Moeda Bitcoin

Mempool: entenda a sua importância para transações com criptomoedas

Mempool (Memory Pool) é um servidor de memória temporária intermediária em que as transações com criptomoedas são provisoriamente armazenadas. Ele está por trás do processamento de todas as operações e funciona como uma espécie de “fila de espera” na versão blockchain.

memory pool é fundamental, pois atua como uma sala de espera para as transações com criptomoedas, como o Bitcoin, enquanto elas esperam a validação e a inserção em um bloco da cadeia.

Isso porque, ao realizar uma transação, inserindo o endereço da carteira de criptomoedas de outro usuário, pagando a taxa de gás e clicando em “enviar”, ela não é imediatamente adicionada ao blockchain.

Como funciona o mempool

Cada nó da rede pode ter seu próprio mempool, e cada operador de nó pode definir o seu tamanho máximo baseado na memória disponível e nas preferências de desempenho.

No estágio inicial, as transações são enfileiradas e precisam aguardar serem validadas pelos nós. A partir disso, os mineradores conseguem incluir as transações pendentes em um bloco.

como funciona o mempool? Funciona assim: quando um usuário envia uma criptomoeda, a transação é encaminhada para o mempool até ser selecionada por um minerado. Ao ser confirmada, é adicionada a um bloco e registrada no blockchain.

A estrutura do mempool

A estrutura do mempool é dividida entre “em fila” e “pendente”. Na primeira fase, o mempool recebe a transação gerada por um usuário e ela fica em uma fila. Na segunda fase, os mineradores acessam o mempool e selecionam as transações que serão inseridas em um bloco.

Os mineradores detêm o privilégio de escolher quais transações serão validadas primeiro. A escolha normalmente é feita por razões econômicas, já que os mineradores classificam as transações do mempool conforme a taxa paga, com o intuito de maximizar seus lucros.

Imagem ilustrativa sobre o mempool

Prioridade e saturação

Quanto menos transações houver no mempool, menor será a pressão na rede e mais velozes serão as validações. Assim, quando ele estiver lotado, as transações levarão mais tempo para serem confirmadas.

As taxas de transação influenciam na prioridade das transações: quanto mais alta for a taxa, mais rapidamente a transação será confirmada pelo minerador, acelerando a inclusão das transações em um bloco do blockchain.

Por isso, uma alternativa encontrada por muitos investidores tem sido aumentar suas taxas para terem suas transações priorizadas, reduzindo significativamente o tempo das transações. Isso serve como uma espécie de incentivo para os mineradores.

Quando ao gerenciamento de saturação, também existem técnicas para gerenciar a capacidade do mempool e evitar a superlotação. O mempool pode ser limitado para receber somente um determinado número de transações, evitando que a rede fique saturada.

Monitoramento do mempool

Existem ferramentas e sites que permitem que os usuários visualizem o status do mempool em tempo real: são os chamados “exploradores de mempool”. É o caso, por exemplo, do Mempool.Space, do Mempool Node e do Blockstream.info.

Essas soluções, além de facilitarem o monitoramento do mempool, permitem gerar análises e relatórios que ajudam na avaliação do desempenho e na identificação de possíveis problemas.

Na hora de decidir qual ferramenta será usada para monitorar o mempool, é importante checar se ela fornece as informações específicas de que você precisa. Vale lembrar, no entanto, que o status do mempool pode se alterar muito rapidamente.

Para quem tem conhecimento técnico sobre o assunto, quer detalhes específicos que não são fornecidos pelas ferramentas ou se preocupa com a questão da privacidade, existe a possibilidade de executar seu próprio nó de Bitcoin e consultar o mempool por meio de comandos que se conectam a ele de forma direta.

Problemas comuns e suas soluções

É claro que existem alguns problemas e desafios relacionados ao mempool. Um dos principais são as transações que ficam presas por longos períodos, aguardando a confirmação.

Se a transação ficar presa no mempool, uma alternativa é utilizar a função “Substituir por Taxa” (RBF) para substituir uma transação pendente por uma nova transação, pagando uma taxa mais alta.

Outra opção é recorrer aos aceleradores de transações (pools de mineração que oferecem o serviço de acelerar a validação). Eles podem seguir uma ordem de chegada ou cobrar uma taxa, dependendo do pool.

Além desse problema, existem alguns outros, como ataques de SPAM e questões relacionadas a segurança e privacidade, uma vez que, durante o período em que uma transação permanece no mempool, as suas ficam visíveis publicamente.

O futuro do mempool e as inovações tecnológicas

O mempool é hoje uma área decisiva no universo de blockchain e criptomoedas. Há várias técnicas e soluções sendo estudadas e implementadas para trazer mais eficiência e diminuir o problema de congestionamento que tanto afeta o mempool.

Uma das inovações é a adoção de novos protocolos de consenso, como é o caso do Lightning Network, e de tecnologias de dimensionamento. Por exemplo, é possível trabalhar com blocos maiores ou com sidechains, além de utilizar algoritmos de priorização mais sofisticados.

Novas técnicas de compressão de dados também podem ser adotadas para tornar as transações menores, diminuindo o custo e o tempo necessário para a validação. Soluções de segunda camada também podem ser usadas para realizar transações off-chain.

Acompanhe o blog da NovaDAX para mais novidades sobre criptomoedas

Agora que você já sabe o que é mempool, que tal continuar se informando a respeito do universo das criptomoedas de uma forma prática e acessível? Acompanhe o blog da NovaDAX e fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Compartilhe