margem de segurança

A importância da margem de segurança nos investimentos

Ao pesquisar oportunidades no mercado financeiro, é importante considerar a margem de segurança para garantir um investimento que valha a pena. Seja em ações, seja em criptomoedas, é essencial avaliar o valor da aplicação e entender se realmente se trata de um bom investimento.

Isso porque, usando o cálculo de margem de segurança, você pode determinar se o valor está de acordo com aquilo que o investimento realmente vale ou se está acima da média do mercado. Por isso, no artigo a seguir, entenda mais sobre como fazer esse cálculo de forma simples.

O que é margem de segurança?

A margem de segurança é a diferença entre o valor oferecido pelo ativo e o preço de mercado ou valor intrínseco dele. Como ela serve para negociação dos ativos, é fundamental saber como calcular margem de segurança em seus investimentos.

Aliás, a margem de segurança pode ser utilizada para aproveitar oportunidades de comprar ativos abaixo do preço intrínseco. Um exemplo disso seria adquirir criptomoedas em um valor abaixo da cotação para obter um lucro maior.

A importância da margem de segurança nos investimentos

Em alguns momentos, é possível encontrar oportunidades de aplicações ou criptomoedas com preço muito abaixo do valor intrínseco. Quanto mais baixo estiver o valor, maior é a margem de segurança do ativo.

Essa margem serve para ter espaço para negociar, além de ampliar as chances de fechar um bom negócio. Assim, você não corre o risco de pagar mais pelo ativo e tem margem para vendê-lo no futuro por um valor maior que aquele da compra.

Quais são as principais vantagens de calcular a margem de segurança?

Sabendo mais sobre o que é margem de segurança operacional, é possível entender que se trata de um aspecto importante na hora de investir em ativos. Afinal, esse cálculo fornece uma vantagem de negociação para o investidor comprar ativos a um preço descontado em relação ao valor intrínseco.

Além disso, adquirindo um ativo com uma margem alta de segurança, menores são as chances de perdas ou prejuízos. Sendo assim, essa é uma das melhores maneiras de investir dinheiro com segurança e ter vantagem nas negociações.

Para determinar o preço justo de um ativo, é possível utilizar os cálculos de valuation. Se estiver abaixo do resultado, isso significa que o preço está descontado, portanto pode ser uma boa oportunidade.

Como calcular a margem de segurança?

Para saber como calcular a margem de segurança do seu investimento, é preciso levar alguns fatores em consideração, como o seu perfil de investidor, a situação do mercado financeiro e o ativo em si.

Além disso, você pode considerar alguns indicadores relacionados com o ativo. Por exemplo, no caso de ações, há o Valor Patrimonial por Ação (VPA). Nesse caso, também é preciso estudar o desempenho da empresa que oferece a aplicação e ouvir a opinião de especialistas sobre isso.

Porém, é necessário ficar atento a ações com valor muito abaixo do intrínseco, já que isso pode indicar que a empresa passa por problemas e, caso eles se agravem, a companhia pode até mesmo declarar falência, o que prejudica os investidores.

No caso das criptomoedas, que são ativos que possuem grande variação diária, é necessário estudar a movimentação da moeda nas últimas semanas e considerar a média do preço nesse período, além de fatores externos que possam afetar o valor.

Veja como começar a investir em criptomoedas

Após entender mais sobre a importância da margem de segurança em investimentos, confira também nosso conteúdo sobre como começar a investir em criptomoedas com algumas dicas para iniciantes que podem ser muito úteis!

 

Compartilhe

Leia mais