolher uma mobile wallet:

  • Pesquise bem os aplicativos: uma dica muito importante antes de baixar um aplicativo de carteira digital no seu celular é buscar por aplicativos já consolidados no mercado, pois, como a cada dia tem crescido o número de investidores. Do mesmo jeito, a cada dia surgem novos aplicativos de carteira digital. Já aconteceu de aplicativos disfarçados de carteira digital roubarem as criptomoedas depositadas. Por isso, é muito importante verificar a reputação dos aplicativos antes de baixá-los. Verifique quantas vezes o aplicativo foi baixado na App Store ou no Google Play Store. Veja se a empresa que desenvolveu o app é reconhecida e, principalmente, faça uma busca na internet sobre o aplicativo. 
  • Só dê permissões necessárias: fique atento às permissões que o app pede, pois, se ele solicitar acesso à câmera e ao microfone sem realmente ter a necessidade de utilizar esses recursos, pode ser um indício de que o app está mal-intencionado. 
  • Verifique as taxas: desconfie de aplicativos que prometem taxas abaixo do mercado, pois isso pode ser só uma maneira de atrair investidores para ter acesso a sua carteira.  
  • Lojas oficiais: sempre baixe o aplicativo nas lojas oficiais. 

Vejamos algumas opções de carteiras móveis:

  • BRD: essa carteira aceita o sistema IOS, nela é possível guardar Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e praticamente todos os tokens ERC-20. Ela tem uma plataforma amigável e bem simples. O usuário é responsável por guardar suas próprias chaves privadas e a carteira ainda pede uma senha de 12 palavras, justamente para aumentar a segurança dos cripto ativos. 
  • Mycelium: aceita IOS e Android e tem um visual limpo. Uma das vantagens dessa carteira é que ela possui um PIN para proteger o aplicativo e uma senha que bloqueia o aplicativo. Logo, se você tiver o seu celular roubado e conseguirem desbloqueá-lo, ainda assim não será possível abrir o programa da carteira. 
  • Samurai: só aceita o sistema Android, é focada somente em Bitcoin e não aceita altcoins. Suporta endereços alternativos e tem segurança elevada, porém ainda com risco de ataque hacker, já que é uma das carteiras mais populares. 

 Agora que você já sabe como proteger suas moedas digitais, que tal comprar criptomoedas na NovaDAX? Na plataforma, temos diversas opções de cripto ativos, além do Bitcoin e do Ethereum. Para negociar Bitcoin, inclusive, a taxa é zero! 

 

 

 

 

 

Compartilhe